O mangá de Akira foi publicado entre 1982 e 1990, mas parece que a obra de Katsuhiro Otomo previu alguns acontecimentos do século XXI, entre eles a epidemia de Coronavírus, que tem seu epicentro na Ásia.
No ano passado, já havia sido sugerido que o mangá previu os protestos políticos em Hong Kong, ocorridos mais ou menos na metade do ano. Será que Akira previu mais alguma coisa?
[irp posts=”89565″ name=”Filme live-action de Akira pode continuar sem Taika Waititi”]
A primeira imagem sobre uma possível previsão por parte de Otomo na obra surgiu ainda em 2019, quando um quadro do mangá foi comparado a uma imagem dos protestos em Hong Kong.
No entanto, o post no Twitter que sugeria a comparação acabou ressurgindo, com uma comparação ainda mais improvável.
Em uma placa no mangá, é possível ler em uma placa uma mensagem da Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando sobre uma epidemia.
“Resposta da Organização Mundial da Saúde ao surto de doenças infecciosas é criticada”, diz o texto. Seria essa uma previsão da epidemia de Coronavírus que assola a Ásia em 2020?
Confira os quadros e suas comparações com os acontecimentos recentes:
右上にWHO云々って書いてあってちょっとゾッとした https://t.co/oqjv2g4Fu5 pic.twitter.com/qxVOp8wI3e
— pcworks@さとー (@pcworks_kidd) February 14, 2020
Sobre Akira
Akira é um dos mangás mais importantes da história do estilo. Escrito por Katsuhiro Otomo e lançado originalmente entre os anos de 1982 e 1990, ele se passa em um futuro distópico, com um clima cyberpunk e uma violência bem própria, em uma história que se tornou uma grande referência.
Na trama, acompanhamos Kaneda, o líder de uma gangue de motociclistas, que vivem em Neo-Tokyo, uma cidade que se formou das ruínas da antiga capital japonesa, destruída anos antes por uma misteriosa explosão.
Ele precisa proteger Tetsuo, seu amigo de infância que possui poderes telecinéticos e tem uma mente instável. Caso Tetsuo use seus poderes, ele pode despertar um ser misterioso conhecido apenas como Akira, que pode ter sido o responsável pela destruição da antiga Tokyo.
A obra ganhou ainda mais destaque em 1988, quando ganhou uma adaptação em filme animado. Akira foi ainda um dos primeiros mangás e animes a fazer sucesso no ocidente, sendo traduzido inicialmente para o inglês.
Desde meados de 2002, existe o projeto de um live-action baseado na obra de Katsuhiro Otomo. Atualmente, o diretor Taika Waititi está no comando do projeto, que já foi adiado inúmeras vezes e ainda não tem previsão de lançamento.
Seja o primeiro a comentar