Kiran Shah, conhecido como o “Menor Dublê do Mundo“, falou sobre sua longa e maravilhosa carreira em filmes como Superman e O Senhor dos Anéis.
Pode não ser exagero dizer que Shah apareceu em mais sucessos de bilheteria do que qualquer outra pessoa no mundo. Ele detalhou sua carreira notável em uma entrevista ao The Guardian.
Desde criança, Shah queria ser ator. “Quando eu tinha cerca de seis ou sete anos, eu costumava imitar meu tio. Eu replicava seus movimentos e maneirismos, mas fazia de forma exagerada e engraçada, e as pessoas riam. Pensei: ‘Sim, quero entrar no cinema’”.
I'm so thrilled to be sharing this news with you. I am immensely proud and humbled to be recognised in the King's Birthday Honours for my services to the film industry. It is an incredible honour to receive this award. I feel deeply grateful by the recognition of my hard work and… pic.twitter.com/PX3xI3iPle
— Kiran Shah MBE (@littlekiranshah) June 15, 2024
O menor dublê do mundo
Sua carreira começou com uma pequena série de filmes conhecida como Star Wars. “Era um filme de ficção científica procurando um cara pequeno”, disse ele.
Na audição, “[George Lucas] disse: ‘Você pode entrar nessa lixeira?’ Eu era um pouco alto demais para isso, mas entrei, colocaram a tampa e ele disse: ‘Você pode olhar para a esquerda, olhar para a direita?’”.
Shah não tinha ideia de que estava fazendo audição para o papel icônico de R2-D2. Ele não conseguiu o papel, mas conseguiu um agente graças ao diretor de elenco de Lucas, o que seria o começo de uma carreira histórica.
Shah disse que sua experiência favorita foi trabalhar no amado filme de 1977, Superman. Sua primeira experiência com o ator Christopher Reeve foi assim: “[…] entrou Reeve, e Donner disse: ‘Christopher, encontrei um dublê para você!’ e apontou para mim. Toda a equipe caiu na gargalhada”.
A estatura pequena de Shah pode ter causado risos ao pensar nele como dublê de Reeve de 1,93 m de altura, mas o tamanho de Shah era perfeito para cenas de voo contra um cenário de cidade projetada ao fundo.
“Foi realmente brilhante”, disse ele. “Eu me sentia como: ‘Eu sou o Superman agora!’”.
No entanto, “o melhor trabalho que já fiz na minha vida,” segundo Shah, foi na trilogia O Senhor dos Anéis de Peter Jackson. Ele teve um tempo incrível fazendo acrobacias nas lindas paisagens da Nova Zelândia.
Shah foi dublê dos hobbits, incluindo o Frodo de Elijah Wood.
Isso exigiu muito mais do que apenas ser dublê: ele teve que estudar os movimentos de Wood para corresponder ao personagem enquanto Frodo passava por sua jornada transformadora. “Você precisa replicar tudo, entender o que o personagem está passando”, disse Shah.
Embora poucas pessoas conheçam seu nome, Shah deixou indiscutivelmente sua marca no mundo do cinema. Seu compromisso com a carreira o levou a muitas aventuras, demasiadas para listar todas aqui.
“Aconteceram coisas comigo que realmente não deveriam ter acontecido, mas aconteceram”, ele disse. “E tem sido divertido”. Só podemos esperar que sua carreira continue a enriquecê-lo – e a nós – por muito tempo.
Fonte: The Guardian
Seja o primeiro a comentar