Em comemoração aos 25 anos de seu lançamento, o clássico Amores Brutos, do cineasta mexicano Alejandro G. Iñárritu, retorna às telonas em versão restaurada em 4K. A reestreia nos cinemas brasileiros acontece no dia 9 de outubro, em iniciativa da MUBI e da Retrato Filmes, que também divulgaram materiais inéditos da produção.
A nova restauração foi exibida pela primeira vez no Festival de Cannes, o mesmo palco em que o filme estreou mundialmente em 2000 e conquistou o Grande Prêmio da Semana da Crítica. No Oscar daquele ano, a obra ainda concorreu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Rodado na Cidade do México, o longa é estruturado em três histórias que se entrelaçam após um acidente de carro e marcou a estreia de Gael García Bernal em um grande papel, ator que voltaria a trabalhar com Iñárritu em Babel.
O processo de restauração contou com a supervisão da Criterion Collection, Estudio Mexico Films e Altavista Films, com Iñárritu e o diretor de fotografia Rodrigo Prieto revisando a cor. A mixagem de som surround 5.1 foi feita por Jon Taylor, da NBCUniversal StudioPost. Além do Brasil, o relançamento de Amores Brutos também está confirmado em diversos países da América Latina, como México, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.
As comemorações incluem ainda a exposição Sonho Bruto: Instalação Celulóide de Alejandro G. Iñárritu e o lançamento de um livro sobre a obra, ainda sem data definida para o Brasil.
Seja o primeiro a comentar