Akira Toriyama sabotava os produtos de Dragon Ball?

Melo

Akira Toriyama sabotava os produtos de Dragon Ball?

Os editores de Dragon Ball revelaram que Akira Toriyama não facilitava o trabalho das empresas que queriam criar produtos baseados na franquia. Durante uma entrevista no podcast KosoKoso, os profissionais explicaram como a falta de planejamento do autor tornava o processo de produção de games, animes e itens licenciados caótico e imprevisível.

Com a enorme popularidade da franquia, empresas como a Bandai e desenvolvedoras de jogos buscavam sincronizar lançamentos com eventos marcantes do mangá e do anime. No entanto, Toriyama não seguia uma agenda fixa, o que frequentemente gerava problemas para os planejamentos comerciais.

“Toda semana, tínhamos reuniões com empresas como Bandai e desenvolvedores de jogos, que nos pediam para planejar lançamentos de produtos perto de momentos chave da história. Entretanto, Akira Toriyama não trabalhava com uma agenda deste tipo e frequentemente dava uma resposta vaga: ‘Eu ainda não decidi realmente todos os detalhes’, rindo.”

Essa improvisação causava grandes dificuldades, pois mudanças repentinas na história faziam com que produtos, capas e até jogos tivessem que ser ajustados de última hora.

“De repente, ele decidia mudar a direção da história, fazendo o anime, os produtos e os planos de games terem que ser ajustados rapidamente. Algumas vezes, recebíamos ligações com as pessoas em pânico, perguntando: ‘o que faremos agora?’”

Exemplo clássico: mudanças que afetavam lançamentos

Uma das maiores dificuldades ocorria quando um personagem era escolhido como destaque para uma capa ou produto, mas Toriyama mudava de ideia no último momento:

“Se um certo personagem era escolhido para a capa, a Bandai planejava lançar um colecionável baseado nele. Mas o Toriyama mudava de ideia do nada e todo o plano tinha que ser alterado.”

Isso tornava impossível coordenar lançamentos, já que a história do mangá mudava constantemente.

Dragon Ball: uma franquia difícil, mas revolucionária

Apesar dos desafios, os editores reconhecem que trabalhar com Dragon Ball foi uma experiência única:

“Algumas vezes, ficávamos em dúvida se estávamos editando o mangá ou trabalhando como desenvolvedores de jogos. Apesar das dificuldades, foi um tempo legal, ver Dragon Ball expandir em tantas direções foi incrível.”

A espontaneidade de Toriyama pode ter causado dores de cabeça para a indústria, mas também foi um dos fatores que tornou Dragon Ball uma franquia tão inovadora e imprevisível, sempre surpreendendo os fãs.

Fonte: Enomis

VEJA MAIS Anime Dragon Ball Mangá otaku
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA