Vidro é o mais novo filme do conhecido diretor de suspense M. Night Shyamalan e por incrível que pareça, faz parte de uma trilogia composta pelos filmes Corpo Fechado e Fragmentado. O longa conta com as participações de Samuel L. Jackson, Bruce Willis e James McAvoy, e também terá o gênero de super-heróis como temática.
O filme estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (17), e como você notou, demorou bastante tempo para ser lançado. Mas o diretor até tem uma explicação convincente.
Confira abaixo sete fatos a respeito de Vidro.
M.Night Shyamalan sempre quis gravar Vidro
Em entrevista para o site IGN, Shyamalan garantiu que sempre quis gravar as sequências de Corpo Fechado, mas disse que desistiu da ideia por vários anos devido à recepção do filme na época do lançamento.
“Quando eu fiz Corpo Fechado, eu queria fazer três filmes. Era o que tinha em minha cabeça. Houve uma recepção estranha do filme, não foi muito bem recebido na época. Fiquei chateado e decidi seguir em frente. Surgiu o momento em que quis fazer filmes menores, mas aí gravei Fragmentado e senti que era a oportunidade de continuar com a ideia”, disse.
A popularidade dos filmes de super-heróis influenciou a produção de Vidro?
Sabemos que vivemos em uma era de ouro para os filmes de super-heróis, muito por conta da Marvel e seu poderoso universo cinematográfico. Shyamalan não citou o estúdio, mas sabe que a atual onda de popularidade do gênero nos cinemas pode beneficiar a estreia de Vidro.
[irp posts=”65387″ name=”Na CCXP, Shyamalan fala de Vidro e trilogia iniciada em Corpo Fechado”]
“Existe uma ala do hospital que trata pessoas com essa desordem de crescimento, que faz as pessoas pensarem que são personagens de quadrinhos (em referência a história de Corpo Fechado). Parece que lançá-lo neste período de tempo é algo que aconteceria naturalmente”, disse o diretor.
Quantas personalidades o personagem de James McAvoy terá desta vez?
Em Fragmentado, Kevin Crumb (James McAvoy) tinha um total de 24 personalidades diferentes, sendo que a Besta era mais perigosa delas. Só que apenas nove delas apareceram no filme.
Mas em Vidro, 20 dessas personalidades de Crumb devem aparecer. McAvoy já disse que uma delas é baseada na atriz irlandesa Saiorse Ronan, com quem contracenou no filme Desejo e Reparação; enquanto que outra é inspirada na voz do narrador de audiolivro Scott Brick e que só fala na terceira pessoa.
“Ele lembra o Kevin, na verdade. Ele acha a vida tão traumatizante e difícil de vivenciar que ele não quis mais a experienciá-la enquanto passava”, disse o ator.
Samuel L. Jackson sempre quis retornar
Samuel L. Jackson, que deu via a Elijah Price em Corpo Fechado, disse recentemente que sempre quis gravar a sequência do filme. Segundo o ator, ele sentiu que o personagem tinha mais o que oferecer nesse universo.
“Senti que era um negócio que não foi finalizado. Uma vez que ele (Shyamalan) disse que queria fazer uma trilogia e colocou Elijah em uma instituição, pensei ‘Ok, então, o que ele está fazendo lá? Vai sair de lá e encontrar outra pessoa? Ou alguém irá procurá-lo?’ Sempre senti que isso tinha de ser explicado”, justificou Jackson.
Os temas do filme
Shyamalan já explicou que essa trilogia é cheia de significados acerca do mundo dos super-heróis nos quadrinhos. “Basicamente, fazemos a seguinte questão: será que os quadrinhos podem ser baseados na vida real?”, afirmou Shyamalan.
[irp posts=”66504″ name=”Vidro, de M. Night Shyamalan, tem críticas extremamente negativas; veja”]
Em Vidro, o diretor já revelou que incluiu uma conversa em que tenta explicar o motivo dos super-heróis, em alguns casos, usarem o calção por cima das calças. “Isso veio dos circos, onde os fisiculturistas usam roupas assim para você ver a definição de suas pernas e seus músculos enquanto levantam pesos. São indivíduos que fazem coisas que não são possíveis. E se os quadrinhos se inspiraram neles?”, afirmou Shyamalan.
Produtor não sabia que Fragmentado era uma sequência de Corpo Fechado
O produtor Jason Blum é um colaborador recorrente de Shyamalan e já participou de outros filmes do diretor, incluindo Vidro. E em entrevista, já revelou que não sabia que Fragmentado era a sequência de Corpo Fechado, em um primeiro momento.
“Não sabia que esse era o plano até termos Fragmentado bem estruturado. Na primeira vez que li o roteiro, não acho que estava lá (em referência à cena pós-créditos em que Bruce Willis apareceu). Ele (Shyamalan) me deu pistas de como faria isso com informações e foi bacana”, disse.
“Ele me deu pistas como se eu fosse um fã. Eu sabia bem antes do público, mas bem depois dele. Foi divertido”, complementou Blum.
Existe a possibilidade de um quarto filme?
Por fim, uma pergunta curta, com uma resposta também curta: não.
Shyamalan garante que Vidro é o final desta história e que agora, quer continuar tocando seus novos projetos. “Tenho algumas ideias originais na cabeça, e para mim, é divertido começar de novo”, disse.
Seja o primeiro a comentar