Por André Luiz Fernandes
Dentre a vasta e variada galeria de vilões do Batman, um dos destaques é Bane, a união perfeita entre músculos e inteligência. Conhecido por ter “quebrado o morcego” e colocado a carreira de Bruce Wayne como herói em risco, o grandalhão também aparece no universo Absolute DC, mas ganha uma nova origem, não menos trágica.
Em Absolute Batman #11, escrita por Scott Snyder e ilustrada por Clay Mann, descobrimos que Alfred Pennyworth conhece Bane há muito tempo. É o mordomo que conta a Bruce Wayne sua história de origem, marcada por muitos confrontos e tragédias, na clássica ilha de Santa Prisca, de onde o vilão também vem no universo DC principal.
A diferença é que no mundo de Absolute DC, Bane é o filho de um líder revolucionário que luta pela liberdade de Santa Prisca. Ele nasceu em meio ao conflito com tropas estrangeiras que querem dominar o país caribenho e estava destinado a assumir a liderança no lugar do pai, algo que já vinha na família há muito tempo.
Mas após tomarem a capital da ilha, a investida dos guerrilheiros foi esmagada, Bane foi preso e a partir dos traumas de ver seus parentes e companheiros mortos em batalha, se tornou o monstro que todos conhecem – em uma versão ainda maior e mais musculosa do que o do universo principal da DC, que já é enorme.
A máscara usada por Bane também foi ressignificada: ela é inspirada na bandeira dos guerrilheiros do grupo Cielos Libres, de seu pai, que consistia em um pássaro quetzal branco voando sobre um fundo preto. A ave em questão era conhecida por não sobreviver em cativeiro, tendo que ser mantida livre na natureza, um símbolo do que os revolucionários de Santa Prisca acreditavam.
A origem de Bane
No universo principal da DC, Bane também é um nativo de Santa Prisca, mas viveu lá em condições bem menos nobres. O menino nasceu no presídio de Peña Duro e foi forçado a cumprir a pena de seu pai, que havia morrido. Dessa forma, o jovem passou a treinar sua mente e seu corpo para sobreviver ao ambiente extremamente hostil e se tornou uma grande ameaça quando conseguiu sair.
Ambas as versões têm sua força derivada de uma droga chamada apenas de “Veneno”, que é frequentemente injetada na corrente sanguínea de Bane através de um sistema de tubos e equipamentos. Além de ter uma força descomunal, o vilão também é um grande estrategista e um dos maiores problemas que o Batman tem a enfrentar.
Seja o primeiro a comentar