Por mais que eu ame Dark Souls, tenho que admitir que a dificuldade é só um detalhe. É como como o pessoal do Sul do Brasil falando sobre o frio. Da mesma forma, eu moro no Rio de Janeiro e o meu conceito de calor é outro. Cada um está acostumado com o clima da própria região, simples assim.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, qualquer um que cresceu jogando Contra e Castlevania vai achar os jogos de hoje no máximo desafiadores. Dark Souls é um dos melhores jogos que eu já joguei, mas não é um dos mais difíceis. Pense nisso, alguns dos jogos mais difíceis na modernidade tem um estilo retrô e mesmo com a fama de impossíveis, qualquer jogador esforçado consegue zerar – vencer as missões opcionais já é outra história. Se você é da velha guarda como eu e deseja aquele desafio clássico que faz querer jogar o controle no chão, confira um desses jogos:
Shovel Knight
Eu nunca vou parar de cantar os louvores de Shovel Knight. Não enquanto a Yacht Club Games estiver fazendo um trabalho tão bom. Este estúdio tem sido incrível e você pode dizer que o pessoal lá realmente gosta dos fãs. Shovel Knight, do começo ao fim, transborda com personalidade e charme. O visual e a música 8-bit inesquecíveis são uma explosão de nostalgia, e até mesmo na terceira vez que joguei, encontrei momentos que me fizeram sorrir e rir em voz alta. Você realmente deve jogar este jogo, mas esteja preparado pra desafio de verdade, esteja preparado pra amar e odiar os chefes, esteja preparado pra usar cada item em seu inventário e esgotar a sua magia em praticamente todas as fases. Shovel Knight custa cerca de R$ 30,00 agora, sendo que promoções de mais de 50% são frequentes. A versão física vem com um manual de instruções retrô maravilhoso – ele ainda tem as páginas em branco na parte de trás pra anotações e macetes. A cereja no topo do bolo? Todo o DLC é, e continuará a ser, gratuito.
OlliOlli
OlliOlli é o meu tipo de jogo. A trilha sonora suave, as animações simples, mas gratificantes, a fácil aprendizagem do esquema dos controles e a dificuldade esmagadora deste jogo tornaram-no um cult que você vai estar ansioso pra mostrar aos seus amigos. Jogar este jogo no PS Vita com certeza vai criar calos nos seus polegares. Eu não sei o que é ficar com as mãos exaustas por causa de um jogo desde o Mario Party. As fases começam quase que instantaneamente, no estilo Super Meat Boy, então você vai repetir as mais difíceis literalmente dezenas de vezes seguidas. De alguma forma, porém, o jogo nunca me pareceu injusto ou arbitrariamente difícil. A curva de aprendizagem é natural, de forma a manter o jogador à vontade. É muito fácil de achar esse jogo em pacotes de promoções pela internet, vale a pena conferir.
Metal Slug 3
Metal Slug 3 é amplamente aclamado como o melhor da série – e como um dos jogos mais punitivos de todos os tempos. Por um lado, eu amo a pixel art insuperável e a jogabilidade imaginativa, mas o jogo também é absolutamente brutal. Se você teve o Metal Slug 3 quando ele saiu no PS2, poderia reviver tantas vezes quanto fosse necessário no ponto em que morreu. Quando o jogo saiu pro Xbox nos EUA, a dificuldade foi dobrada e os jogadores eram obrigados a reiniciar as fases desde o início, se acabassem as vidas. Se você já chegou na última fase do Metal Slug 3, vai entender por que somente um seleto grupo teve a honra de dizer que já zerou o jogo. O game entra em promoção com frequência, então ponha na lista de desejos da Steam ou do Playstation agora.
Se você sente que não encontrou um desafio de verdade desde o Nintendinho, já pode conferir o que a Steam tem a oferecer. Todos estes três jogos são tesouros. A propósito, grite nos comentários se você já zerou Metal Slug 3 – e traga a prova.
Seja o primeiro a comentar