O anime Dragon Ball DAIMA chegou ao fim, deixando algumas questões em aberto e um possível gancho para o futuro.
No entanto, uma dúvida tem sido frequente entre os fãs: a série faz parte da cronologia oficial e está ligada a Dragon Ball Super?
A resposta mais provável é não. Mesmo com a forte participação de Akira Toriyama no projeto, DAIMA nunca teve a intenção de se conectar diretamente com Dragon Ball Super.
A trama resgata o estilo clássico da franquia, sem grandes amarras com a linha do tempo ou com outras produções. Esse tom mais leve pode ter sido um dos fatores que motivaram Toriyama a se envolver tão ativamente na produção da série.
Assim como ocorreu com diversos filmes da era Dragon Ball Z, DAIMA não precisa seguir uma continuidade rígida. O universo de Dragon Ball sempre foi expansivo e aberto a novas histórias, sem necessidade de conexões diretas com o enredo principal.
Dragon Ball DAIMA pode se conectar à Dragon Ball Super?
Do ponto de vista narrativo, a resposta também é negativa. Desde o início da série, vários elementos impedem que DAIMA se encaixe na cronologia de Dragon Ball Super.
Um exemplo claro está em Kibito e Shin, que, em Dragon Ball Super, se separaram ao fim da Saga Bills, utilizando as Esferas do Dragão de Namekusei.

Kibito e Shin se separam (Dragon Ball Super – Mangá, Capitulo 04)
Além disso, no episódio final de DAIMA, Goku sugere que alcançou o Super Saiyajin 4 através de treinamento, após a batalha contra Majin Boo.
Isso indica que a transformação não surgiu durante a trama, o que dificulta ainda mais sua introdução em Dragon Ball Super, já que essa forma jamais foi mencionada ao longo da série.

Dragon Ball Daima – Episódio 20
Uma homenagem ao legado de Akira Toriyama
No fim das contas, DAIMA deve ser encarado como uma aventura independente, sem compromisso com a continuidade da franquia.
Mais do que uma conexão com Dragon Ball Super, a série representa o último projeto de Akira Toriyama em vida, um verdadeiro presente para os fãs e uma homenagem ao universo que ele construiu.





Seja o primeiro a comentar