É muito difícil não se comover com alguma história protagonizada por animais, especialmente quando entra no contexto dos pets, que fazem parte da realidade de milhões de pessoas.
Existem inúmeros filmes que substituem humanos por bichos ou que colocam os atores como coadjuvantes, tendo nossos companheiros caninos como estrelas da produção.
Em alguns casos, esses filmes fizeram tanto sucesso que os animais que os protagonizaram se tornaram ícones da cultura pop.
Confira alguns dos bichinhos mais populares do cinema e em quais filmes eles marcaram presença:
Hachiko
O filme Sempre ao Seu Lado comoveu o mundo inteiro com uma emocionante história de lealdade entre um cão e seu dono, baseado em uma história real que aconteceu no Japão, na década de 1930.
Lançado em 2009, com direção de Lasse Hallström, o longa conta a história de Parker (Richard Gere), um professor que adota um filhote de cachorro da raça Akita – este que ele batiza de Hachiko.
Diariamente, Hachiko ia sozinho até a estação de trem esperar pelo seu dono, que passava pelo local ao voltar do trabalho. Mesmo após sofrer uma grande reviravolta em sua vida, o cão nunca deixou de esperá-lo.
Beethoven
O cão Beethoven foi um verdadeiro fenômeno do cinema nos anos 1990, tendo recebido vários filmes em um curto intervalo de tempo.
O primeiro, lançado em 1992, com direção de Brian Levant, conta a história de uma família que adota um filhote de São Bernardo. Além de ser muito travesso, o cachorro é alvo de um veterinário local, que deseja sequestrá-lo para fazer experimentos ilegais.
Nos demais filmes, Beethoven cresce, ganha uma namorada e até constitui uma família repleta de filhotes. O último longa do personagem foi Beethoven 5, lançado em 2003.
Marley
O labrador Marley é protagonista de um livro chamado Marley e Eu, que em 2008 recebeu sua própria adaptação cinematográfica, com direção de David Frankel.
Tanto o livro quanto o longa contam a história de um casal que, sem poder ter filhos, acaba adotando um cachorro. Contudo, logo a família cresce, e Marley, com sua personalidade agitada, vira a vida de todos de cabeça para baixo.
O filme mostra em detalhes toda a trajetória de Marley com seus donos, do momento em que é adotado até seus últimos suspiros de vida.
É mais uma obra que nos faz refletir e valorizar ainda mais nossos amigos animais, além de ter inspirado nomes para gatos e cachorros no mundo inteiro.
Seja o primeiro a comentar