Por André Luiz Fernandes
Muito antes da criação do MCU e de qualquer tentativa de trazer algo relacionado ao Quarteto Fantástico para o cinema, Quentin Tarantino quase dirigiu um filme do Surfista Prateado. O personagem, conhecido como o mais famoso arauto de Galactus, é um dos favoritos do diretor, que inclui pequenas homenagens e referências a ele em várias de suas obras.
Era 1992 e o mundo acabava de ser apresentado ao estilo Tarantino de se fazer filmes com Cães de Aluguel, sua estreia na indústria. Enquanto ainda pensava em um segundo projeto, o excêntrico cineasta criou um roteiro do Surfista Prateado por conta própria, antes de entrar em contato com uma produtora de filmes da Alemanha.
O texto era recheado de diálogos longos e era composto por impressionantes 500 páginas, cheias de tudo o que se espera de Quentin Tarantino. O Surfista Prateado é um personagem reflexivo, pacifista, mas capaz de grande poder de destruição se necessário, então não é difícil imaginar o caminho tomado pelo cineasta em sua narrativa. Certamente teríamos o primeiro filme de super-heróis +18 e uma alta demanda por trabalho em CGI, dada a época.
De início, a produtora alemã aceitou o desafio, mas foi justamente o CGI que inviabilizou o projeto. O custo ficaria alto demais e o resultado poderia não ser tão satisfatório, devido às limitações tecnológicas daqueles tempos. Foi sugerido que Norrin Radd passasse a maior parte do tempo em sua forma humana, o que tiraria muito do brilho da obra.
Tarantino continuaria com sua filmografia e admiração pelo Surfista Prateado até 1995, quando reescreveu o roteiro de Maré Vermelha. Lá, o cineasta fez questão de incluir um diálogo sobre o herói entre os personagens de Denzel Washington e Danny Nucci, dois militares a bordo de um submarino de guerra. Atualmente, Quentin tira um período de descanso antes de fazer seu décimo filme, que promete ser o último da carreira.
Já o Surfista Prateado fez sua estreia nos cinemas só em 2007, no segundo filme do Quarteto Fantástico pela Fox. Uma versão diferente do personagem, cuja identidade é Shalla-Bal, uma mulher, esteve em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, lançamento já do MCU, em 2025.
Seja o primeiro a comentar