E se… os Vingadores fossem assassinados? Análise do 3º episódio de What If…?

Redação

E se… os Vingadores fossem assassinados? Análise do 3º episódio de What If…?

(Quase) Todos os Vingadores foram dessa para uma melhor antes mesmo do grupo ser criado no terceiro episódio de What If…? E o que acontece com a Terra sem os Vingadores para protegê-la? Ela cai na mão do Loki em questão de segundos. E a culpa é de quem? A culpa é do Hank Pym. Continue a leitura para entender tudo!

O terceiro episódio de What If…? foi, sem dúvida, um dos mais nostálgicos da série. Você já não estava com saudades de ver os Vingadores originais do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) em cena mais uma vez?

[irp posts=”112993″ name=”Arte de fã imagina AQUELE episódio de What If…? que todo mundo gostaria de ver”]

Mas, infelizmente, nesse universo eles não chegaram nem perto de se tornarem os Vingadores… morreram logo de cara! E pra surpresa de todos o vilão responsável pela morte dos Vingadores não foi o Loki, nem o Ultron e muito menos o Thanos.

A morte dos Vingadores em What If…?

Quem derrotou todos os Vingadores, desde o Gavião Arqueiro até o Hulk, foi ninguém menos que o próprio Hank Pym. Por causa disso, a Terra acabou governada pelo Loki, dá para acreditar? Faz sentido o Hank Pym ser vilão?

Essa ideia do mundo sem os Vingadores não é nova. No dia 3 de junho de 1977 saiu a HQ ‘E Se Os Vingadores Nunca Tivesse Existido?’, baseada na HQ número 3 dos Vingadores na qual o Hulk se aliava ao Namor para enfrentar a equipe.

Entretanto, no universo de What If…? dos quadrinhos os Vingadores se separam antes mesmo desse ataque e, no final, o Homem de Ferro se sacrifica para salvar as vidas de Hank Pym, Janet e Rick Jones.

Sendo assim, é natural que o terceiro episódio da série animada de What If…? tenha total inspiração na terceira HQ de What If…?, que é baseada também na terceira HQ dos Vingadores.

What If…? nos quadrinhos servia como um laboratório de ideias que futuramente eram usadas no universo cânone. Como é o caso do Hulk com a mente do Banner em What If #2 ou até mesmo a Jane Foster como a Poderosa Thor em What If #10.

Por isso, a série animada vai servir muito bem caso a Marvel queira introduzir algum personagem novo no cinema. Se der certo na série, como foi o caso da Capitã Carter, a Marvel pode colocar esses personagens novos nos próximos filmessem precisar criar toda uma história de origem gigantesca.

[irp posts=”112744″ name=”What If…?: espada da Capitã Carter tem história de origem – que foi desrespeitada”]

Hank Pym como Jaqueta Amarela

Já com relação ao episódio dos Vingadores, o personagem mais ‘casca grossa’ que apareceu, e que seria legal ver nos filmes do UCM, foi o Hank Pym como Jaqueta Amarela.

Essa versão ressentida do Hank Pym seria muito melhor no UCM como Jaqueta Amarela do que a do personagem Darren Cross do primeiro filme do Homem-Formiga.

Para quem não sabe, o primeiro Jaqueta Amarela foi o Hank Pym e quando ele apareceu, não era bem um herói. Foi em Vingadores #59, de 1968, que o Hank Pym deixou cair uns frascos no laboratório e libertou essa versão maligna dele.

Não era bem um vilão, mas dava para ver que ele colocou para fora todo o ressentimento que tinha e, por isso, se tornou um mequetrefe de primeira.

Tão mequetrefe que a Marvel foi cada vez mais o afastando dos Vingadores e, em alguns momentos, ele apareceu como vilão mesmo. No geral, o Hank Pym sempre causou problemas para os Vingadores. Ele é até pior que o Hulk nesse quesito.

Enfim, diferente das HQs, o Hank Pym desse episódio agiu por vingança, já que a filha dele, Hope Van Dyne, acabou morrendo em missão para a S.H.I.E.L.D. e por isso ele se tornou o Jaqueta Amarela.

Vocês viram que não é difícil acabar com os heróis nesse universo. O Thor morreu com uma flechada no peito… tudo bem que foi o Gavião Arqueiro que atirou e naquele momento exato ele não tinha todos os poderes de Deus do Trovão.

Já o Hulk, virou um balão e explodiu e o resto morreu da forma mais banal possível.  Tudo por causa do Jaqueta Amarela. O Homem-Formiga não poderia ter matado o Thanos com facilidade? Não há dúvidas que sim.

E por falar em Homem-Formiga, nesse universo o Hank Pym que era o Homem-Formiga se torna o Jaqueta Amarela e vai preso antes mesmo de o Scott Lang ter invadido a casa dele. Isso impede o Scott de se tornar o Homem-Formiga nesse universo? Sim!

Sem o Hank ou a Hope para ensiná-lo a usar as partículas Pym, com certeza, as chances são bem menores, mas isso não o impede de roubar o laboratório de Hank Pym.

[irp posts=”112942″ name=”Cosmo: tudo sobre o cãozinho espacial que apareceu em What If…?”]

Consequências drásticas

O fato é que o Hank Pym derrotou os Vingadores uma semana antes deles se encontrarem. Tudo acontece na época de Homem de Ferro 2, que é quando o filme do Hulk e do Thor também estão acontecendo.

O único que escapou foi o próprio Capitão América, que naquela época ainda não estava na ativa e provavelmente ainda não fazia parte da iniciativa dos Vingadores. Caso contrário, Hank Pym teria sabotado ele também.

WHAT IF…?

Mas o problema maior não foi os Vingadores não existirem, mas sim o Thor morrer antes de voltar para Asgard no filme dele. Sem o Thor, o Loki permaneceu no lugar de Odin e se tornou o Senhor de Asgard.

O Loki que veio vingar a morte de Thor junto aos Três Guerreiros, Lady Sif, Destruidor e um exército de asgardianos, não é o Loki que caiu no espaço e, muito menos, o que tentou pegar o Tesseract em nome de Thanos.

Nesse universo, ele ajudou o Nick Fury a capturar o Hank Pym, mas logo depois decidiu que ia governar a Terra.

Isso deixa claro que o poder bélico que o Loki já tinha em Asgard era suficiente para invadir a Terra e não precisava da ajuda de Thanos, ainda mais em um mundo sem os Vingadores.

Mas claro, o Nick Fury ainda planeja criar uma equipe para enfrentar esse Loki e ele tem nomes para isso: Capitã Marvel, Capitão América e Máquina de Combate.

Pelo menos esses três nomes já são meio que confirmados, já que o episódio se passa logo após o Rhodes ter pego a armadura do Homem de Ferro no segundo filme.

[irp posts=”113022″ name=”Guardiões do Multiverso? Trailer eletrizante de What If…? indica reunião de equipe”]

E ainda existe a possibilidade da Jane Foster como Thor aparecer em What If…?, já que o Mjolnir ficou jogado na base da S.H.I.E.L.D. e aquela cena acontece depois deles se conhecerem. Se ela for procurá-lo, aquele é o momento perfeito para empunhar o martelo.

De qualquer jeito tem que ter um novo Thor, não só pelo Thanos que vai vir em algum momento, mas também por causa de outros vilões como Malekith e até mesmo a Hella.

Então, o Loki realmente é o menor dos problemas nesse universo. Outro ponto que garante que a Jane Foster vai aparecer é que a Natalie Portman já tinha sido confirmada para dublar What If…?, ao contrário de Scarlett Johansson, Chris Evans e Robert Downey Jr., que não reprisaram o papel.

Uma atriz como ela, que já não curtia muito fazer a Jane Foster, não voltaria só para dublar um personagem. A maioria foi dublada por outros atores. A Marvel vai acostumar o público com uma versão da Thor em What If…? e, com certeza, será maneiro demais.

A fase do Thor nas mãos do Jason Aaron nos quadrinhos é – de longe – uma das melhores fases do herói na Marvel. Tanto com o Carniceiro dos Deuses, como o surgimento da Thor da Jane Foster e, por isso, não tem como não ficar na expectativa com essa adaptação.

[irp posts=”112568″ name=”What If…?: quem dublou Steve Rogers e por que não foi Chris Evans?”]

VEJA MAIS Loki What If...?
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA