Aquele Que Permanece: as verdades e as mentiras sobre a Guerra dos Kangs

Redação

Aquele Que Permanece: as verdades e as mentiras sobre a Guerra dos Kangs

Você acreditou em tudo o que Immortus disse ao final da série de Loki? Cegamente? Pode ser que ele tenha mentido ou omitido algum detalhe. Ou você acha que tudo, exatamente tudo, era verdade? Já está claro que acreditar na AVT e em Immortus não é uma boa ideia.

Chamado na série apenas como Aquele Que Permanece, o personagem apareceu e respondeu todas as dúvidas do final da temporada, certo? Não! Várias questões ficaram sem resposta e devem ser respondidas na segunda temporada.

Mesmo na explicação sobre a criação da Autoridade de Variância Temporal (AVT) e a Guerra Multiversal faltaram algumas verdades.

[irp posts=”111129″ name=”Já tá tudo gravado? 2ª temporada de Loki pode chegar bem antes do esperado”]

Immortus pode estar contando apenas o lado dele da história. Afinal, do outro lado existem versões tão inteligentes quanto as dele. Por isso, aquela guerra ainda está mal contada…

Mas antes de continuarmos: sabia que leitor do EiNerd tem desconto e frete grátis na primeira compra em quadrinhos, livros e outros produtos na loja oficial da Marvel? Para garantir, basta realizar a compra através deste link.

Aquele Que Permanece está mentindo?

Para começar essa reflexão, Immortus não é a “versão santa” de Kang. Ele faz o que for preciso para manter a ordem, não é pessoal mas é prático.

Se o Immortus da série for comparado com o das HQs, a conclusão é que os dois sempre têm o propósito de manter o fluxo temporal ativo – não importa o preço que tem que pagar.

Isso não é ser um herói da perspectiva comum, o próprio Immortus disse para Loki e Sylvie: “nós somos vilões”. Ele também disse que não havia mais mentiras, não depois de todas as que ele já contou, desde a criação da AVT até o momento em que ele diz que sabe sobre tudo o que iria acontecer.

Nessa cena, Loki foi a garantia de que ele não estava mentindo. Afinal, ele é o Deus da Mentira e saberia se alguém estaria ou não dizendo a verdade. Só que ele foi completamente enganado pela Viúva Negra no primeiro filme dos Vingadores… Quem se recorda disso?

sylvie e loki cidadela no fim dos tempos

Tudo bem que Natasha Romanoff é uma das maiores espiãs do universo Marvel e ser enganado por ela não é algo inédito. Mas ele não é o Deus da Mentira? Acontece que Loki é um mentiroso e fez isso durante toda a sua vida.

Os títulos e nomes vêm junto das ações de cada um, mas mentira não era uma habilidade divina de Loki. Tanto é que ele já teve vários outros nomes, inclusive o Deus do Mal, das Histórias e da Trapaça.

Se a Viúva Negra enganou o Loki, imagina o Immortus que criou um mito inteiro sobre os Guardiões do Tempo? Escondendo de todos um enorme multiverso comprimido em um único fluxo temporal. Então, no final das contas, por mais que Loki seja o Deus da Mentira, o que Immortus diz não é nada confiável.

O que Immortus está omitindo?

Às vezes uma mentira pode ser contada com falsas verdades. O começo da explicação era de que ele havia descoberto o multiverso assim como as outras partes. Nessa cena, dá para perceber que o multiverso está um acima do outro, de forma paralela.

[irp posts=”111027″ name=”Era, mas não era? Loki: quem realmente é o grande responsável por trás da AVT”]

Pode ser apenas uma representação gráfica e é exatamente por isso que o restante da explicação dele sobre as Guerras Multiversais não devem ser levadas ao pé da letra.

Se Immortus foi quem descobriu Alioth e acabou com a Guerra Multiversal, quer dizer que quem tinha poderes para destruir o Multiverso era ele, usando a criatura que consome qualquer coisa.

Então, qual era o perigo da Guerra Multiversal afinal das contas? Kangs lutando entre si colocariam o multiverso inteiro em perigo? Improvável.

A versão maligna de Kang adora conquistar. Ele gosta de desafios, gosta de escrever a história do jeito dele através das batalhas ou de feitos incríveis.

Immortus prefere monitorar e podar os perigos do tempo. O importante é entender que ele usou uma criatura que os outros Kangs não deveriam saber que existe, caso contrário eles mesmos teriam pego.

A destruição do multiverso seria se Kang começasse a guerrear até ser o dono de tudo. Mas na explicação de Immortus parecia que apenas as versões do Kang estavam lutando, sem exército nenhum por ali. E é aqui que talvez ele também esteja mentindo.

No final, aparece a AVT com a estátua de Kang. O universo Marvel não costuma mudar o passado e alterar o presente. Isso foi mostrado em Vingadores e também na série de Loki. O que acontece sempre é que surgem novas ramificações, novas variantes.

Logo, se temos outra AVT, provavelmente ela não está livre do Multiverso, da mesma forma que a Cidadela no Fim dos Tempos, a fortaleza do Immortus. Se existe uma AVT onde Kang governa e ela passou a existir assim que o multiverso se expandiu, muito provavelmente ela é uma variante – governada por Kang.

[irp posts=”111155″ name=”Final de Loki explicado em detalhes: o que aconteceu com a AVT?”]

Mas quem criou a AVT não foi o Immortus depois da Guerra? Foi isso que ele disse. Mas se ele criou a AVT, como existe outra AVT ao mesmo tempo?

A verdadeira Guerra dos Kangs

É possível que isso tudo seja outra mentira e, na verdade, a Guerra Multiversal aconteceu entre Kangs de várias realidades que usavam exércitos durante a batalha. Esse exército poderia ser a própria AVT.

Quando Loki chegou nessa AVT do final do episódio tinham vários soldados correndo, como se estivessem indo batalhar? Então, talvez aqui é quando a Guerra Multiversal voltou a acontecer, do momento onde ela pode ter parado.

Vários Kangs, com várias AVT’s em uma guerra sinistra. Isso sim poderia colocar em perigo o multiverso, e não um grupo de alguns Kangs lutando.

Sem contar que, na explicação do Immortus, também tinham os monitores da AVT, as bombas de tempo e os próprios bastões que podam as pessoas. Como todos já tinham isso? Não foram criados pela AVT?

Ou será que tudo o que é usado na AVT é uma cooperação entre Kangs e só depois o Immortus introduziu as energias do Alioth para fazer as bombas podarem as ramificações?

Isso está muito mal explicado. O próprio Kang que aparece pela primeira vez querendo conquistar já está usando um bastão que é utilizado pelos guardas da AVT.

Immortus contou a parte bonitinha disso tudo, é possível que a Guerra Multiversal vai acontecer mais uma vez agora que todos os Kangs voltaram e, provavelmente, outras AVTs surgiram junto deles.

Se não for isso e Immortus não estiver mentindo, a Marvel vai ter que penar para explicar mais uma vez como funciona essa linha do tempo e como as viagens no tempo podem afetar a história.

Um multiverso em conflito, com Kang usando armas de várias eras e até mesmo heróis e vilões com o pretexto de ajudar a proteger o Universo deles… pode ser a maior guerra do UCM e com certeza o tema perfeito para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

[irp posts=”97564″ name=”Kang, o Conquistador: história e poderes do vilão da Marvel”]

VEJA MAIS Immortus Kang o Conquistador Loki
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA