Afinal, qual o interesse do Doutor Destino em Franklin Richards?

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

Afinal, qual o interesse do Doutor Destino em Franklin Richards?
Crédito da imagem: Marvel Studios

Em uma das cenas pós créditos de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, descobrimos que Galactus não é a única força interessada em Franklin Richards, o filho de Sue Storm e Reed Richards. O Doutor Destino em pessoa aparece para pegar o menino, mas o que Victor von Doom pode querer com a criança?

Essa pergunta é fácil de ser respondida se levarmos em conta as habilidades do pequeno Franklin. No filme, ele dá uma amostra desses poderes ao trazer sua mãe de volta a vida, mas o garoto pode fazer muito mais do que isso. Nos quadrinhos, ele é um mutante com poderes de manipulação da realidade, capaz de destruir e criar universos inteiros.

A lista de poderes continua com telepatia, telecinese, alteração de matéria, projeção astral, leitura e manipulação de pensamentos, entre outras. Franklin Richards é simplesmente um dos seres mais poderosos do multiverso da Marvel e é por isso que o Doutor Destino o quer como aliado, provavelmente já pensando no confronto que vem por aí.

E há pelo menos duas possíveis grandes razões para o interesse de von Doom em Franklin, uma menor e uma maior:

A menor: a face do Destino

A máscara que o Doutor Destino usa está lá para esconder seu rosto desfigurado. Victor von Doom sofreu um acidente por um equipamento movido a magia no qual ele trabalhava ao lado de Reed Richards. A máquina, que em algumas versões funcionava como um portal, explodiu e mudou a aparência do vilão para sempre. Esse é um de seus grandes ressentimentos em relação ao Senhor Fantástico.

No MCU, o rosto do Doutor Destino também é um detalhe importante, já que sabemos que por trás da máscara estará Robert Downey Jr., o mesmo ator que deu vida ao Homem de Ferro na Saga do Infinito. Os diretores de Vingadores: Destino e Vingadores: Guerras Secretas, Anthony e Joe Russo, já confirmaram que haverá uma relação entre von Doom e Tony Stark, e muita gente acredita que o Doutor Destino é apenas uma variante maligna do herói de outra realidade.

A teoria aqui diz que o Doutor Destino está desfigurado e precisará dos poderes de Franklin Richards para reparar seu rosto. A arrogância conhecida do personagem pode fazer com que ele demande ter a face de um verdadeiro herói, uma pessoa amada por todos, e isso fará com que ele tenha a “lata” de Stark. É um detalhe menor, mas a aparência é uma questão importante para Victor von Doom e não dá para descartar essa possibilidade. Mas ela não é a única.

A maior: o Homem-Molecular

Nos dois arcos dos quadrinhos batizados como Guerras Secretas, o Homem-Molecular é um personagem importante. Owen Reece tem o poder de manipular matéria a nível atômico, conseguido depois de um acidente em um reator nuclear. Na HQ de 1984, o Doutor Destino o usa como seu braço direito, utilizando seus poderes para seu próprio benefício, até que Reece percebe o plano e se volta contra o soberano da Latvéria.

Já em 2015, o Doutor Destino, o Homem-Molecular e o Doutor Estranho estão tentando parar as Incursões. O trio derrotou uma raça de seres extradimensionais conhecidos como Beyonders, que planejaram o acontecimento de 1984, querendo usar Reece como uma espécie de bomba capaz de destruir o universo Marvel.

Desta vez foi diferente: derrotados, os Beyonders perderam seus poderes, que foram passados ao Homem-Molecular, e dele ao Doutor Destino, que recriou o mundo e se proclamou Deus Imperador Destino, tendo o Doutor Estranho como seu auxiliar e mantendo Owen Reece preso. Quando o vilão finalmente foi derrotado – e não foi nada fácil – Reed Richards, seu filho Franklin e o Homem-Molecular recriaram o multiverso.

No MCU, tudo indica que Franklin Richards terá o papel do Homem-Molecular, além do seu próprio. Ele pode ser a força que o Doutor Destino precisa para assumir o controle do multiverso – e de certa forma, acabar com as Incursões – e depois da derrocada de von Doom, o menino também será o responsável por recriar, ou rebootar, o Universo Cinematográfico Marvel.

Há ainda a possibilidade de que Franklin tenha a mesma função de Owen Reece como condutor de um poder ainda maior, ainda não mostrado, os Beyonders. De qualquer forma, esse é um motivo muito maior e mais importante para que o Doutor Destino tenha interesse no filho de Sue Storm e Reed Richards.

Saberemos os detalhes da trama em Vingadores: Destino, que chega aos cinemas em dezembro de 2026. Os Irmãos Russo dirigem e o elenco é gigante, envolvendo diversos heróis e times de personagens da Marvel, além dos X-Men dos filmes da Fox e possivelmente outros.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA