O Amazon Prime Video acaba de anunciar uma nova funcionalidade que promete facilitar a vida dos usuários: uma inteligência artificial (IA) capaz de gerar resumos completos de séries, sem revelar spoilers.
Chamado de “X-Ray Recaps”, o recurso foi apresentado na última segunda-feira (4) e é voltado para quem deseja relembrar ou compreender melhor temporadas inteiras, episódios ou momentos específicos de seus programas favoritos.

Divulgação/Amazon
De acordo com a Amazon, a nova ferramenta oferece resumos que se assemelham às sinopses, destacando pontos importantes da narrativa, como reviravoltas e o desenvolvimento dos personagens.
No entanto, a IA conta com mecanismos que evitam a inclusão de spoilers, garantindo que a experiência do espectador não seja prejudicada.
“A IA descreve os acontecimentos importantes de cliffhangers, arcos de personagens e outros detalhes da trama, mas com travas internas para evitar a apresentação de spoilers que podem estragar sua experiência”, explicou a Amazon.
O X-Ray Recaps é impulsionado pelo Amazon Bedrock, uma plataforma da Amazon Web Services (AWS) que utiliza modelos de IA customizados e treinados no Amazon SageMaker, uma ferramenta dedicada ao aprendizado de máquina para fins específicos.
A IA que gera os resumos realiza uma análise de diferentes segmentos dos vídeos e suas legendas, combinando o conteúdo visual com os diálogos. Isso permite que ela identifique momentos-chave, locais importantes e discussões significativas da história.
Assim como o já conhecido X-Ray, que exibe informações adicionais sobre o elenco e a trama, o X-Ray Recaps pode ser acessado a qualquer momento na página de detalhes da série ou enquanto o episódio está sendo reproduzido.
O usuário tem a opção de visualizar um resumo do episódio atual, da temporada em andamento ou até mesmo da temporada anterior.
Atualmente, o X-Ray Recaps está em fase Beta e foi disponibilizado inicialmente para usuários do Fire TV nos Estados Unidos. Segundo a Amazon, o suporte para mais dispositivos será liberado até o final do ano.
Embora a ferramenta ainda esteja restrita a alguns dispositivos e usuários, sua expansão está sendo planejada. No entanto, até o momento, a Amazon não confirmou se houver compatibilidade com o português ou outros idiomas no curto prazo.
Como esse novo recurso, o Amazon Prime Video tem uma tendência de utilizar IA para melhorar a experiência de seus assinantes, trazendo inovação para o consumo de conteúdo.
Fonte: TecMundo
Seja o primeiro a comentar