Aladdin: 10 diferenças entre a animação e o live-action

Augusto Ikeda

Aladdin: 10 diferenças entre a animação e o live-action

O filme live-action de Aladdin já está em cartaz nos cinemas e foi outra animação que ganhou esse tratamento por parte da Disney, e outras adaptações já estão a caminho. Mas nem tudo foi devidamente adaptado em relação ao original: como é natural, algumas mudanças precisaram ser feitas para a nova aventura de Aladdin, Jasmine e Gênio.

Com isso em mente, confira abaixo 10 diferenças entre a animação e o live-action de Aladdin.

10) Iago é menos tagarela que na animação (e virou um “monstro”)

O vilão Jafar se tornou conhecido também por conta de Iago, seu papagaio de estimação. Na animação, nós sabemos que ele era um tagarela de primeira e falava bastante. No entanto, essa questão foi modificada para o filme live-action.

Iago ainda é muito leal a Jafar, com a diferença de que ele conversava pouco e suas falas se limitavam a algumas repetições. No fundo, se olharmos bem, Iago acabou se transformando em um papagaio comum.

Além disso, sabemos que na animação, Jafar se transformou em uma enorme serpente após se tornar o maior feiticeiro do mundo. Já no live action, ele optou por justamente transformar Iago em um pássaro enorme para perseguir Aladdin e Abu.

9) Sem o Escaravelho Dourado

Um dos momentos mais marcantes da animação é quando Jafar junta as duas metades do Escaravelho Dourado. Ele voa pelo deserto e invoca a Caverna das Maravilhas a partir da areia, que tem o formato de uma cabeça de tigre.

[irp posts=”73572″ name=”Will Smith usou referências de Um Maluco no Pedaço no Gênio de Aladdin”]

Já no filme live-action, o Escaravelho Dourado não existe. Além disso, a icônica entrada da caverna é uma formação rochosa, o que dá a entender que qualquer cidadão de Agrabah pode entrar no local, desde que saiba sua localização exata.

8) Uma Princesa Jasmine diferente e empoderada

Na animação, a Princesa Jasmine sempre desejou ter uma vida fora do palácio e só encontrou a felicidade com a ajuda de Aladdin, o que até passou a impressão de se tratar de mais uma “donzela em perigo”. Mas isso mudou bastante para o live-action.

A Princesa Jasmine interpretada pela atriz Naomi Scott, é uma personagem mais forte e com mais personalidade. Ela não parece tão insatisfeita com sua vida no palácio e realmente tem o desejo de ver Agrabah crescer e se desenvolver. Ela até chegou a ser vista estudando alguns mapas e livros de história durante o longa.

Além disso, o Sultão determinou que Jasmine seria sua sucessora e que ela tem o poder de mudar a lei como bem entender.

7) Um Sultão mais sábio

Falando a respeito do Sultão, ele foi outro personagem que sofreu uma mudança significativa, e vamos admitir, para melhor.

Na animação, sabemos que ele era até um pouco infantil e não parecia muito preocupado em governar Agrabah. Já no live-action, ele é muito mais sábio e imponente que sua contraparte. Inclusive, aplicou algumas punições a Jafar, que foram o suficiente para transformar o vilão em uma pessoa amarga e com raiva.

6) As regras de desejos do Gênio

Na animação, o Gênio cita três restrições a respeito dos desejos que pode conceder a Aladdin: 1) Ele não pode matar ninguém, 2) Ele não pode fazer ninguém se apaixonar e 3) Não pode ressuscitar alguém que morreu.

[irp posts=”73313″ name=”Filme de Aladdin foca no poder do personagem para mudar vidas”]

Já no live-action, as regras são as mesmas, no entanto, existe uma quarta: o Gênio diz para Aladdin que ele também não pode desejar mais desejos além dos três que ele tem direito. Essa regra até foi citada na animação, mas não tinha exatamente um caráter oficial.

5) Dalia, a criada

Outra diferença um pouco gritante entre a animação e o live-action de Aladdin é que Jasmine não vive completamente solitária no palácio.

No novo filme, ela ganhou a companhia de Dalia, uma espécie de criada do palácio que ainda se apaixonou pelo Gênio em seu disfarce humano. E até que ela conseguiu ter algum destaque em alguns momentos do filme.

4) Gênio rapper

No original, o Gênio foi dublado pelo falecido Robin Williams, que é elogiado até hoje pelo trabalho feito para interpretar o cômico personagem, especialmente nas canções do filme.

Para o live-action, Will Smith foi escalado para dar vida ao personagem. E como não poderia deixar de acontecer, o ator deu alguns toques próprios na hora de interpretar o Gênio. Por exemplo, na famosa canção “Amigo Insuperável”, Smith adicionou alguns toques de hip hop, relembrando sua carreira como cantor.

3) O Tapete Mágico

Um dos grandes aliados de Aladdin em sua jornada, além do Gênio e de Abu, é o Tapete Mágico, que ele encontrou no interior da Caverna das Maravilhas e ajudou o protagonista a fugir do local. No entanto, a animação não explicou o motivo de o Tapete ter se tornado amigo de Aladdin tão rápido.

[irp posts=”73309″ name=”Com visual elogiado, Aladdin tem primeiras reações divulgadas; veja”]

Já no live-action, uma explicação até foi dada. O Tapete Mágico aceitou ser amigo de Aladdin como forma de gratidão, após ele e Abu o retirarem do meio de duas enormes rochas, dando início a uma amizade verdadeira.

2) Mudança nos planos de Jafar

Todos sabemos que Jafar tem um desejo de poder enorme, pois queria tomar o controle de Agrabah para ele. No entanto, seus planos sofreram pequenas mudanças de um filme para outro.

Na animação, após não conseguir por suas mãos na lâmpada mágica, ele tentou hipnotizar o Sultão para permitir que ele se casasse com Jasmine, algo que Aladdin impediu.

Já no live-action, Jafar não quer ser apenas o novo Sultão, pois também queria o poder para invadir um país que estava em paz com Agrabah. Além disso, mesmo após se tornar o feiticeiro mais poderoso do mundo, ele não deixou Jasmine presa como no original. Ele é um pouco menos assustador e impiedoso que sua versão animada.

1) O passeio no Tapete Mágico

Por fim, uma das cenas mais famosas da animação é quando Aladdin e Jasmine vão dar um passeio no Tapete Mágico. Na animação, eles realmente fizeram uma viagem, pois visitaram locais como as Pirâmides do Egito, o Partenon na Grécia e a Cidade Proibida na China.

Já na versão live-action de Aladdin, o passeio foi mais comedido: Aladdin e Jasmine apenas deram uma volta por Agrabah.

Fontes: Gamespot e Cinema Blend

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS aladdin Lista Listas
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA