Pros espectadores astutos, os trailers de Batman V Superman deixaram muito pouco pra imaginação em comparação com o filme. Independentemente do fato de que a maior parte da trama já havia sido revelada, ainda houve alguns momentos completamente imprevisíveis. Vamos percorrer as ruas de Gotham e Metrópolis pra encontrar algumas cenas surpreendentes d’A Origem da Justiça. A propósito, alerta spoiler
História de origem do Batman – duas vezes!
Contada de forma sucinta nos primeiros minutos do filme, vemos por que Bruce Wayne se tornou Batman – não que alguém ainda não saiba sobre o assassinato da família Wayne. Na segunda vez, o pequeno Bruce tem um sonho estranho onde o enxame de morcegos o faz levitar pra fora de um buraco – tudo isso sem bagunçar o seu cabelo. Zack Snyder não precisava incluir a mesma história duas vezes e gastar 33 minutos do filme, mas ele fez. Será que realmente precisamos ver Thomas e Martha Wayne morrerem a tiros a cada vez que trocamos o ator Batman?
A Nave Kryptoniana ainda está estacionada no meio da cidade
Após 18 meses, a nave kryptoniana ainda está no meio de Metrópolis, presumivelmente porque ninguém pode entrar nela ou tirá-la de lá – aparentemente nem o Superman. É uma conclusão lógica de que a área ainda pode ser um ponto focal da cidade após a desastrosa briga kryptoniana. Mesmo que a coisa esteja constantemente protegida e coberta por uma cúpula inflável – presumivelmente pra manter o orçamento de efeitos especiais -, ainda é bom ver uma coisa que os trailers não deixaram escapar.
Impressões
É evidente que ninguém entrou na nave alienígena, mesmo que ela tenha um painel de acesso por impressão digital e eles tenham a mão morta do piloto à sua disposição. Podemos presumir que a nave só iria responder a uma mão alienígena viva e ninguém conseguia descobrir como fazer com que a mão de Zod funcionasse. A solução da Luthor é estupidamente simples: usar kryptonita pra cortar os dedos de Zod e colá-los em suas próprias mãos. Funcionou e a nave não viu nenhum problema em dar todo acesso ao Lex Luthor, mesmo que sua voz não fosse nada parecida com a de Zod – excelente sistema de segurança.
Mais Coringa e Charada do que Luthor
Os trailers de Batman V Superman fizeram Lex Luthor parecer um cruzamento entre o Charada e um irlandês viciado em Red Bull cuja segunda língua é o Inglês. O calmo, recolhido e elegante Lex que vimos durante o comercial do Super Bowl nos deu esperanças de que estaríamos recebendo o Luthor que estamos acostumados a ver nos quadrinhos, desenhos animados e filmes anteriores. Infelizmente, este não seria o caso, pois Lex foi anômalo tanto em sua vida pública quanto privada ao longo do filme. Ele não é o vilão tático e brilhante que nós estamos acostumados, ele é apenas um idiota louco.
Marta, Marta, Marta!
O ponto de virada na batalha entre Batman e Superman não é a chegada do Apocalypse, forçando-os a se unirem pra lutar contra um inimigo comum, mas sim o fato de que ambas as suas mães se chamam Marta. Depois de ouvir Superman pedir-lhe pra salvar Marta antes do golpe final, Batman finalmente enxerga heroísmo em seu inimigo. Mais importante, ele se lembra por que ele queria se tornar Batman: não pra ferir os criminosos e mantê-los fora das ruas, mas pra evitar tragédias como a que aconteceu com seus pais. Como Batman V Superman não seria nada sem uma grande luta entre Batman e Superman, o escoteiro mantém essa informação em segredo até estar prestes a morrer.
League of Legends DC
Fãs tinham sido levados a acreditar que Aquaman, Ciborgue e Flash estariam fazendo uma aparição n’A Origem da Justiça, com Aquaman inclusive aparecendo nas imagens promocionais do filme. O que não esperavam é que os sete não seriam unidos nem por um momento. Em vez disso, tudo o que tivemos foram breves trechos de imagens de segurança com cada novo herói. A revelação não foi tão ruim, mas certamente frustrante em comparação à expectativa.
1,21 Gigawatts
É muito perigoso adicionar viagem no tempo em qualquer Universo fictício, porque uma vez que alguém pode mudar o passado, as ações deixam de ter consequências reais a menos que um conjunto muito cuidadoso de regras seja construído em torno do conceito. Ninguém previu o Flash rasgando o tempo pra avisar Bruce Wayne sobre o futuro. Da mesma forma, ninguém poderia ter imaginado que as advertências não iriam nem mesmo estar relacionadas a este filme, mas provavelmente a um futuro distante, quando a Liga da Justiça já souber a identidade de Bruce Wayne. Talvez fosse apenas um sonho, mas talvez não fosse.
O Laço da Verdade
A DC parece tímida em incorporar um monte de coisas divertidas e ridículas das suas histórias impressas, de modo que a Mulher Maravilha exibir alguns de seus super-poderes foi um movimento surpreendente. Ela lutou com espadas, usou os braceletes que defletem qualquer coisa e até usou o Laço da Verdade pra ajudar no golpe final. Se a DC permitir coisas mágicas como essas em seu Universo Cinematográfico, ela já está anos à frente da Marvel em fazer coisas estranhas e divertidas – a não ser que o Doutor Estranho vire o jogo.
Apocalypse ou Troll?
O Apocalypse do filme não têm muito em comum com o Apocalypse dos quadrinhos. O vilão original é grande e coberto de protuberâncias ósseas cujos poderes ofensivos estão limitados a socar as coisas e ser muito resistente. O vilão do filme absorve a energia aos seus arredores e libera ondas de energia conforme cresce em tamanho e dispara laser pelos olhos. O tamanho da besta até o final da luta é até surpreendente, provavelmente emprestado de algum filme d’O Senhor dos Anéis.
A morte evitável do Superman
A Origem da Justiça foi basicamente uma enrolação prolongada pra uma breve batalha contra Apocalypse, mas os fãs de quadrinhos sabiam que havia alguma chance de que Superman iria morrer até o final do filme. Você simplesmente não pode ter Apocalypse sem ter Superman morto, tendo em conta que Superman é totalmente a segunda maior fonte de renda da DC – o Batman também vence nesse quesito. Não tema, no entanto, porque a DC não está interessada na construção de qualquer suspense. Até o final do filme, os poderes do Superman se manifestaram sobre o seu caixão, indicando que ele ainda está vivo – o que não deve ser uma surpresa, já que ele sobreviveu a uma explosão nuclear alguns minutos antes.
Seja o primeiro a comentar