Nas edições anteriores de Absolute Batman, Bruce Wayne foi preso no Ark-M (o equivalente ao Asilo Arkham do Universo Absolute) enquanto tentava resgatar seu amigo, Waylon Jones, de lá.
Após vários dias de torturas constantes, o herói conseguiu escapar da instalação junto com Waylon, que foi transformado literalmente em um Crocodilo.
Além disso, as origens de Bane foram reveladas, assim como os motivos do porquê ele trabalha como um mercenário para o Coringa.
O crocodilo e o Homem-Morcego
A edição mais recente da série, a 12ª, começa com Waylon e Batman nos esgotos da cidade após a fuga do Ark-M.
Jones pede que Bruce o mate (usando uma das facas que ficam no uniforme do herói). Mas o Homem-Morcego se recusa.
Waylon então pega uma das facas, e está prestes a se matar até que Batman o impede. Furioso, Jones mergulha nas águas do esgoto e deixa seu amigo para trás.
Batman desmaia, e acorda vinte dias depois numa espécie de esconderijo feito por Alfred. Pennyworth revela que um sistema de transfusão de Veneno foi “instalado” na espinha e no cérebro de Wayne, e parece que ao menos um pouco de Veneno já corre na corrente sanguínea de Bruce.
Apesar dos avisos de Alfred para que ele descanse, Bruce volta para Gotham e vai visitar Martha Wayne. Após se encontrar com sua mãe, ele descobre que seus amigos de infância (Oswald Cobblepot, Harvey Dent e Edward Nygma) foram brutalmente atacados.
O Homem-Morcego então segue para o Hospital de Gotham. Lá, ele entra no quarto de Oswald, e encontra seu amigo horrivelmente desfigurado por Bane.
O vilão havia invadido o ginásio onde Waylon Jones treinava, e onde Oswald, Harvey e Edward estavam, e acabou aplicando um tipo de punição diferente para cada um dos três.
No caso de Cobblepot, Bane quebrou todos os ossos do corpo dele, ao mesmo tempo em que evitou danificar qualquer um dos órgãos do corpo de Oswald. Isso deixou Cobblepot deformado, com as mãos e pés similares ao de um pinguim, e consideravelmente mais baixo.
O diagnóstico de Oswald Cobblepot
A médica do hospital, diz que Cobblepot sobreviverá, mas que ele terá uma vida muito difícil daqui em diante, com dores frequentes e com dificuldades para andar.
Em seguida, Bruce vai até o quarto onde Harvey está internado. É revelado que Bane queimou toda a parte esquerda do corpo de Dent, e que literalmente rachou o crânio dele.
Já consciente, Harvey (ou pelo menos a metade dele) demonstra um ódio muito grande de Wayne por conta do que aconteceu.
Depois disso, Batman sai do hospital e segue para a casa de Edward Nygma. Uma vez lá dentro, o protagonista descobre que Bane havia desafiado Edward para um duelo de charadas. Caso Edward vencesse, Bane deixaria que Nygma o matasse.
Mas Edward foi derrotado em apenas um minuto, e Bane acabou colocando parte do cérebro de Edward para fora do crânio, além de furar os olhos dele.
Não fica exatamente claro nem como e nem o porquê, mas parece que Edward também foi modificado por algum tipo de experimento, pois vemos vários tubos verdes conectados ao cérebro dele.
Enquanto isso, no esconderijo de Alfred…
Depois de visitar seus amigos, Bruce retorna para o esconderijo de Alfred. Os dois estão planejando um ataque contra Bane, mas o esconderijo é invadido.
Ao final da edição, descobrimos que o invasor é Selina Kyle, que aparentemente está trabalhando para a gangue do Máscara Negra.
A edição parece servir como uma espécie de “origem” para os futuros Pinguim, Charada e Duas-Caras. Fica claro que todos os três nutrem um ódio grande de Batman pelo que aconteceu, e provavelmente vamos acompanhar as consequências disso nos próximos números.
Também vale destacar que a essa altura “Absolute Batman” se transformou mais numa série de horror, do que necessariamente numa HQ tradicional de super-herói.
O tom dessa história (assim como o das quatro edições anteriores) é sombrio e “pesado”, e fica claro que ninguém está seguro. O próprio Batman muitas vezes parece ser mais uma vítima da opressão de Gotham do que um herói no sentido tradicional.
“Absolute Batman #12” tem roteiros de Scott Snyder e desenhos de Nick Dragotta. A edição foi publicada nos EUA em 10 de setembro de 2025.
Seja o primeiro a comentar