Hayao Miyazaki é um lendário cineasta de anime. Ele colaborou com a longa empresa de cinema Studio Ghibli. Ele dirigiu dez filmes fantásticos, a partir de 2011, tendo feito seu primeiro longa-metragem em 1979. Mas foi em 1984 que as pessoas começaram a se encartar com as histórias maravilhosas que seus filmes traziam.
O visual e a animação só melhoravam a cada filme que ele fazia. Ele tem uma lendária lista de filmes, que quase nenhuma outra animação poderia se comparar. Nem a Pixar, com suas animações incríveis, consegue se equiparar em questão de história com os filmes de Miyazaki. Aqui está uma lista com os 5 filmes incríveis dele.
O Castelo de Cagliostro
Um filme sobre alguns bandidos que tentam resgatar uma princesa de um Conde mau. O primeiro filme de Miyazaki realmente criou uma forte impressão entre os cinéfilos. Steven Spielberg chamou-o de o maior filme de aventura já feito. É difícil discutir com o homem que ajudou a criar Raiders of the Lost Ark. A história deste filme foi grande; o suspense e a emoção fizeram o filme ficar muito divertido.
O único problema com o filme foi a animação; os personagens não ficaram muito atrativos. Mas este não foi um filme feito pela lendária empresa, Studio Ghibli, o que pode ter sido a razão pela qual os personagens do filme ficaram sem graça. Porém, este foi o primeiro longa-metragem de Miyazaki, que também pode ser compreensível porque a animação não ficou tão boa quanto seus filmes mais recentes.
Ponyo
Ponyo é um filme animado muito bem desenhado, com um visual surpreendente. Conta a história de um rapaz que encontra um peixe dourado humanóide, que tenta ser uma menina humana. A história foi ótima. Mas o que fez com Ponyo não ficasse tão famoso foi a previsibilidade dos personagens. Geralmente os personagens de Miyazaki são memoráveis, mas Ponyo não alcançou esse mérito. Claro que isso não desconsidera o filme num geral, que foi ótimo.
O Castelo Animado
Outro dos filmes mais recentes de Miyazaki, O Castelo Animado é um conto épico de uma menina que foi amaldiçoada por uma bruxa e se transformou em uma mulher velha. Ao entrar no reino das bruxas e feiticeiros, ela entra no misterioso castelo em movimento. No seu interior, ela embarca em várias novas aventuras e, ao mesmo tempo, tenta se tornar jovem outra vez.
A história foi excelente e os personagens ficaram muito interessantes. Mas esta não foi uma ideia original de Miyazaki; era a adaptação de um romance. Mesmo que adaptações geralmente não sejam muito bem-vindas, essa foi uma exceção. O Castelo Animado é um filme maravilhosamente animado, com cenas épicas e mágicas que são inesquecíveis.
Porco Rosso
É triste ver como Porco Rosso é pouco valorizado e, muitas vezes, tratado com indiferença. A verdade é que um dos longas que mais se apoiam em simbolismo para contar sua história, por mais que o entretenimento esteja fortemente presente. E Rosso é, afinal, o contrário do que se imagina de um protagonista. Não um mocinho belo e heroico, mas sim um ser amargurado, de aparência vulgar e egoísta, até começar a mudar por Fio, a jovem que representa toda a beleza e ingenuidade que ele perdeu ao presenciar tantas desgraças na vida.
É uma das mais importantes obras antibélicas não apenas do diretor, como da história do cinema. E mais uma vez, em discordância com o que crescemos assistindo, seu final é dúbio e deixa uma incógnita enorme, não um término feliz ou agridoce. Pode não agradar a todos, mas para quem conseguir o compreender, certamente torna-se inesquecível.
Meu vizinho Totoro
Possivelmente o mais memorável de todos os filmes de Hayao Miyazaki. Meu vizinho Totoro é a história de duas meninas que se mudam para o campo. A garota logo descobre o espírito de coelho gigante chamado Totoro. Juntos, eles vivem incríveis aventuras como a revelação dos poderes mágicos de Totoro de fazer árvores crescerem. Este filme, na verdade, tinha alguns dos personagens mais memoráveis na história da animação. A história é um pouco forte em alguns momentos, mas isso não deixa o filme menos impressionante. Mas para um filme de 1988, ele é incrível.
Seja o primeiro a comentar