Por André Luiz Fernandes
Contrariando as probabilidades, Ozzy Osbourne morreu aos 76 anos, pouco mais de duas semanas após se despedir dos palcos com sua banda solo e também com o Black Sabbath, grupo que lançou as bases para o heavy metal. O “Madman” era um gigante da música, mas também se tornou um ícone da cultura pop ao longo das décadas.
Depois de ter feito parte da história nos anos 70, as loucuras de Ozzy – que incluem a mordida acidental em um morcego jogado no palco – tornaram sua figura extremamente conhecida. Nos dois períodos, o cantor marcou a cultura pop como poucos e seu rosto e voz estão presentes nas mais diversas mídias. Confira alguns exemplos:
The Osbournes
Hoje, reality shows mostrando a vida de celebridades são comuns, mas não era assim no início do século. Entre 2002 e 2005, foi ao ar a série The Osbournes, que mostrava a rotina de Ozzy, sua esposa e empresária, Sharon, e dois dos filhos do artista, Jack e Kelly. Entre brigas, momentos engraçados e emocionantes, o cantor, já consagrado por criar todo um gênero musical, também criou um gênero televisivo.
Os Simpsons e South Park
Como basicamente toda celebridade importante, Ozzy fez “participações” em Os Simpsons e também em South Park. No primeiro, ele aparece mordendo uma estátua do Grammy, em clara referência ao episódio do morcego, além de ser citado várias outras vezes, inclusive em quadrinhos. Já em South Park, o Madman aparece em um show beneficente para arrecadar fundos para o Chef e acaba mordendo a cabeça de Kenny. Em outro episódio, Stan assiste The Osbournes.
Cartoon do Black Sabbath
Ainda no segmento animação, Ozzy e o Black Sabbath ganharam um desenho animado no estilo cartoon. Embora tenha sido produzido nos anos 2000, para o programa Saturday Night Live, o episódio é ambientado em 1974 e segue a estética e estilo de antigos cartoons dos Beatles nos anos 60. Como não poderia deixar de ser, a maioria das piadas é para maiores de 18 anos, mas a animação segue disponível no canal do Black Sabbath no YouTube.
Super Ozzy?
Ozzy também marcou presença nos quadrinhos. O cantor foi protagonista de uma HQ da Rock It Comics em 1993 e voltou a aparecer em 2015, pela Bluewater Comics, em quadrinhos que contavam a história de sua vida com passagens fantásticas. O último álbum de estúdio do Madman, Patient Number 9 (2022) também foi acompanhado de uma HQ assinada por Todd McFarlane, que ainda desenhou uma variação da capa do disco.
Em 2021, a DC lançou uma série de capas com bandas de metal para sua série Dark Nights: Death Metal. Ozzy foi um dos homenageados ao lado de Megadeth, Ghost, Lacuna Coil, Opeth, Dream Theater, e os brasileiros do Sepultura.
Ozzy no cinema
É claro que uma figura como essa não ficaria longe do cinema. A estreia de Ozzy em Hollywood aconteceu em 1986, no filme Trick or Treat, que saiu no Brasil com dois títulos (ambos questionáveis): O Rock do Dia das Bruxas e Heavy Metal do Horror. Ironicamente, o vocalista interpreta um pastor evangélico no longa, que também conta com outra lenda do rock: o baixista e vocalista Gene Simmons, do Kiss.
Outras aparições de Ozzy em filmes incluem Um Diabo Diferente (2000), Austin Powers em O Homem do Membro de Ouro (2002) e o remake de Caça-Fantasmas (2016), sempre interpretando a si próprio. O cantor também é lembrado pela canção “Iron Man”, do Black Sabbath, que foi lançada em 1970 no álbum Paranoid, mas serviu como encerramento do primeiro filme do Homem de Ferro (2008), o início do MCU.
Seja o primeiro a comentar