A mãe de Wolverine ainda pode estar viva! E pode estar precisando da ajuda de Logan

Andre Cananea

A mãe de Wolverine ainda pode estar viva! E pode estar precisando da ajuda de Logan

Por Felipe Mennucci

Na oitava edição da atual série de Wolverine (2024), publicada em abril de 2025 nos EUA, os fãs foram presenteados com uma HQ com o dobro de páginas e com três histórias. Tudo em homenagem ao fato de que aquela edição representava a HQ de número 400 das aventuras solo do personagem (considerando a soma de todas as edições das revistas solo de Wolverine publicadas desde a década de 1980).

A primeira história mostrava a conclusão do mais novo confronto entre Logan e Romulus, um misterioso mutante que manipulou a vida de Wolverine durante décadas e que esteve por trás da maioria das diversas tragédias da vida do mutante canadense.

A segunda história mostrava Logan ajudando um adolescente que se transformou em Wendigo a recuperar sua forma humana. Ao final da narrativa, Wolverine está descansando num hotel, até que recebe uma carta de uma pessoa pedindo sua ajuda.

A remetente da carta (escrita à mão em papel antigo e em uma letra elegante), chama o mutante canadense pelo verdadeiro nome (James), e diz que embora não mereça, precisa da ajuda dele.

A autora da carta faz referência ao tratamento horrível que ela dispensou a James ao longo dos anos, mas alerta que os inimigos da família dela (e de James) estão se aproximando, e que ela não conseguirá detê-los sozinha. Ao final, a carta está assinada sob o nome de Elizabeth Howlett, a mãe de Logan.

A história continua em Wolverine #9, publicada em maio, e começa com Logan remoendo os últimos acontecimentos num bar, enquanto um caipira americano fica despejando ofensas racistas a mutantes em geral.

Ao sair do bar, Wolverine é interceptado por vários soldados do Departamento H. O mutante canadense nocauteia todos eles sem usar as garras, e em seguida parte para a antiga mansão da família Howlett, a fim de começar a encontrar respostas para o que está acontecendo.

Ao chegar nos jardins da mansão, ele é atacado por uma dupla de assassinos mutantes, Arpão e Vertigo, que antigamente pertenciam ao grupo conhecido como Carrascos, e que serviam ao Sr. Sinistro. Wolverine derruba os dois, e sente o cheiro de seu conhecido arqui-inimigo, Dentes-de-Sabre. A história termina com Wolverine se preparando para entrar na mansão dos Howlett.

A Origem da Mãe de Wolverine

Elizabeth Hudson Howlett foi inicialmente introduzida na minissérie Origem (2001). Ela era uma mulher reclusa e amargurada, e que demonstrava pouco ou nenhum carinho pelo filho, James.

Na minissérie, descobrimos que James tinha um irmão mais velho chamado John, e é provável que esse irmão também fosse mutante. Além disso, é revelado que James é na verdade filho de Elizabeth e de Thomas Logan, um homem violento que trabalhava como jardineiro na propriedade dos Howlett. É curioso notar que Thomas tem outro filho, chamado de Cão Logan, mas Cão não é mutante, o que pode indicar que os genes mutantes de James vieram da mãe.

James acaba matando Thomas de maneira meio acidental quando ele invade a casa dos Howlett, com o objetivo de raptar Elizabeth e de matar John Howlett Sr. (o padrasto de James, e para todos os efeitos, o pai de fato de Wolverine).É aqui que Wolverine libera suas garras pela primeira vez.

Elizabeth então expulsa James da mansão, e aparentemente morre por suicídio ao disparar uma bala de espingarda na cabeça. Porém, essa cena nunca foi inteiramente mostrada em Origem, de forma que não ficamos de fato sabendo se ela morreu ou não. Ademais, se Elizabeth for uma mutante com os mesmos poderes que o filho, não seria uma surpresa ela ter sobrevivido tantos anos.

Também vale destacar que a família Hudson, da qual Elizabeth pertence, é uma dinastia bilionária que possui vínculos com o Projeto Arma X e com o vilão Romulus. O próprio Romulus chegou a dizer que ele é um descendente da família de Wolverine, e apesar da afirmação poder ser uma mentira, é impossível não notar as similaridades nas aparências dos dois.

Esse arco também abre a possibilidade de explorar um tema raramente visto nos quadrinhos de Wolverine: o do relacionamento dele com a mãe. Sabemos que Logan nutre um ódio profundo do pai biológico, mas e quanto à mãe? O arco atual parece indicar que Logan realmente se importa com Elizabeth, apesar de tudo que aconteceu.

Wolverine (2024) é escrita por Saladin Ahmed e tem previsão para começar a ser publicada no Brasil pela Panini em julho de 2025.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA