Todos já sabemos que Pantera Negra já é um grande sucesso de público e crítica e já está perto de arrecadar US$ 1 bilhão em bilheteria. Mas dessa vez, vamos falar de um dos aspectos mais legais do filme: o traje do herói, que é feito de Vibranium, metal que é encontrado apenas em sua terra natal, Wakanda, que é capaz de absorver qualquer energia cinética ou vibratória.
Só que isso deixou alguns fãs, especialmente aqueles mais casuais, com a pulga atrás da orelha. Afinal, qual metal do Universo Marvel é o mais forte: o Vibranium, do traje do Pantera Negra e do escudo do Capitão América, ou o Adamantium, presente nas garras do Wolverine?
Para podermos discutir o assunto, precisamos dizer que, primeiramente, existem dois tipos de Vibranium, que possuem características distintas.
[irp posts=”52402″ name=”Traje do Pantera Negra é mais hi-tech do que a armadura de Tony Stark?”]
O primeiro metal a receber o nome de Vibranium apareceu na edição #13 do quadrinho do Demolidor, e foi encontrado na Terra Selvagem, que fica na Antártica. Essa versão é encontrada apenas nesse local. Mas pouco tempo depois, na HQ do Quarteto Fantástico, conhecemos a variedade de Wakanda.
E é essa versão do metal que conhecemos no filme do Pantera Negra que ficou definitivamente conhecida como “Vibranium”, enquanto que aquela da Terra Selvagem ganhou a alcunha de “Antimetal.”
Já o também famoso Adamantium foi apresentado na edição #66 de Vingadores. Aqui, já podemos te adiantar que ele é o mais metal mais durável de todo o Universo Marvel, mais que o próprio Vibranium. Existem alguns argumentos que sustentam esse fato, e um deles tem relação com o escudo do Capitão América, que é feito com uma liga de Vibranium.
E se prepare, pois a história que será apresentada agora é um pouco confusa. Portanto, preste atenção.
O metal do escudo do Capitão América
Nesse momento, você já deve estar se perguntando: o escudo do Capitão não era feito do metal mais poderoso?
Bem, quando o escudo do herói foi apresentado pela primeira vez, os escritores Jack Kirby e Joe Simon não o consideraram indestrutível. Ele era apenas um escudo bacana para ajudar Steve em suas lutas. Posteriormente, Kirby, acompanhado de Stan Lee, trouxeram o Capitão de volta para o Universo Marvel em 1964, e afirmaram que o objeto poderia ser, sim, quebrado. Em um momento, chegaram a dizer que ele era apenas feito de um certo metal, sem especificações.
Em seus primeiros anos, o escudo do Capitão América era forte, mas nem tanto assim. Ele já chegou a ser destruído algumas vezes nos quadrinhos dos Vingadores, por exemplo.
Apenas em 1967, na edição #93 de Tales of Supense, que Lee e Kirby decidiram que o escudo do Capitão América era indestrutível. E para não aparentar se tratar de uma falha de narrativa, a dupla decidiu que os demais escudos eram apenas versões inferiores.
Só que tudo isso causou alguns problemas, já que o escudo do Capitão América surgiu antes do Adamantium.
Para isso, a história do Universo Marvel pensou em uma solução. Algo inexplicável ocorreu quando o governo decidiu misturar o Vibranium com outros metais, resultando no surgimento de outra substância. Por anos, ela recebeu o nome de Proto-Adamantium (recebeu esse nome por ainda não se tratar, tecnicamente, do Adamantium) e começou a ser utilizada no escudo. Mas, claro, foi o suficiente para inspirar a criação da versão real do valioso metal.
E essa versão logo se tornou o metal mais forte entre os dois. E isso tudo explica o motivo do escudo ser feito de uma liga criada entre o Vibranium e o Adamantium.
[irp posts=”51530″ name=”Wolverine irá voltar à vida no Universo Marvel dos quadrinhos”]
Já o Adamantium real foi criado após o experimento que resultou no escudo não conseguir ser replicado da mesma forma. E para deixar tudo ainda mais confuso, um cientista japonês criou uma forma de ligar o metal aos ossos humanos (que foi utilizado no Wolverine) ainda na 2ª Guerra Mundial, o que não faz sentido algum, já que ele só foi inventado alguns anos depois. Será que a ideia foi apenas esquecida e depois roubada? Não temos certeza.
A versão verdadeira do metal é extremamente rara e pouco apareceu nos quadrinhos. O que nós vemos, na realidade, é o chamado Adamantium Secundário, uma opção um pouco menos durável do metal. A Marvel teve de fazer isso por conta de histórias, que se tornaram inexplicáveis, nas quais o Adamantium acabou sendo destruído com certa facilidade.
Agora, enfim, vamos falar das famosas garras do Wolverine. Vamos nos relembrar do processo que poderia ligar o Adamantium aos ossos de um ser humano, citado anteriormente. Isso resultou em outra forma do metal, chamado de Adamantium Beta. Então, essa versão das garras e ossos de Logan ainda não se trata da “verdadeira”, como muitos imaginavam.
Sim, você já deve ter percebido que, de fato, a história é muito confusa e ainda tem algumas pontas soltas. Mas se é para dar um veredito, o Adamantium é mais forte que o Vibranium. O metal do traje do Pantera Negra pode ser considerado no mesmo nível do Adamantium Secundário, mas claro, ele ainda é fascinante e extraordinário dentro do Universo Marvel.
Fonte: CBR
Seja o primeiro a comentar