A verdadeira “Dança dos Dragões” parece estar acontecendo nos bastidores da HBO. George R.R. Martin, o criador do universo de Westeros, abriu o jogo sobre sua relação desgastada com Ryan Condal, o showrunner de A Casa do Dragão (House of the Dragon).
Em uma entrevista explosiva ao The Hollywood Reporter, o autor revelou que os desentendimentos criativos durante a produção da 2ª temporada chegaram a um ponto crítico, descrevendo a dinâmica atual não apenas como tensa, mas como “miserável”.
“Ele parou de me ouvir”
Segundo Martin, a parceria que funcionou bem durante a primeira temporada — quando ele chegou a apoiar Condal em disputas internas — desmoronou no segundo ano.
É pior do que tenso. É miserável. Ele basicamente parou de me ouvir. Eu enviava notas e nada acontecia. Às vezes ele explicava por que não faria as mudanças. Outras vezes dizia: ‘vou pensar nisso’. Foi piorando, e eu fui ficando cada vez mais irritado.
A situação escalou a ponto de a HBO precisar intervir, pedindo que Martin se afastasse temporariamente da produção após uma reunião via Zoom sobre a 3ª temporada. Na ocasião, ao ouvir os planos de Condal, o autor teria declarado que aquela “já não era mais a sua história”.
A polêmica do blog apagado
Martin também esclareceu o incidente ocorrido em setembro de 2024, quando publicou — e logo depois apagou — um texto em seu blog criticando mudanças no roteiro que, segundo ele, teriam um “efeito borboleta” negativo no futuro da trama.
Ele revelou que não foi ele quem deletou o post, mas sim sua assistente, após um contato direto de um executivo da HBO com seu empresário. “Eu teria repostado, mas pareceria um idiota. E 80% do texto era elogio, mas não foi isso que as pessoas quiseram enxergar”, desabafou.
4ª Temporada será a última
Em meio à turbulência, uma definição importante sobre o futuro da série foi confirmada. O próprio Ryan Condal, em participação no podcast Escape Hatch, oficializou que A Casa do Dragão terminará na 4ª temporada.
Com as filmagens da 3ª temporada concluídas em outubro passado e o time focado na pós-produção, a sala de roteiristas já começou a trabalhar no capítulo final da saga.
“Saber que só há mais uma temporada pela frente dá a sensação de que podemos colocar tudo em campo. Já começamos o processo de escrita da quarta temporada, que será a última”, declarou Condal.
A 3ª temporada de A Casa do Dragão tem previsão de estreia para a metade de 2026 na HBO Max.
E você, de que lado está nessa disputa: do autor original ou da adaptação televisiva? Comente aqui embaixo!






Seja o primeiro a comentar