Akira Toriyama explica natureza cânone dos filmes de Dragon Ball

Igor Miranda

Akira Toriyama explica natureza cânone dos filmes de Dragon Ball

Os fãs mais ardorosos de Dragon Ball sempre questionam a natureza cânone dos filmes da série. Afinal, eles não fizeram parte de nenhum dos mangás, que é a obra original, bem como algumas falhas de continuidade (exemplo: o filme se passa entre dois episódios do anime, mas algum personagem que aparece no longa está ausente na animação).

Em uma entrevista para a revista Daizenshuu 6 (uma espécie de enciclopédia da franquia), o criador Akira Toriyama explicou que tinha uma pequena participação nos filmes da série. “Olho o roteiro e a história que a Toei Animation envia, além de desenvolver personagens, como alterar nomes e outros detalhes”, afirmou.

Já a respeito da natureza cânone dos filmes, Toriyama deixa bem claro a sua opinião. “Eu considero os filmes como ‘histórias em uma dimensão diferente do arco principal dos mangás’. Eu sou apenas mais um membro do público nesse assunto”, disse.

Apesar de não ter um grande envolvimento com os filmes da franquia (com a exceção de Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses), Toriyama foi o responsável por desenvolver personagens como Bojack e Broly, vilões de alguns dos longas da série.

Todos os filmes de Dragon Ball

A franquia Dragon Ball conta com um total de 19 filmes lançados. Os quatro primeiros se passam durante Dragon Ball, enquanto que os demais fazem parte de Dragon Ball Z

O primeiro filme da série a ser lançado foi Dragon Ball: A Lenda de Shenlong, lançado no Japão em 1986, enquanto que o título mais recente é Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza, que estreou nos cinemas em 2015.

Os filmes apresentaram uma infinidade de vilões que acabaram se tornando famosos, em especial Broly, o Lendário Super Saiyajin, e Cooler, irmão mais velho de Freeza. Outros antagonistas conhecidos são Turles (um saiyajin muito parecido com Goku), Lord Slug, Bojack, os Androides 13,14 e 15, Janemba e Hirudegarn.

Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda

VEJA MAIS Dragon Ball
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA