Durante anos, os fãs de Dragon Ball se perguntaram o motivo de Son Gohan, inicialmente visto como o sucessor natural de Goku, ter se tornado um personagem secundário na franquia.
A resposta veio diretamente de Akira Toriyama, criador da série, que revelou que, após um tempo, ele simplesmente se cansou de Gohan.
Em uma entrevista, antigos editores de Dragon Ball — Kazuhiko Torishima, Yu Kondo e Fuyuto Takeda — trouxeram à tona os bastidores do processo criativo de Toriyama.
Segundo eles, o autor não abandonou o personagem na fase do ensino médio por causa da reação negativa dos fãs, mas sim porque ele próprio perdeu o interesse pelo personagem.
Depois da intensa Saga Cell, Toriyama procurava algo mais leve e divertido, no estilo dos primeiros dias de Dragon Ball ou até de Dr. Slump. Foi assim que surgiu o conceito do Grande Saiyaman, com Gohan tentando equilibrar sua vida escolar e heroica de uma forma bem cômica.
Porém, o trabalho com cenários escolares e personagens exigia muito tempo e dedicação, algo que Toriyama, conhecido por abandonar ideias que já não o encantavam, decidiu não continuar. Isso acabou deixando Gohan de lado na narrativa.
O que aconteceu com Gohan em Dragon Ball?
Durante anos, muitos acreditaram que a perda de destaque de Gohan foi devido à queda de popularidade, especialmente após a Saga Majin Boo, onde o personagem parecia muito mais fraco do que durante a luta contra Cell.
Contudo, Toriyama admitiu que Gohan nunca se encaixou completamente no papel de protagonista. Diferente de Goku, que vive para lutar, Gohan sempre foi um guerreiro relutante.
O filme Dragon Ball Super: Super Hero tentou trazer o personagem de volta aos holofotes, mas com a chegada de Dragon Ball Daima, parece que Gohan foi mais uma vez deixado de lado.
A grande questão que fica é: será que o personagem algum dia voltará a brilhar como na época da Saga Cell?
Fonte: Enomis
Seja o primeiro a comentar