Por Felipe Mennucci
A edição começa com dois líderes políticos de nações fictícias discutindo os termos de um tratado de paz. Porém, a reunião é interrompida quando Bane entra na sala.
O vilão diz que ficou exaltado quando soube sobre o acordo de paz entre os dois países. Ele então faz uma espécie de contraoferta ao dizer que também ficou deprimido ao saber que um dos líderes políticos acabou traindo e matando o outro. Ele termina perguntando qual dos líderes foi o traidor.
Um deles acaba aceitando o acordo, e Bane literalmente esmaga a cabeça do outro. O vilão então dá um pequeno discurso sobre a inutilidade da paz, fazendo citações a um monarca do Império Acadiano. Por fim, ele recebe uma chamada dizendo que sua presença é necessária em Gotham.
Essa introdução mostra um Bane ainda maior fisicamente do que na sua versão original (e ele ainda nem injetou a droga Veneno no próprio corpo), além de também destacar a capacidade intelectual do personagem. Ele é extremamente intimidador, e demonstra estar sempre controlado e calmo.
Caçada em Gotham City
Um Homem-Morcego furioso passa a espancar cada criminoso de Gotham em busca de informações sobre o paradeiro do seu amigo. Eventualmente, Batman pede a ajuda de Barbara Gordon (que no Universo Absolute é uma das poucas policiais honestas da cidade). Ela vai atrás de informações, e revela que Waylon está em algum lugar do Ark M.
O herói então une-se a Alfred Pennyworth (que aqui é um agente do MI6) e aos seus amigos de infância (Oswald Cobblepot, Edward Nygma e Harvey Dent) para bolar um plano de resgate.
Uma Bat-Família de vilões?
Essas cenas marcam o início da formação de uma nova Bat-Família, que é em sua maioria composta por personagens que na cronologia oficial são inimigos clássicos do Homem-Morcego.
Também temos um rápido flashback, que detalha um pouco mais da amizade entre Bruce e Waylon Jones, além de introduzir uma nova versão de Selina Kyle.
Depois, o herói adentra Ark M, e acaba se deparando com Bane. Os dois iniciam uma luta breve, porém memorável. Com enorme facilidade, Bane inutiliza os braços e pernas do Batman, enquanto faz comentários sobre as habilidades de artes marciais do seu oponente. Ao final, ele acaba injetando Veneno no corpo, e vira uma verdadeira abominação.
A edição termina com Bane levando o Homem-Morcego para algum tipo de “cirurgia”.
Batman genuinamente amedrontado
Vale destacar que essa é primeira vez na série que vemos um Batman genuinamente amedrontado, diante de um oponente que, pelo menos por enquanto, é claramente seu superior.
A série continua sendo um dos melhores quadrinhos do Batman na atualidade, sendo uma ótima e acessível reinterpretação do universo do Homem-Morcego.
Absolute Batman #9 tem roteiros de Scott Snyder e desenhos de Nick Dragotta. A edição foi publicada nos EUA em 11 de junho de 2025.
Seja o primeiro a comentar