Por André Luiz Fernandes
Terence Stamp, que nos deixou no último dia 17, ficou marcado por ter interpretado o General Zod em filmes do Superman no fim dos anos 70 e início dos 80. O que nem todo mundo sabe é que o kryptoniano não foi o único vilão da DC vivido pelo ator, que deu voz a outro antagonista em 2003, em uma animação muito querida pelos fãs da editora.
O desenho do Super Choque marcou uma geração de crianças que o assistiam na TV aberta, no início dos anos 2000. Ambientada no Universo Animado da DC, a série contava a história do adolescente Virgil Hawkins, que foi vítima de um evento que despertou poderes meta-humanos em diversos jovens na cidade de Dakota City, incluindo ele próprio, que ganhou habilidades elétricas.
Em um episódio de 2003, Hawkins aparece como voluntário em um asilo, e fica encarregado de ler antigas histórias em quadrinhos para os idosos moradores do local, especialmente Morris Grant e Dennis Dhuron. A trama revela que os velhinhos são, na verdade, um super-herói e um vilão aposentados, respectivamente o Soul Power – inspirado na cultura negra e na soul music – e o terrível Professor Ameaça.
A trama se desenrola como uma grande homenagem do desenho aos primórdios dos quadrinhos, onde tudo era mais leve e inocente sob a ótica atual, mas os desafios não eram menos perigosos. E essa homenagem faz ainda mais sentido quando notamos que a voz do Professor Ameaça/Dennis Dhuron é fornecida por Terence Stamp.
O ator entrega mais uma de suas ótimas performances antagonistas e representa uma ameaça (sem trocadilho) real para o Super Choque e o veterano Soul Power. As animações da DC sempre trouxeram grandes nomes do passado para fazer participações, como também foi o caso de Adam West, o lendário Batman dos anos 60, que retornou como o vigilante Fantasma Cinzento no desenho do Batman do Futuro, entre outros.
Já Terence Stamp, que morreu aos 87 anos, deixa um legado enorme como ator, que vai muito além do General Zod. Outros trabalhos de destaque do ator incluem o suspense O Colecionador (1965), Wall Street – Poder e Cobiça (1987), Os Jovens Pistoleiros (1988), Priscilla, a Rainha do Deserto (1994) e Star Wars: Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), onde viveu o Supremo Chanceler Valorum, além de Operação Valquíria (2008) e Noite Passada em Soho (2021), seu último trabalho.
Outra participação de Stamp relacionada à DC ocorreu em Smallville, onde interpretou a inteligência artificial que representava Jor-El, o pai do Superman. Trabalhou ainda na série His Dark Materials e nos games Halo 3 e The Elder Scrolls IV: Oblivion, entre outros.
Seja o primeiro a comentar