Todos nós imaginamos que ao gravar um filme, um ator ou atriz é previamente escolhido pela produção e oferecido para tal papel. Ele aceita a proposta, grava tudo direitinho, recebe seu salário e todos ficam felizes. Mas saiba que existem alguns casos de famosos que acabaram sendo forçados a aceitar papéis que não queriam fazer de jeito nenhum.
Vejo 5 casos de atores e atrizes que foram forçados a fazer papéis ou filmes que não queriam ou gostaram:
1) Val Kilmer em Top Gun – Ases Indomáveis
Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986, ajudou a lançar a carreira do ator Val Kilmer. Mas, no fundo, ele não estava muito interessado em gravar o filme. O ator havia feito um acordo de três longas com a Paramount, produtora de Top Gun, e já havia participado dos outros dois títulos do contrato.
Por insistência de seu agente, Kilmer se encontrou o diretor do filme, Tony Scott. Ouviu a proposta, mas não se interessou. E quando já estava no elevador para ir embora, o diretor foi atrás do ator e continuou insistindo: “vai ser ótimo, cara. Vão ter jatos e whooof (simulando o barulho de vento)! Sei que você não quer fazer mas seu cabelo vai ficar ótimo!”, disse Scott. Kilmer não teve muita escolha a não ser aceitar o papel.
2) Emily Blunt em As Viagens de Gulliver
A atriz Emily Blunt foi uma das estrelas do filme O Diabo Veste Prada, e por conta de sua participação, sua carreira deslanchou e muitos estúdios queriam contar com seus trabalhos.
Acontece que o contrato que assinou com a Fox, produtora do longa, tinha uma claúsula que a forçava a participar de mais uma produção do estúdio. E o título escolhido foi o remake de As Viagens de Gulliver, que não foi bem recebido pelo público e crítica. Mas, pelo menos, não manchou a carreira da atriz.
3) Praticamente todo o elenco de Para Maiores
Para Maiores é um filme que conta 14 diferentes histórias de comédia, cada uma delas dirigida por um diretor. Apesar da ideia, o filme foi muito criticado e entrou para a lista dos piores de todos os tempos. E por que estrelas como Hugh Jackman, Kate Winslet, Gerard Butler, Emma Stone, Richard Gere, Naomi Watts, Halle Berry, Josh Duhamel e Kristen Bell aceitaram participar de tamanho fiasco?
Em 2009, o produtor Charles Wessler assinou contrato com Jackman e Winslet, que gravaram suas cenas, e isso serviu de pretexto para contratar diversas outras estrelas. Muitos aceitaram, mas quando perceberam a fria em que se meteram, quiseram desistir. Mas foram impedidos pelos diretores Peter e Bobby Farrelly. Colin Farrell e George Clooney foram uns dos poucos que conseguiram pular fora do projeto.
4) Edward Norton em Uma Saída de Mestre
Edward Norton conseguiu a façanha de ser indicado ao Oscar na sua estreia nos cinemas, por sua atuação em As Duas Faces de Um Crime, de 1996. Mas seu contrato com a Paramount, produtora do título, o obrigava a gravar mais dois filmes do estúdio. Acontece que por conta do recém conquistado sucesso, Norton aceitou outros papéis e não gravou mais nenhum filme com a Paramount.
Quando estrelou Clube da Luta, produzido pela Fox, Norton precisou renegociar seu contrato com a Paramount. Ele precisaria participar de apenas mais um filme, e o título oferecido foi Uma Saída de Mestre, que não lhe interessou. Mas foi forçado a aceitar após ser ameaçado de processo pelo estúdio. O ator gravou a contragosto e se recusou a fazer qualquer ação promocional do longa.
5) Channing Tatum em G.I. Joe – A Origem de Cobra
E parece que a Paramount gosta mesmo de fazer contratos longos com atores e ameaçá-los de processo, caso desistam de algum trabalho. A última vítima da lista é Channing Tatum. Após ganhar fama com Coach Carter – Treino Para a Vida, o estúdio lhe ofereceu um contrato de três filmes, e o então novato aceitou na hora.
Um dos filmes era G.I. Joe – A Origem de Cobra. Apesar de ser fã do desenhou que inspirou o longa, Tatum leu o script e o achou horrível. Para amenizar, chegou a pedir para interpretar o personagem Snake Eyes, mas o pedido foi recusado. O ator pensou em deixar a produção, mas foi ameaçado de processo pela Paramount. E ainda precisou participar também da sequência, G.I. Joe – Retaliação. O curioso é que o filme é um dos sucessos de bilheteria da carreira de Tatum.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Seja o primeiro a comentar