O tão aguardado episódio final de Loki estreou nessa madrugada (14) no Disney+ e, pra quem já assistiu, está deixando saudade. O desfecho conseguiu ser surpreendente, mas a gente já tinha adivinhado por aqui…
[irp posts=”110869″ name=”Loki: afinal, quem realmente é a Senhorita Minutos?”]
Claro, nós somos viciados em teoria e isso não tira o mérito de mais uma série incrível da plataforma de streaming. Inclusive, a cena pós-créditos fez a melhor revelação que poderíamos esperar: Loki terá uma segunda temporada!
Antes de continuarmos, se liga: sabia que leitor do EiNerd tem desconto e frete grátis na primeira compra em quadrinhos, livros e outros produtos na loja oficial da Marvel? Para garantir, basta realizar a compra através deste link.
Precisa avisar que, a partir daqui, tem spoilers do episódio final?
O grande vilão de Loki
Sim, Nathaniel Richards fez presença no Universo Cinematográfico Marvel (UCM) antes do previsto e confirmou várias teorias que compartilhamos aqui: Immortus era o vilão principal de Loki.
O futuro da série é algo discutido há algum tempo. Dentre muitas teorias, o maior acerto da série é este: o vilão por trás da Autoridade de Variância Temporal (AVT).
Outro acerto foi sobre que lugar era aquele no fim dos tempos. Contudo, como já é de seu costume, a Marvel fez uma fusão com vários conceitos sobre aquele castelo, que leva aos possíveis personagens que poderiam ser os donos do lugar.
A possibilidade do castelo pertencer ao Doutor Destino foi descartada e existiam elementos sobre Ravonna e Aquele Que Permanece serem a mesma pessoa. A Marvel fez algo parecido, mas com outro personagem.
Aquele Que Permanece é mais um nome para o vilão Immortus na série e não um velhinho meio alienígena no Fim dos Tempos. A cidadela tem o mesmo nome da cidade onde ele vive nos quadrinhos, mas a aparência ainda é mais fiel ao Castelo do Limbo do vilão Immortus.
Mais uma amostra da Marvel unindo personagens diferentes em um único ser. Ao invés de apresentar o Immortus como um servo dos Guardiões do Tempo, que foi criado por Aquele Que Permanece, eles inverteram as posições e colocaram o Immortus sendo o criador de todo o mito dos Guardiões.
Kang ou Immortus? Quem é Aquele Que Permanece
Basicamente, toda a mitologia dos personagens nos quadrinhos foi criada pelo Immortus na série. Inclusive, dá para notar que, na entrada do castelo, tem uma quarta estátua quebrada, fazendo referência ao Oráculo de Siwa, o quarto Guardião do Tempo criado por Aquele Que Permanece nas HQs.
[irp posts=”97564″ name=”Kang, o Conquistador: história e poderes do vilão da Marvel”]
Outro ponto é que a Marvel evitou ao máximo usar o nome de Kang ou Immortus, mas não tem como negar que aquele cara é Immortus, já que ele é basicamente a versão do personagem que assumiu o controle da manutenção do tempo.
Aliás, Jonathan Majors está impecável no papel! Além de ser divertido, dá para perceber que ele vai corresponder muito bem quando aparecer como Kang nos próximos filmes/temporadas.
O fato de Alioth ser usado como arma para consumir as ramificações da linha do tempo também fica claro. Entretanto, ainda não explica de forma prática como Immortus unificou o multiverso em uma única linha do tempo.
Entende-se, então, que o Multiverso é, na verdade, algo único, totalmente conectado – e não realidades paralelas sem conexão.
Outra questão interessante que só é possível notar estando fora da ‘Linha do Tempo Sagrada’ é que tudo acontece ao mesmo tempo daquela perspectiva: passado, presente e futuro estão acontecendo ao mesmo tempo.
Ali você consegue ver todos os acontecimentos temporais, tanto que o episódio começa com várias frases de momentos épicos do UCM sendo ditas ao mesmo tempo, enquanto a logo da Marvel aparece. A abertura inclui, até mesmo, uma fala do recém-lançado filme da Viúva Negra – você percebeu?
Será que ainda existe mais segredo sobre Immortus? Ele está mentindo? É verdade que ele mentiu sobre ser onisciente já que, no final das contas, ele só sabia até um exato momento. Aquele era o limite e a única coisa que ele queria era alguém para tomar conta da AVT.
O Multiverso Cinematográfico Marvel chegou oficialmente
Quanto ao restante, não tem porque ser mentira já que, realmente, várias linhas temporais começaram a surgir. E não são apenas algumas, são várias ramificações saindo de outras ramificações, que também geram outras ramificações. É insano o número de possibilidades que isso traz.
Portanto, se existem versões de outras linhas do tempo confirmadas, não existem mais problemas para inserir mutantes, Maestro, Kang, Quarteto Fantástico, os filhos de Wanda chamando por ela de outra realidade, o próprio Deadpool que já deu as caras recentemente com o Korg.
Multiverso é a melhor explicação para trabalhar um personagem sem ter que criar um background gigantesco e não criar furos de roteiro.
Loki deixa mais perguntas do que respostas
Mesmo assim, isso não quer dizer que a série trouxe todas as explicações que os telespectadores estavam esperando. Pelo contrário, deixou muita ponta solta. E entre todas elas, destaque para o momento mais esperado da série: onde está o jet ski do agente Mobius?
[irp posts=”111004″ name=”Deadpool faz sua ‘estreia’ no UCM divulgando filme de Ryan Reynolds”]
Será que era necessário esperar uma segunda temporada ou até uma terceira para explicar qual era a vida do Mobius antes da AVT? As pessoas estavam esperando por isso esse tempo todo. Era o momento mais aguardado do que o próprio vilão da série.
Mas não foi só isso. E Ravonna? Para onde ela foi que demorou para aparecer na Cidadela no Fim dos Tempos? Sem contar que eles entregaram um grande furo de roteiro com ela antes de entrar para a AVT, mas não mostraram mais nada sobre ela.
Na verdade, não mostraram nada sobre a AVT ‘original’, a que foi acompanhada durante a série toda.
No final, o lugar que Sylvie jogou o Loki era apenas mais uma ramificação da AVT real, onde não tem Guardiões do Tempo como fantasia, mas sim o próprio Kang governando tudo. Dá para ver isso claramente graças à estátua gigante do vilão.
O que é estranho, já que a AVT existe para controlar a Linha do Tempo Sagrada, então não faria sentido existir outra AVT já que ela foi criada por Immortus. Ou será que não? Será que a AVT sempre funcionou dentro do Reino Quântico e cada ramificação tem seu próprio Reino Quântico?
A Guerra Multiversal era uma guerra entre AVT’s esse tempo todo? É possível, já que Kang, o Conquistador, a versão que é mostrada por Immortus, já possuía um bastão daqueles usado pela AVT para enviar as pessoas para O Vazio.
E se o próprio Kang criou a primeira AVT para governar o Multiverso e Immortus é uma versão mais velha dele que seguiu outro caminho?
E se Immortus o deteve, mas acabou tendo que fazer o mesmo para impedir outras versões malignas de ficarem no comando? Enfim, além da AVT, outros personagens simplesmente não tiveram desfecho.
[irp posts=”109464″ name=”Doutor Estranho? WandaVision muda cena pós-crédito no Disney+”]
Como fica o relacionamento de Sylvie e Loki?
Sylvie, por exemplo, simplesmente matou Immortus e permitiu que o multiverso fosse criado. Mas para onde ela vai depois disso? Encontrar o Loki agora que ele foi parar em outra AVT é mais difícil do que procurar uma agulha no palheiro. Aquelas ramificações não param de crescer, então vai ficar cada vez mais difícil.
Ela poderia pegar o timepad de Immortus e reverter o rompimento do multiverso? Improvável. Ficou bem claro que Sylvie queria fazer aquilo mesmo. Um multiverso é necessário, então sem mais isso de reverter tudo em uma única linha do tempo.
Mas se Sylvie não conseguir encontrar Loki, se é que ela quer fazer isso, imagina para o coitado ter que explicar tudo o que está acontecendo naquela nova realidade e ter que enfrentar sozinho a AVT e o Kang de outra linha do tempo?
Sem contar que o cara realmente estava apaixonado e levou um ‘fora’, Sylvie manteve o plano desde o princípio. E não é que ela não sinta nada por Loki, mas ela manteve o plano de acabar com o reinado de Immortus, acima até de seus sentimentos – esse era seu “glorioso propósito” e ela não foi capaz de abrir mão dele.
Essa questão de multiverso é incrível para trazer personagens novos e expandir as possibilidades, mas é claro que os fãs querem ver os personagens da série novamente. Afinal, é com eles que as conexões foram criadas esse tempo todo. Então, que a próxima temporada resolva esses mistérios.
A nova temporada de Loki foi confirmada na cena pós-créditos e é bem provável que tenha ligação com o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Prepare-se, porque a possibilidade de Loki aparecer mais uma vez no cinema é gigantesca!
Faltou alguma coisa nesse episódio? Faltou muita coisa, mas é compreensível já que uma segunda temporada vem aí. E talvez até uma terceira também! Não é agora que Sylvie e Loki serão vistos juntos governando em alguma Asgard e muito menos Mobius arrasando num jet ski.
[irp posts=”109350″ name=”A inesperada amizade entre Loki e o Agente Mobius M. Mobius”]
Seja o primeiro a comentar