Conclusão de tudo o que foi feito pelo Universo Cinematográfico Marvel (UCM) até agora, Vingadores: Ultimato procura responder a muitas perguntas deixadas em outros filmes. Dessa forma, há muito material para se analisar, pensando em passado, presente e futuro da Marvel nos cinemas.
Confira, abaixo, 15 pontos que constatei em Vingadores: Ultimato enquanto assistia e analisava o filme. Obviamente, há spoilers ao longo do texto.
1) Kate Bishop?
Vingadores: Ultimato começa com o Gavião Arqueiro treinando a filha Lila Barton com arco e flecha. Provavelmente, essa menina se tornará Kate Bishop.
Para viver escondido, a família Barton deve ter trocado de identidade e passou a ser familia Bishop. E Lila Barton não existe nos quadrinhos – ela se chama Nicole Barton.
Será que veremos Kate Bishop em ação no UCM? Resta esperar.
2) Simplicidade
Tony Stark e Nebulosa aparecem brincando dentro da Benatar e perdidos no espaço, como o trailer mostrou. Só não sabíamos que nova Nebulosa seria tão legal de se ver. Uma ex-vilã aprendendo a conviver pacificamente – e justo com quem? Tony Stark!
Foi muito interessante ver que, daquela cena rápida do Stark enviando a mensagem para Pepper Potts – sobre a qual fiz tantas teorias -, havia uma explicação tão simples.
Eles estavam a milhares de anos-luz de distância e o oxigênio na nave estava para acabar. Sabíamos que Tony Stark sairia daquela situação, mas como? A teoria mais óbvia de todas aconteceu: Carol Danvers, a Capitã Marvel, resgatou a nave. Uma saída “fácil”, porém certeira.
3) Consciência cósmica
Com toda aquela distância percorrida para recuperar a nave – e a agilidade no resgate, já que só teria um dia a mais de oxigênio -, é possível perceber como Capitã Marvel é ágil. Não foi explicado como ela encontrou Tony e Nebulosa, mas pode ter sido por meio de sua consciência cósmica devido à ligação com a Joia do Espaço, algo que existe nos quadrinhos.
Outro indício da consciência cósmica de Capitã Marvel está no momento em que a equipe vai atrás de Thanos, que está aposentado no Jardim. É impressionante notar que ela faz o reconhecimento do planeta em alguns segundos. A consciência cósmica se manifestou novamente, já que é impossível ser apenas velocidade.
4) Namor
Cinco anos depois, já no QG dos Vingadores, Okoye chama a atençao pra algo importante: um abalo sísmico aconteceu no oceano perto de Wakanda. Seria Namor o responsável por aquilo? Ele já foi vilão de T’Challa nos quadrinhos, então, não surpreenderia.
5) Mistérios científicos
Após receber uma resposta negativa de Tony Stark para ajudar a recuperar as Joias do Infinito no passado, com uma viagem no tempo, os Vingadores remanescentes vão atrás de Bruce Banner. Ele já está como Professor Hulk, mas essa transformação não foi explicada. Imagino que tenham sido os 16 meses no Laboratório Gama, com vários esforços para unir Banner a Hulk.
Outro ponto que não é explicado está relacionado à solução para poder viajar nos vórtices temporais. Dr. Pym não conseguiu encontrar uma resposta para esse problema com décadas de estudo, mas Tony Stark resolve rapidamente. Estranho, mas Stark é genial, não é?
6) Futuro imutável
A explicação do Hulk sobre como funciona as viagens no tempo é muito importante: não importa o que você faça para tentar alterar o passado, isso não vai alterar o futuro – ou seja, o seu presente.
A cada viagem no tempo, uma nova realidade é criada, porque aquela linha temporal foi modificada. Ou seja: aquele viagem de reconhecimento do passado do Clint Barton criou, de forma inevitável, uma nova realidade. Na linha temporal atual dos Vingadores, a Lila nunca ouviu aquele grito do pai na sala.
Sendo assim, eu entendo que ao simplesmente pisou no chão de uma nova linha temporal, uma nova realidade é criada. Isso pode ser usado pelo UCM lá no futuro. Quem sabe…
7) Força e magia
Os Vingadores se dividiram para ir atrás das Joias do Infinito no passado. E uma cena curiosa envolvendo Hulk e Anciã chama a atenção: ele tenta tirar a Joia do Tempo dela à força, mas não consegue.
Isso evidencia que a diferença entre força e magia é brutal. Não adianta tentar nada na base da “porrada” se o adversário contar com outros recursos.
8) Frigga sabia que morreria?
Thor e Rocket vão a Asgard, alguns anos antes, para pegar a Joia da Realidade. Lá, eles encontram a mãe de Thor, Frigga, praticamente no dia em que ela foi morta.
O herói tenta enganar a mãe, mas ela não apenas percebe quem é aquele rapaz reconchudo como, ainda, afirma saber que ele veio do futuro. Se ela declarou ter consciência disso e ainda revelou que “poderia enxergar além do que seus olhos poderiam ver”, será que ela também tinha a informação de que morreria? Se sim, por que ela não fez nada para evitar? Fica a dúvida.
9) Viúva Negra no futuro do UCM
A Viúva Negra precisou sacrificar a própria vida, no lugar do Gavião Arqueiro, para que a Joia da Alma fosse obtida. Ela morreu em uma ação que não poderia ser revertida mesmo com a Manopla do Infinito, mas a personagem vai ganhar um filme solo em 2020.
De forma óbvia, tudo indica que o novo longa será de origem, para contar a história da Viúva Negra antes de todos os acontecimentos ligados aos Vingadores.
Por outro lado, um filme para contar a história de uma personagem que já morreu seria um tiro no pé, em termos de bilheteria. Dessa forma, acredito que a Marvel trará Natasha Romanoff de volta de algum jeito.
10) Os furos da Nebulosa ‘fake’
Após o estalo de Hulk com a Manopla feita por Tony Stark ter trazido de volta à vida todas as pessoas “apagadas” por Thanos no fim de Guerra Infinita, a Nebulosa “fake”, do passado e fiel a Thanos, abriu um túnel quântico usando a mão como uma espécie de interface de input.
Porém, não há explicação sobre como esse túnel funcionou se não existiam mais partículas Pym disponíveis. Também não houve nenhum momento em que eles “abasteceram” o reator quântico com o estoque trazido pelo Capitão América.
Sim, Nebulosa estava com um último frasco que deu a Thanos no passado. Dessa forma, surge outra pergunta: se ela só tinha direito a apenas um salto e deu o frasco de partículas Pym pro Thanos, como ela conseguiu voltar para o presente e ainda ativar o túnel quântico para viagens no tempo? Ficou sem resposta, mas ela realmente conseguiu fazer uma conexão com o espaço/tempo onde Thanos estava, junto de seu exército.
11) Erro de ‘logística’
Os Vingadores erraram no uso das joias. Após o estalo de Hulk, não havia nenhum local para guardar as joias e usá-las quando necessário. O Gigante Verde conseguiu usar todas, então, seria moleza para ele usar apenas uma e controlar a batalha.
12) Vilão mais intenso
O Thanos do passado, que os Vingadores enfrentavam em Vingadores: Ultimato, era mais cruel e impiedoso que o Thanos de Guerra Infinita. O Titã Louco sofreu com a perda da filha e nem queria mais mortes além das que já havia causado naquela ocasião.
Esse Thanos de 2014 queria destruir a Terra inteira. Era uma ameaça ainda maior. Estava mais disposto a lutar do que aquele Thanos de Wakanda. E, para piorar, os Vingadores estavam fragilizados devido àquele Thor mais gordo e menos ágil.
13) Capitã Marvel, enfim
Após muita luta dos Vingadores contra Thanos e sua Ordem Negra, a Capitã Marvel chegou destruindo tudo. É notável por que a Marvel escondeu Carol Danvers por tanto tempo dos filmes: o nível de poder dela está muito acima dos demais.
Por um lado, isso não foi tão legal da parte da Marvel, já que ela poderia estar mais nivelada aos outros heróis. No entanto, isso pode ser aproveitado no futuro, com personagens – e vilões – mais fortes sendo introduzidos nas próximas fases do UCM.
14) O garotinho no funeral
Ao usar as Joias do Infinito, Tony Stark morre. Em seu funeral, um garotinho chama a atenção: Harley Keener, aquele mesmo moleque que teve sua garagem invadida pelo Homem de Ferro para consertar a armadura no 3° filme do herói. Será que teremos mais dele na sequência do UCM?
15) Furo de Steve Rogers
Após o funeral de Tony Stark, Steve Rogers fica a cargo de devolver as joias para suas épocas. Ele não volta – ou melhor, retorna, só que mais velho, pois decidiu viver a própria vida que deveria ter vivido, normalmente, ao lado de sua Peggy Carter.
De certa forma, isso não é possível, pois os acontecimentos de uma linha temporal não afetam a outra. Então, ali, existiram dois Steves da mesma realidade. Se isso aconteceu, aquele Steve mais velho vivenciou todos os eventos que aconteceram em Vingadores.
Então, por que diabos ele nunca avisou aos Vingadores sobre o Thanos? Não seria nenhuma quebra do continuum espaço-tempo porque foi criado uma cópia do Capitão América. Foi um furo de roteiro.
Scarlett Johansson deu spoiler de Vingadores: Ultimato e ninguém viu
Seja o primeiro a comentar