Amazonas: história e poderes das guerreiras da DC, que devem ganhar filme

Augusto Ikeda

Amazonas: história e poderes das guerreiras da DC, que devem ganhar filme

As Amazonas são guerreiras muito poderosas e recorrentes nas histórias publicadas pela DC e possuem uma ligação muito forte com a Mulher-Maravilha. Afinal, a própria heroína é uma Amazona. Elas ficaram em evidência com o lançamento do filme da personagem em 2017 e tudo indica que elas podem ganhar um filme próprio no futuro.

E afinal de contas, quem são as Amazonas da DC? Caso queira conhecer um pouco mais a respeito delas, confira abaixo uma breve história delas e os seus principais poderes nos quadrinhos da DC.

Breve história das Amazonas

Na realidade que começou após o término de Crise nas Infinitas Terras até o início de Flashpoint, as Amazonas se tratam de um grupo de guerreiras imortais que vivem na mística Ilha de Themyscira, que fica escondida dos humanos comuns. Elas foram criadas pelas deusas do Olimpo há três mil anos, com o objetivo de trazerem paz  e justiça para o planeta.

Sua principal integrante é a Mulher-Maravilha, que renunciou a sua imortalidade para poder viajar pelo planeta e acabar com as mais diversas ameaças.

A deusas do Olimpo usaram sua magia e, a partir do barro às margens de um lago na Grécia, criaram as Amazonas. Hippolyta foi a primeira das guerreiras a surgir e logo foi apontada como rainha da raça de guerreiras. A segunda foi Antiope, que acabou escolhida para ser a “vice-líder” delas.

Algum tempo mais tarde, Antiope decidiu se separar de sua irmã e da influência dos deuses. Assim, ela liderou um grupo de amazonas em viagens pelo mundo e logo transformaram o Egito em sua nova casa. Ainda assim, a maioria delas optou por permanecer ao lado de Hippolyta na ilha natal delas.

Foi nesta mesma época que as Amazonas foram viver na Ilha de Themyscira (que também é conhecida pelo nome de Ilha Paraíso) e passaram milhares de anos vivendo isoladas do resto do planeta.

Tudo isso mudou quando, há 40 anos, uma piloto de avião chamada Diana Trevor conseguiu entrar em Themyscira. Ela logo se tornou amiga das Amazonas e ensinou um pouco mais do mundo exterior para elas. No entanto, ela fez um sacrifício durante um ataque de demônios à ilha e teve um funeral cheio de honras.

Os deuses do Olimpo ficaram incomodados com a presença de Trevor, pois notaram que esse era um sinal de que as barreiras da ilha estavam enfraquecidas. Nesta ocasião, Hippolyta pediu uma filha para eles e o desejo foi acatado.

A criança também foi esculpida a partir do barro e ganhou o nome de Diana, em homenagem à Diana Trevor. Após se tornar adulta, ela deixou Themyscira e se tornou a Mulher-Maravilha. 

[irp posts=”86245″ name=”Mulher-Maravilha 1984: a origem do traje dourado de Diana”]

No entanto, a partida de Diana trouxe alguns problemas para a ilha, como uma guerra civil e a morte de metade de sua população por conta do vilão Darkseid.

No relançamento dos Novos 52 da DC, a origem das Amazonas sofreu uma mudança: elas eram filhas diretas de Hera, a deusa das mulheres. Ainda assim, eram imortais e viviam na Ilha de Themyscira.

Além disso, a Mulher-Maravilha estava destinada a ser a “profetizada”, uma guerreira amazona que nasceu para salvar o mundo.

Poderes e habilidades

As Amazonas possuem uma fisiologia diferente, já que foram criadas pelos deuses do Olimpo. Por conta disso, elas possuem os seguintes poderes e habilidades:

  • Intelecto aprimorado: um presente da deusa Atena
  • Força sobre-humana
  • Durabilidade sobre-humana
  • Resistência sobre-humana
  • Agilidade sobre-humana
  • Imortalidade: como você deve ter notado, em um trecho do texto, por mais que as Amazonas sejam imortais, elas ainda podem morrer em batalhas e acidentes. Aquelas que se mudaram com Antiope para o Egito perderam esse poder.
  • Sustento próprio: desde que permaneçam em Themyscira, as Amazonas não precisam de comida e água para sobreviver. Mesmo assim, elas costumam se alimentar por prazer e satisfação.

 

 

 

Como são parte de uma raça guerreiras, as Amazonas possuem grande conhecimentos de batalha. O destaque fica por conta de:

 

  • Tiro com arco
  • Equitação
  • Combate corpo a corpo
  • Manejo de espadas

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS amazonas Mulher-Maravilha
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA