Ei Nerd Entrevista: Diretora da WBD Brasil fala sobre o sucesso das animações para o público mais velho

Andre Cananea

Ei Nerd Entrevista: Diretora da WBD Brasil fala sobre o sucesso das animações para o público mais velho

Nos últimos anos, a animação adulta ganhou espaço no coração do público brasileiro, deixando para trás a ideia de que desenhos são apenas para crianças. Séries como Rick and Morty, Sociedade da Virtude e animes como Dragon Ball Z e Lazarus provam que o gênero conquistou um lugar estratégico no entretenimento — e a Warner Bros. Discovery (WBD) está liderando essa revolução no Brasil.

O assunto percorreu a Rio2C 2025, sobretudo no painel com a diretora sênior de Estratégia de Kids & Animation da WBD Brasil, Lívia Ghelli, que discutiu as estratégias de conteúdo local da marca para o Brasil, incluindo na conversa produções como a animação nacional Sociedade da Virtude.

Nesta entrevista exclusiva com Lívia Ghelli, exploramos os motivos por trás do sucesso das animações voltadas a um público mais adulto; como a WBD está quebrando barreiras culturais e quais são as tendências e oportunidades desse mercado em crescimento.

Confira:

Lívia falou com exclusividade para o Ei Nerd (Divulgação)

EI NERD – Nos últimos anos, o público brasileiro tem demonstrado um grande interesse por animações voltadas para adultos. O que você acredita que impulsionou essa tendência?

Lívia Ghelli – O crescimento do interesse se deve a uma combinação de fatores. Entre eles entendemos o vínculo emocional forte de Millennials e Gen Z que cresceram assistindo animação e criaram uma forte conexão com esse formato; a busca por narrativas mais ousadas e inteligentes; e o apelo do gênero no streaming. A animação adulta, enquanto forma de contar histórias, permite liberdade criativa, sátira e exagero, extrapola o limite do imaginário que o live-action não alcança, gerando histórias virais e fandoms duradouros.

EI NERD – No Brasil, ainda existe a ideia de que animação é um formato exclusivamente infantil. Como a Warner Bros. Discovery trabalha para consolidar as animações adultas como um gênero relevante para o público mais velho? Quais elementos fazem essas produções se destacarem e quebrarem essa barreira cultural?

Lívia Ghelli – No Brasil, a percepção de que animação é um formato exclusivamente infantil ainda persiste, mas estamos trabalhando ativamente para mudar esse cenário. Além das animações globais que as pessoas estão mais familiarizadas, a WBD tem um olhar atento às animações produzidas localmente, que associam narrativas alinhadas às necessidades do público, roteiros bem elaborados e abordagens que dialogam diretamente com a audiência que queremos atingir. Nosso objetivo é mostrar que a animação é uma linguagem para todas as idades. Além disso, buscamos projetos e produções locais com potencial global. Um grande exemplo é Sociedade da Virtude, que nasceu de esquetes no Youtube e hoje está sendo construída como um projeto original dentro de um arco de série e que permitirá ir além de um único mercado. Também apostamos em histórias provocativas e com múltiplas camadas, para justamente atingir adultos de diversas gerações. Outro fator de atenção é o potencial de franquia e monetização dessas produções, que potencializam as histórias e ampliam o poder de conexão com os fãs.

No Brasil, a percepção de que animação é um formato exclusivamente infantil ainda persiste, mas estamos trabalhando ativamente para mudar esse cenário. Nosso objetivo é mostrar que a animação é uma linguagem para todas as idades.

EI NERD – Existe algum cuidado especial na divulgação e distribuição dessas produções?

Lívia Ghelli – Quando falamos sobre a divulgação de séries como Rick and Morty dentro do universo Warner Bros. Discovery, é essencial deixar claro que se trata de um conteúdo voltado exclusivamente para o público adulto. Transparência é a chave: a série aborda temas complexos, utiliza humor ácido e contém linguagem forte — elementos que não são apropriados para crianças ou adolescentes. Além disso, seguimos rigorosamente nossas diretrizes internas para garantir que a comunicação ocorra nos canais adequados, onde o público-alvo já é majoritariamente adulto. Também fazemos questão de incluir avisos claros sobre a natureza do conteúdo, ajudando o público a tomar decisões conscientes e responsáveis na hora de assistir. Nosso compromisso é com uma comunicação responsável, que respeita o público e mantém a integridade da mensagem, sem abrir mão da clareza e da honestidade.

EI NERD – Como o gênero se tornou um dos pilares estratégicos da companhia no Brasil? Quais são os principais desafios e oportunidades nesse segmento?

Lívia Ghelli – A animação adulta deixou de ser nicho e se tornou um dos segmentos mais estratégicos do entretenimento global. No Brasil, o consumo de anime cresceu 34% entre 2024 e 2025*, e títulos como Rick and Morty e Dragon Ball Z estão entre os mais assistidos**. Isso mostra o potencial do gênero para engajamento, exportação e monetização.

A animação adulta deixou de ser nicho e se tornou um dos segmentos mais estratégicos do entretenimento global. No Brasil, o consumo de anime cresceu 34% entre 2024 e 2025.

EI NERD – Sociedade da Virtude mistura referências da cultura pop com um humor irreverente. Como esse estilo contribui para o sucesso da animação e para a conexão com o público brasileiro

Lívia Ghelli – A série mistura humor ácido, crítica social e referências à cultura pop, criando uma identidade única que ressoa com o público brasileiro. Ao satirizar o universo dos super-heróis com inteligência e ironia, Sociedade cria identificação com uma audiência que já consome esse tipo de conteúdo, mas busca algo mais provocador. O estilo ágil e a linguagem digital também ajudam a gerar engajamento, especialmente da geração mais conectada. Os personagens geram empatia e carisma no público e a dublagem de grandes nomes do audiovisual também contribuem para sua popularidade.

Animação brasileira, ‘Sociedade da Virtude’ está no catálogo do Max (Divulgação)

EI NERD – A animação conquistou um público fiel e agora terá uma nova temporada em 2025. Como essa produção se encaixa na estratégia da Warner Bros. Discovery para fortalecer o mercado de animações adultas?

Lívia Ghelli – Como mencionei acima, Sociedade da Virtude vem agora com um arco narrativo mais profundo e com histórias mais conectadas. Isso permitirá ampliar a fidelização do público com os personagens. Além disso, esta temporada que está em produção o compromisso da WBD com o conteúdo brasileiro de qualidade e com o fortalecimento do gênero de animação adulta.

EI NERD – Com a ascensão do streaming, como a Warner Bros. Discovery vê o impacto dessas plataformas na popularização das animações adultas? Existe uma estratégia específica para esse formato?

Lívia Ghelli – O streaming é essencial para o sucesso do gênero. Plataformas como a Max oferecem liberdade criativa, alcance global e permitem que o público consuma conteúdo no seu ritmo. A WBD aposta em títulos com alto potencial de rewatch e engajamento, além de investir em produções locais com apelo internacional, de modo que se popularize produções da América Latina no mundo todo. É uma forma democrática de levar animação brasileira para além das nossas fronteiras.

O interesse internacional por conteúdos brasileiros também abre caminho para uma nova fase da animação adulta nacional — mais diversa, provocadora e comercialmente viável.

EI NERD – Além de Sociedade da Virtude, podemos esperar mais produções nacionais de animação adulta nos próximos anos? Quais tendências estão moldando esse mercado?

Lívia Ghelli – Sem dúvida. O cenário é bastante promissor para isso e nós queremos mais. O público está mais aberto a formatos ousados e narrativas originais, e isso tem impulsionado o desenvolvimento de novos projetos no país. O interesse internacional por conteúdos brasileiros também abre caminho para uma nova fase da animação adulta nacional — mais diversa, provocadora e comercialmente viável. No Brasil, nosso foco agora é expandir Sociedade da Virtude, mas dentro do portfólio de animação adulta temos uma infinidade de produções recém-lançadas e outras que ainda vão estrear na plataforma. Temos as melhores produções vindas da DC, incluindo Comando das Criaturas, criada pelo James Gunn, que marcou o reset do universo DC e já garantiu sua 2ª temporada. Em Adult Swim, Rick & Morty, com seu humor sci-fi e distópico, que recentemente lançou a 8ª temporada e é um dos grandes sucessos em nossa plataforma de streaming. Mas, além desses temos os animes, que também fazem parte desse universo de interesse do público adulto. Nosso mais recente lançamento foi Lazarus, do famoso diretor japonês Shinichiro Watanabe.

* = O consumo de Anime cresceu 34% no último ano entre os assinantes de streaming. Dados tirados da fonte Content Tracker Brasil WBD | Abril 2024 vs. Abril 2025 | Assinantes de Streaming 18+ ABC;
** = Os títulos Adult Swim mais assistidos na Max Brasil em 2025 incluem ‘Efeitos Colaterais’, ‘Comando das Criaturas’, ‘Dragon Ball Z’, ‘Lazarus’ e ‘Rick and Morty’.

COMPARTILHE Facebook Twitter

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA