O primeiro capítulo da terceira temporada de The Seven Deadly Sins virou motivo de polêmica por conter uma clara censura. No então, a produção está longe de sofrer com esse problema: muito outros animes, sejam eles famosos ou não, já passaram por situação semelhante em diversas ocasiões.
Muitas dessas censuras ocorrem dentro do próprio Japão, já que por lá, existe uma fiscalização rigorosa sobre o que pode ser exibido ou não. Já outras acontecem quando essas produções acabam parando neste lado do planeta. E muitas delas acabam sendo um pouco bizarras e inexplicáveis.
Confira abaixo 6 tipos de censuras bizarras que costumam ser impostas em animes, segundo um levantamento dos sites Comicbook e Dorkly.
6) Pontos ou borrões pretos para censurar ferimentos
Muitos animes que existem por aí são conhecidos por terem bastante violência, até mesmo aqueles que são, na teoria, voltados para um público mais jovem. Mas independente dessa questão, muitas produções já sofreram um tipo de censura que parece ser algo feito por um amador: os famosos borrões ou pontos pretos.
Por exemplo, o anime Terra Formars já usou esse recurso para não mostrar personagens que tiveram suas cabeças decapitadas, como você confere na imagem acima. Recentemente, quem também passou por isso foi Meliodas, o personagem principal de The Seven Deadly Sins, que teve sérios ferimentos borrados desta forma.
Se já não bastasse a questão da censura, esse pontos e borrões pretos parecem ter sido feitos no famoso programa paint, não é mesmo?
[irp posts=”82802″ name=”17 séries e filmes censurados na China por razões bizarras”]
5) Nada de cigarros
Se você já assistiu vários animes em sua vida, deve ter notado outra questão que não costuma ser perdoada pelos censores: personagens fumando.
Ainda falando a respeito desses borrões pretos do item acima, quem já sofreu bastante com eles foi Jotaro Juko, o protagonista de JoJo’s Bizarre Adventure, que tem o costume de fumar. Por conta disso, seu rosto já foi borrado dessa forma em diversas ocasiões para não aparecer fumando. E vamos ser francos, não adiantou muita coisa.
Outro personagem famoso que tem esse mesmo costume é Sanji, de One Piece. Quando o anime veio para este canto do mundo, seu cigarro acabou substituído por um pirulito, por exemplo.
4) E nem armas de fogo
Alguns animes também já foram censurados por retratarem o uso de armas de fogo. Esse é o caso de um episódio de Yu-Gi-Oh quando veio aqui para o ocidente, em que dois homens apontaram armas para Seto Kaiba. Na cena censurada, eles apenas apontam seus dedos para o personagem, o que não passou a sensação de se tratar de uma ameaça.
Em One Piece, quando Coby teve uma arma apontada em sua cabeça por Helmeppo, ela acabou substituída por uma engenhoca esquisita. Um episódio de Pokémon também já foi banido aqui no ocidente por mostrar a Equipe Rocket portando armas de fogo.
3) Sangue de cor diferente
Eis o motivo que resultou na criação deste texto. A recente 3ª temporada de The Seven Deadly Sins sofreu uma clara censura na cor do seu sangue, que passou de vermelho para branco. Foi uma mudança bizarra, já que a série é conhecida justamente por ser um pouco violenta e nunca ter sofrido algo do tipo anteriormente.
Só que vários outros animes famosos também passaram por essa mesma mudança. Por exemplo, School Days (que é uma produção detestada por muita gente) transformou o sangue do protagonista Makoto Ito no que parecia ser petróleo.
[irp posts=”83327″ name=”The Seven Deadly Sins: anime remove polêmico sangue branco; confira”]
Já os responsáveis pela censura de Tokyo Ghoul, também conhecido por ter bastante sangue, optaram por algo inédito: fazer uma inversão de cores, o que você pode conferir abaixo.
2) Nudez, nem pensar
Como muito animes são voltados para um público mais jovem, é até normal que algumas cenas de nudez, sexo ou mais picantes entre personagens sofram algum tipo de censura. Mas boa parte delas acontece de forma bizarra e até mesmo engraçada.
Por exemplo, To Love Ru costuma ter muitas cenas em que suas personagens aparecem com os seios de fora. Para evitar problemas, um raio de luz sempre aparece no meio do caminho para que alguém não tenha que tirar as crianças da sala.
Já a versão animada de Rosario to Vampire optou por uma censura divertida: colocou morcegos em cenas de puro fan service para não expor tanto assim o corpo de suas protagonistas. Nada mais apropriado para uma série que tem monstros como temática.
1) Questões culturais
Por fim, eis uma censura bizarra que, na verdade, é mais fruto de nossa ignorância. Nem é preciso dizer o quanto que a cultura japonesa é diferente da ocidental, especialmente quando o assunto é comida. Por isso, as diferenças culturais também já causaram algumas mudanças estranhas em algumas produções.
Por exemplo, nos Estados Unidos, a 4Kids, responsável por trazer o anime de Pokémon para o ocidente, já cometeu algumas gafe enormes. Em um episódio em inglês, por exemplo, Brock chama bolinhos de arroz conhecidos como oniguiri de “donuts”, o que se tornou até mesmo um meme por lá.
Já Doraemon, um dos animes mais longevos da história (é exibido no Japão desde 1973), teve sua série mais recente trazida para o ocidente graças à Disney. E na versão exibida por aqui, os personagens usam talheres ao invés dos famosos palitinhos para comer.
Seja o primeiro a comentar