Por André Luiz Fernandes
A minissérie Olhos de Wakanda, disponível no Disney+, aprofunda a história do país do Pantera Negra de forma nunca antes vista. No entanto, o fato de ser uma animação e não trazer conexões diretas com a história principal do MCU, coloca muitos fãs em dúvida: afinal, a série faz parte ou não da linha do tempo principal?
Ao contrário de outras animações da Marvel, como X-Men ’97, What If…?! e similares, Olhos de Wakanda acontece no MCU, em sua realidade principal. A diferença é que as histórias contadas nos quatro episódios da saga se passam nos tempos antigos, o que dificulta qualquer conexão com os tempos atuais, até mesmo com a história moderna do Pantera Negra.
Talvez o único elemento que faz alguma ligação seja o machado de Vibranium recuperado em um dos episódios. Este é o mesmo machado cujo roubo deu origem ao conflito entre T’Challa e Erik Killmonger, que presenciamos no primeiro filme do herói. Fora isso, nenhum dos artefatos feitos do metal valioso e nenhum outro detalhe fazem alusão ao MCU moderno.
Como um segundo “aceno” ao MCU principal, vale citar a presença de Jorani, o Punho de Ferro dos anos 1400 e antecessora de Danny Rand, o titular mais conhecido da Marvel. A Arma Imortal de K’un-Lun já teve sua série na Netflix e desde que esse material foi considerado canônico, o personagem está oficialmente integrado ao MCU.
A série mostra detalhes desconhecidos até então sobre a história de Wakanda. Em dado momento, é revelado que deixar o país era considerado um dos piores crimes, já que a nação africana se manteve isolada do mundo por milênios. E não era para menos – há centenas de anos, Wakanda já contava com hologramas, aeronaves, veículos e todo o tipo de tecnologia, sempre relacionada ao Vibranium.
Os quatro episódios da animação Olhos de Wakanda já se encontram disponíveis na plataforma de streaming do Disney+. Todd Harris é o showrunner, com Ryan Coogler, diretor dos filmes do Pantera Negra, participando da criação.






Seja o primeiro a comentar