“A AbleGamers mudou minha vida”. Foi assim que o influenciador Gabriel Machado, mais conhecido como Machadinho, resumiu a importância da ONG para sua trajetória como criador de conteúdo. Presente no sábado (20), na 9ª edição do AbleGamersBR, ele destacou como a iniciativa tem ampliado as possibilidades para jogadores com deficiência no Brasil.

Machadinho (Foto: Valentina Camargo/Ei Nerd)
Machadinho contou que, graças ao apoio da instituição, hoje consegue jogar em diferentes consoles com controles adaptados, desde Nintendo Switch até Xbox e Playstation:
É muito bom esse evento porque é uma causa muito nobre, né? De cada vez mais estar trazendo pessoas com deficiência pro cenário de games, que é um cenário completamente inclusivo. Eu fico muito feliz de fazer parte disso tudo e de ter sido convidado pra participar desse evento maravilhoso.
O que rolou no evento
O AbleGamersBR 2025, maior evento de acessibilidade em games do país, reuniu a comunidade gamer em formato híbrido, com transmissão ao vivo na Twitch e no YouTube, além de atividades presenciais na Login House eXP, em São Paulo.
Além de conscientizar sobre a importância da acessibilidade nos jogos, o encontro também arrecadou fundos para as ações da ONG junto à comunidade. As doações, realizadas via Catarse, garantiram recompensas como camisetas, jogos, componentes de PC e itens exclusivos.
Patch de acessibilidade permanente

(Foto: Valentina Camargo/Ei Nerd)
Um dos pontos altos foi a adaptação definitiva da Login House eXP, que recebeu um verdadeiro “patch de acessibilidade”. O espaço agora conta com mapas táteis, audiodescrição, atendimento em Libras via ICOM, staff treinado para atender pessoas neurodivergentes e ferramentas de suporte, como abafadores de ruído customizados e fidgets.
Além disso, o bar disponibiliza controles adaptados de PS5 e empréstimo de cadeira de rodas, tornando-se o bar mais acessível do Brasil e um dos mais acessíveis do mundo.
Inclusão dentro e fora das telas
Com depoimentos emocionantes como o de Machadinho e um legado permanente no espaço físico, o AbleGamersBR 2025 mostrou que inclusão e diversão podem – e devem – caminhar juntas, transformando a experiência gamer para todos.
Seja o primeiro a comentar