O diretor Quentin Tarantino, conhecido por ser um dos cineastas mais admirados de Hollywood e também um apaixonado por cinema, voltou a comentar sobre sua admiração pelo longa japonês Battle Royale (2000). Durante entrevista ao The Bret Easton Ellis Podcast, ele criticou a franquia Jogos Vorazes e afirmou que a obra teria copiado elementos essenciais do filme asiático.
Ao relembrar o impacto do longa japonês — baseado no romance de 1999 de Koushun Takami — Tarantino destacou novamente seu incômodo com as possíveis influências sobre a saga escrita por Suzanne Collins. Em sua fala, o cineasta afirmou:
“Eu não entendo como o escritor japonês não processou Suzanne Collins por absolutamente tudo o que ela possui. Eles simplesmente copiaram o livro inteiro.”
O diretor também criticou a recepção literária da obra de Collins:
“Críticos literários idiotas não vão assistir a um filme japonês chamado Battle Royale, então esses críticos idiotas nunca a confrontaram. Eles comentaram que era a coisa mais original que já tinham lido. Assim que os críticos de cinema viram o filme, disseram: ‘O que diabos? Isso é apenas Battle Royale, só que para menores!’”
Diretor reforça admiração por Battle Royale
Tarantino é um defensor histórico do filme japonês e já o citou diversas vezes entre seus favoritos. O cineasta inclusive escalou a atriz Chiaki Kuriyama, presente em Battle Royale, para interpretar Gogo Yubari em Kill Bill: Volume 1 (2003).
Em entrevista anterior à revista Far Out Magazine, ele comentou:
“Se existe algum filme feito desde que eu comecei minha carreira que eu gostaria de ter dirigido, é aquele.”
Franquia Jogos Vorazes segue lucrativa e em expansão
Apesar das comparações, a saga Jogos Vorazes se tornou uma das mais bem-sucedidas do cinema. As adaptações dos livros de Suzanne Collins, lançadas pela Lionsgate entre 2012 e 2015, acumularam US$ 2,95 bilhões nas bilheterias mundiais. No total, incluindo o prelúdio, o universo já soma US$ 3,3 bilhões.
Quase dez anos após o encerramento da história original, o estúdio lançou o prequel Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2023), que também teve bom desempenho comercial. A expansão continuará com o novo derivado Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita, previsto para estrear em 20 de novembro de 2026.





Seja o primeiro a comentar