As 9 maiores decepções de Pokémon Go

Bernardo Stamato

As 9 maiores decepções de Pokémon Go

Pokémon Go está vivo… Pelo menos pros milhões de jogadores que já fervilham pelo jogo “mobile” desde o seu lançamento. No entanto, qualquer nova versão do Pokémon vem com grandes expectativas, muitas das quais simplesmente não foram atendidas. Apesar dos produtores da Niantic terem planejado um jogo robusto e equilibrado, pra alguns, simplesmente não parece como uma experiência de Pokémon genuína. Aqui está o porquê.

Captura

odish pokémon

Uma das partes mais essenciais da série Pokémon é poder combater e capturar Pokémons selvagens. E enquanto Pokémon Go permite os usuários a encontrar e capturar um Gastly, não há nenhuma batalha. Em vez disso, a captura dos monstros de bolso se tornou um jogo de arremesso de anéis virtual, muitas vezes com uma física horrível. Arremesse uma Pokébola num círculo em torno do Pokémon e você vai – ou não – capturá-lo. E como a mira do jogo é descalibrada, você pode perder algumas dezenas de Pokébola durante uma tentativa. Há poucos sentimentos piores do que quicar as esferas de aprisionamento em seus próprios pés, em vez da sua vítima Pokémon. É como uma versão resumida de uma experiência Pokémon: apesar de divertido, é inautêntica.

Ginásios

insígnias pokémon

No Pokémon clássico, você visita um ginásio, batalha contra seu líder e ganha uma insígnia. Em vez desta jornada épica, Pokémon Go é muito mais territorial e os jogadores são forçados a escolher uma das três equipes mal definidas. Eles convergem pra ginásios, batalham pela superioridade e vivem num constante medo de alguém derrubá-los de seu poderoso “Poké-poleiro”. Pokémon Go poderia ter sido um aplicativo pra inspirar viagens e coleta de emblemas virtuais de todo o país. Agora, temos carros em marcha lenta e estranhos invadindo quintais alheios atrás de Charmanders. Em última análise, isso equivale a visitar os mesmos locais mais e mais. Algo sobre isso é muito contrário ao conceito de Pokémon – e propriedades privadas.

Cidades

pokémon anime

O fato trágico sobre Pokémon Go é que ele só serve pros jogadores que vivem nas áreas mais povoadas. Como o jogo é essencialmente uma réplica em cartoon de Ingress, a grande maioria das “Pokéstops” são locais com alta densidade populacional – que os jogadores de Ingress tinham marcado anteriormente. Se você mora numa cidade pequena, o local do jogo será um deserto estéril. Nada disso realmente se encaixa com a narrativa de Pokémon, onde os treinadores passam a maior parte do seu tempo vagando pelas florestas, com uma visita ocasional a uma pequena cidade e sei ginásio. Vagar pelas florestas olhando fixamente pro seu celular nem sempre é uma ótima ideia – isso se você tiver qualquer conexão com internet, né. No fim das contas, Pokémon Go é um brinquedo pras cidades grandes.

GPS

psyduck pokémon

A função GPS essencial do Pokémon Go é um desastre pra alguns jogadores. Ou o telefone não tem o GPS mais atual, ou o dia estiver nublado, ou você está preso a um servidor sobrecarregado, ou seu serviço de telefone não pode lidar com todos os novos pedidos de localização, ou os jogadores passam dias a fio apenas esperando pro seu jogo se conectar de forma consistente. Às vezes um monstro vai surgir a uma boa distância da sua localização atual e você vai ter que andar em círculos até alcançá-lo. Pior ainda é quando você finalmente encontra um Pokéstop, cuidadosamente manobra seu carro num estacionamento local e inexplicavelmente perde o seu sinal GPS bem quando se aproxima da criatura. É o suficiente pra fazer você querer chutar um Oddish… E esses caras são uns dos mais adoráveis.

Jogadores

meowth pokémon

Você vai encontrar muitos jogadores de Pokémon Go, mas sempre vai ser aquela pessoa estranha que te segue pelas ruas. Uma breve discussão sobre o Zubat no local é bom e até mesmo esperada, porque nós estamos todos neste app juntos, mas ocasionalmente tem uns que ficam competitivos, ou simplesmente não estão a fim de fazer novas amizades. Você anda por aí com seu telefone na mão e transmite que está procurando monstros imaginários e sofre as consequências sociais ou você mantem o celular no seu bolso e espera que ele vibre, potencialmente perdendo um valioso Pikachu…

Microtransações

microtransações pokémon

Por ser um aplicativo móvel, microtransações são esperadas. Pra jogos autossuficientes ou minimamente competitivos, investir alguns dólares num desafio pra torná-lo um pouco mais fácil é OK. Ninguém vai reclamar, muito menos o desenvolvedor. Mas num aplicativo móvel ativamente competitivo, aqueles com dinheiro podem rapidamente subir ao topo. É um problema com quase todos os jogos multiplayer online, mas Pokémon é uma propriedade que é basicamente pra crianças e acabou adotada por viciados em nostalgia. Não há nada de errado com isso também, mas colocar uma “paywall” na frente de um pequeno aspirante a Ash Ketchum é antiético.

Servidores

equipe rocket pokémon

Por causa de uma demanda sem precedentes pro jogo, os servidores da Niantic simplesmente não conseguiram lidar com o tráfego inicial. Muitos dias após o lançamento, o jogo ainda congelava regularmente logo após capturas importantes. Partes do aplicativo estão atualizadas, mas ainda há vários aspectos que simplesmente não funcionam de forma consistente o suficiente pra oferecer uma experiência completamente agradável. Tudo ainda parece que está em modo beta e o jogo ainda não foi disponibilizado pro mundo inteiro. Como a Equipe Rocket vai chegar ao ginásio local se nenhum telefone pode entrar no app?

Hackémon

meowth pikachu pokémon

Como acontece com qualquer aplicativo competitivo, já existem “cheaters”. Poucos dias depois do lançamento, era fácil encontrar arquivos ajudando os jogadores a capturar seus Pokémons favoritos com mais facilidade, subir o nível da equipe sem qualquer esforço e visitar ginásios locais sem sair do banheiro. Seria de se esperar que as intermináveis lições morais ​​de Pokémon fossem lembradas pelos jogadores de Pokémon Go, mas apesar de algumas pessoas não se incomodarem em jogar honestamente, sempre teremos aquela pontada de decepção e desconfiança.

O que a Nintendo não faz…

parasect pokémon

Apesar de Pokémon ser sinônimo de Nintendo, Pokémon Go simplesmente não parece como um verdadeiro jogo da desenvolvedora. O charme e humor que representa a Nintendo está faltando, substituído por uma interface chata, personagens 3D feios e erros que a Nintendo nunca permitiria – e não estou só falando do Parasect. Em vez de caminhar através de um mundo virtual onde você pode imaginar Brock e Misty, parece que Pokémon Go nunca vai atingir esse estágio de bela imersão que foi inicialmente prometido. Talvez quando a Nintendo aderir ao VR…

Fonte: http://www.looper.com/18488/biggest-disappointments-pokemon-go/

VEJA MAIS Listas Pokémon Pokémon Go
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA