Academia considera nova categoria para premiar dublês no Oscar

Melo

Academia considera nova categoria para premiar dublês no Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está cogitando a possibilidade de introduzir um novo Oscar para reconhecer os dublês, afirmou o CEO da instituição, Bill Kramer.

Uma campanha pelo prêmio de Melhor Dublê no Oscar está em andamento há vários anos, com dublês protestando do lado de fora da cerimônia em 2016.

O movimento ganhou força nos últimos meses, com Ryan Gosling acrescentando sua voz após interpretar o dublê batalhador Colt Seavers em O Dublê.

“Este filme é apenas uma grande campanha para conseguir uma categoria de Oscar para os dublês”, brincou Gosling na estreia. “Nós somos o rosto desses filmes, mas as equipes realmente fazem os filmes, e isso é uma carta de amor para eles”.

Em uma nova entrevista à revista Empire, o CEO da Academia, Bill Kramer, revelou que a organização está levando o apelo a sério.

“Estamos conversando com membros da comunidade de dublês que são membros da Academia sobre a possibilidade disso”, disse ele.

“Adicionamos um novo prêmio que será lançado em dois anos para Diretores de Elenco, então estamos sempre abertos a essas discussões”.

A presidente da Academia, Janet Yang, acrescentou que a organização está em um período de mudança. “A Academia é como um organismo vivo e respiratório“, disse.

“Nós ouvimos nossos membros, e se houver um apoio realmente forte e houver mecanismos completos sobre como promover a causa, e eles estiverem interessados… Isso é o que aconteceu com o Casting. Criamos novos ramos ao longo das décadas. Então ela evolui, e ela evolui com a mudança da indústria”.

Dublês batalham por reconhecimento

Em 2016, manifestantes entregaram uma petição online assinada por mais de 46.000 pessoas à então presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, pedindo um maior reconhecimento para os dublês.

“Eles são aqueles que literalmente colocam suas vidas em risco pela glória de conseguir aquela tomada emocionante e impressionante”, dizia a petição.

“Essas são as tomadas que são usadas para promover os filmes, levando as pessoas às bilheterias para ver essas sequências de ação cuidadosamente elaboradas. Se você já se divertiu com um filme, prendeu a respiração durante um salto impossível de um prédio, ficou emocionado com uma perseguição em alta velocidade ou se agarrou à borda da cadeira quando o bem e o mal lutaram na tela grande, então por favor assine”.

Jeff Wolfe, coordenador de dublês vencedor do Emmy e presidente da Associação de Dublês de Filmes, disse em um comunicado na época: “Por quase 90 anos, a Academia de Cinema tem discriminado descaradamente os dublês e sua contribuição para a mídia que todos amamos e literalmente sangramos por ela”.

“Aqui não há linhas de cor ou de gênero. Dublês de todas as origens são afetados pelo desrespeito à sua contribuição significativa para os filmes que assistimos. Afinal, o que seriam a maioria dos filmes sem a ação?”.

Velozes e Furiosos: produtores são condenados por acidente grave de dublê

Fonte: Independent

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA