O estalar de dedos de Thanos ao final de Vingadores: Guerra Infinita foi um dos maiores e mais impressionantes massacres da história do cinema mundial. Sua Dizimação extinguiu metade de toda a vida no universo – claro, no universo fictício da Marvel!
Já parou pra imaginar como as coisas teriam se desenrolado caso o Titã Louco tivesse realizado dentro do universo cinematográfico da DC, estúdio rival que conta com a Liga da Justiça?
A equipe de heróis da Marvel, os Vingadores, falhou na missão e não conseguiu vencer o vilão. Como a Liga da Justiça teria se saído nessa missão?
Assim como os Vingadores, a Liga da Justiça já contou com inúmeras formações diferentes em suas décadas de quadrinhos. Para a comparação ficar justa, vamos utilizar a Liga da Justiça do filme lançado em 2017. Ou seja: Batman (Ben Affleck), Super-Homem (Henry Cavill), Mulher-Maravilha (Gal Gadot), Aquaman (Jason Momoa), Flash (Ezra Miller) e Ciborgue (Ray Fisher).
Maneiras de dar errado
Não podemos esquecer que o plano de Thanos era bastante complexo e muita água rolou por baixo da ponte: a equipe foi dividida, os servos do vilão eram bastante poderosos, havia um exército de alienígenas e muito mais. Em Guerra Infinita, uniram-se os Vingadores, os Guardiões da Galáxia, o Homem-Aranha, o Doutor Estranho, o Pantera Negra e mais uma penca de gente… eles não conseguiram!
Apenas seis personagens da DC seriam suficientemente poderosos? A matemática nos leva a responder que, provavelmente, não. Se já ia ser difícil pra Liga da Justiça encarar o Thanos toda reunida, imagina dividida e ainda com a Ordem Negra no caminho? Não tem como. Chama as Amazonas, os Novos Titãs, Tropa dos Lanternas Verdes e a gente pode repensar…
Agora, por outro lado, sem pensar em filme, em enredo e tudo o mais. Apenas a briga entre eles e o vilão, lembrando que eles contam com o Super-Homem e a Mulher-Maravilha? Não podemos esquecer que Thanos derrubou o Hulk no braço e isso não é para qualquer um. A batalha não seria nada fácil.
A verdade é que, se Thanos possui cinco Joias do Infinito reunidas na Manopla, a luta nem sequer existiria. Chegando até a Liga da Justiça da mesma maneira como chegou em Wakanda, não tem discussão: não haveria batalha.
Pensa bem: só existiu combate contra os Vingadores por escolha dos roteiristas, afinal era um filme! Com uma facilidade e em cerca de poucos minutos, o Titã Louco poderia ter congelado o tempo e roubado a Joia da Mente. Podia ter feito qualquer coisa que sua mente insana imaginasse contra Wakanda e contra os Vingadores.
Possibilidades de alguma esperança
O Thor, no entanto, passou perto de vencer quando conseguiu cravar seu Stormbraker no peito de Thanos. Talvez a Mulher-Maravilha também conseguisse feri-lo com uma espada e, com a força do Super-Homem, a coisa poderia ficar interessante.
Imaginando que, nos Mundos da DC, Thanos estivesse afim de enfrentar a Liga só pra dar umas porradas mesmo, dá pra gente calcular. O ideal é que o Batman não passe nem perto! Diferentemente dos quadrinhos, onde o Batman é calculista e sempre possui um plano, nos filmes ele é apenas um ser humano com muita grana, muitas armas e conhecimento em artes marciais. Isso é nada perto de alguém do nível de Thanos.
O Ciborgue poderia tentar encarar o vilão, mas sairia finalizado assim como Tony Stark. O Aquaman pode se envolver corpo a corpo com o Titã Louco, mas também é certo que não aguentaria muito tempo.
A supervelocidade do Flash deve ser completamente anulada por alguém que conta com a Joia do Tempo. Uma alternativa seria Barry Allen tentar surpreender o vilão e tentar remover a Manopla do Infinito. Funcionaria? Não, mas seria o mais próximo que a Liga da Justiça conseguiria chegar.
Durante algum tempo, é certo, Thanos poderia ser rendido com a ajuda do Laço da Verdade. Isso ajudaria o Flash ou o Super-Homem na tentativa de remover a Manopla. Tudo isso, ainda assim, pareceria bastante impossível.
Claro que, em algum universo paralelo onde esse filme fosse realmente acontecer, tudo dependeria dos roteiristas. Nas fórmulas clássicas do cinema, a situação não pode ser resolvida de forma fácil. Entre o início e o fim desse filme, muito drama ainda deveria acontecer. Sem emoção, um filme não se vende.
Veredicto final: o Thanos em posse de cinco Joias do Infinito não seria vencido pela Liga da Justiça. Com as seis, obviamente, bastaria um estalar de dedos. Mas uma coisa também é certa: na sequência, ‘Liga da Justiça: Ultimato’, é claro que os heróis da DC conseguiriam virar o jogo. Se os Vingadores conseguem, a Liga também consegue.
Seja o primeiro a comentar