Em agosto, o Grupo Editorial Alta Books publicou, por meio do seu selo Alta Geek, a HQ Estrada Fantasma – Volume 1, uma coletânea que reúne as cinco primeiras edições da série Phantom Road, que nos EUA é publicada pela Image Comics.

Version 1.0.0
Com roteiros de Jeff Lemire, e arte de Gabriel H. Walta, a trama mistura elementos de terror e fantasia que criam uma narrativa intrigante e com vários elementos surreais.
O primeiro capítulo apresenta o protagonista da história, um caminhoneiro chamado Dom, que para num posto de beira de estrada para abastecer e para comer.
Enquanto está no banheiro lavando as mãos, Dom é surpreendido por um estranho homem de camisa colorida que tenta puxar conversa com ele. Dom ignora o homem, e volta para o seu caminhão.
Enquanto dirige, Dom tem uma lembrança do que parece ser sua época de infância. No flashback, vemos um casal (provavelmente o pai e a mãe de Dom) brigando, já que o marido praticamente não fica em casa, além de trair a esposa com prostitutas na estrada.
Ao fim da discussão, o homem (que também é caminhoneiro) promete que quando voltar vai trazer ao filho um novo carrinho de brinquedo.
Uma jovem em choque e um estranho artefato
De volta ao presente, Dom para o caminhão ao observar um acidente grave na estrada. No acidente, um carro capotou e um homem (provavelmente o motorista) foi arremessado para fora do veículo. Ao lado do carro está uma jovem em choque, junto com um estranho artefato.
O caminhoneiro acaba pondo a mão no item, e ele e a mulher são transportados para uma estranha versão da estrada onde estavam. Nessa versão, todas as pessoas se transformaram em zumbis.
Os dois inicialmente entram no caminhão e fogem, mas Dom volta quando a mulher diz que eles não podem deixar o estranho artefato para trás. O caminhoneiro então pega um pé de cabra, mata um monte de zumbis e recupera o artefato.
O homem estranho
No segundo capítulo, descobrimos que o nome da jovem mulher é Birdie, e que o homem que estava com ela no carro era o seu noivo.
Birdie e Dom continuam seguindo pela estrada, até se depararem com um posto cercado por zumbis.
Os dois entram no estabelecimento, e ao olharem pelas janelas, avistam o mundo real, com vários humanos caminhando.
De repente, eles são surpreendidos dentro do posto pelo homem de camisa colorida que havia abordado Dom no início da história.
O estranho homem explica que eles estão numa espécie de mundo entre mundos, um local que fica no meio entre o “mundo real” e o mundo cheio de zumbis onde eles estão.
Para que tudo volte ao normal, Birdie e Dom precisam entregar o artefato misterioso em um local conhecido como Gólgota. Uma vez feito isso, eles estarão livres.
Depois da conversa, Birdie abre a porta do posto e volta para o mundo real. A jovem resolve fugir, mas à medida que ela se afasta do artefato, seu estado de saúde começa a piorar, até o ponto em que ela não consegue mais andar.
O ataque do zumbi
Dom à encontra, e está levando-a de volta para o caminhão, até que a dupla é atacada por um dos zumbis daquela outra realidade.
O caminhoneiro espanca o zumbi até a morte, mas os protagonistas se surpreendem ao ver que o zumbi morto assumiu uma forma humana. Os dois então deixam o corpo, e seguem pela estrada para chegar até Gólgota.
No terceiro capítulo, a polícia local está investigando o “assassinato” do zumbi que virou homem na edição anterior. Nesse meio tempo, aparece outra personagem de grande importância para a história, Theresa Weaver, uma agente do FBI.
Theresa assume o comando da investigação, e depois de enviar um vídeo do corpo da vítima, percebe que havia pegadas no local que pertenciam a um homem e a uma mulher (Dom e Birdie nesse caso), além de marcas de um caminhão.
A policial segue então para um hotel onde ficará hospedada. Ao anoitecer, ela é visitada por um dos policiais que estavam no local do crime, o Oficial Dunn. O jovem policial revela que havia ocorrido um acidente de carro algumas horas antes do estranho corpo ser localizado.
Dunn então leva Weaver para o local onde o noivo de Birdie havia morrido. O policial revela que o nome do homem era Leonard Dwight, um homem casado e com filhos, e que estava em uma viagem de negócios.
As câmeras de um posto próximo identificaram Dwight com uma mulher que não era esposa dele. Essa mulher era na verdade Birdie, que nesse caso havia mentido sobre estar viajando com seu “noivo”.
Trama bastante “surreal”
Depois disso, a trama assume um tom e estrutura bem “surreal”, onde algumas páginas precisam ser lidas com o livro de cabeça para baixo, e onde a ordem de leitura dessas páginas é invertida (não mais da esquerda para a direita, mas sim da direita para a esquerda).
Depois, não é explicado como, Theresa é raptada por um homem de máscara, amarrada e colocada sob uma espécie de interrogatório. O homem de máscara acredita que a policial tem envolvimento com uma operação conhecida como “Projeto Canivete”, da qual o pai de Theresa era parte.
Apesar dela aparentemente não fazer a menor ideia desse projeto, vemos flashbacks de quando Theresa era criança. Nesses flashbacks ela aparece ao lado do pai, no mesmo estranho local rodeado por zumbis onde Dom e Birdie estavam.
E falando em Dom e Birdie, enquanto o caminhoneiro dorme, a jovem resolve tentar destruir o artefato à marteladas. Mas quando ela faz isso, o caminhão volta para o mundo dos zumbis.
No quarto capítulo, a narrativa volta um pouco no tempo, e revela que o modelo e o motorista do caminhão encontrado ao lado do “zumbi” morto foram descobertos. Isso significa que Dom é o principal suspeito do assassinato.
Depois, ao voltar para o hotel, Theresa é raptada pelo homem mascarado da edição anterior. Sem conseguir obter respostas, o homem larga a agente do FBI no local de interrogatório e deixa uma faca perto dela.
A agente usa a faca para cortar as cordas em que estava amarrada, e ao sair do local de interrogatório, encontra um dossiê sobre o “Projeto Canivete”.
No quinto e último capítulo do primeiro volume, Theresa encontra no dossiê várias informações que mostram registros de anos anteriores onde foram encontrados vários corpos desfigurados na estrada.
Enquanto isso, Dom acorda e descobre que Birdie havia tentado destruir o artefato. Mas ao fazer isso, ela quebrou a “casca” do item, revelando uma espécie de feto coberto por uma esfera verde lá dentro. Isso significa que aquela coisa é na verdade um ser vivo, mas ainda em estágio embrionário.
Personagens ambíguos
A edição termina com Dom e Birdie continuando pelo caminho rumo ao lugar chamado Gólgota.
Um dos principais destaques da história está na habilidade de Jeff Lemire em criar um trio de personagens principais que não são exatamente o que dizem.
Dom parece a princípio ser um homem comum, mas algumas cenas mostram que em algum momento de sua vida ele teve uma família, e que algum tipo de acidente muito grave deve ter acontecido (provavelmente envolvendo o filho do caminhoneiro). Além disso, fica subentendido que o próprio Dom não teve pais muito bons ou presentes.
Já Birdie não é na realidade noiva de ninguém, e parece estar fugindo de alguma coisa. A personagem chega a ser um tanto covarde e egoísta em diversas ocasiões, mas não fica exatamente claro o motivo.
Por fim, Theresa parece ter algum tipo de conexão em com aquela estranha dimensão cheia de zumbis, e parece ter várias memórias reprimidas.
Estrada Fantasma – Volume 1 foi publicada no Brasil em agosto de 2025.
Seja o primeiro a comentar