Animes vs Desenhos animados: Quais as diferenças? Roteiro
E aí galera nerd…estamos pisando em um solo totalmente sensível e que muitos deixam sua imparcialidade de lado e permitem que sua paixão fale mais alto e até mesmo ficam dodóis quando não concordam com o que falamos. Sim, entraremos na fornteira do anime e do desenho animado também conhecido como cartoon. Ué, mas há uma fronteira, existe tanta diferença? A coisa é mais complicada do que parece mas já podemos dizer que a fronteira é nítida quando já falamos que um é do ocidente e outro é do oriente! Mas h hoje saberemos algumas das grandes diferenças básicas entre os desenhos que tanto amamos e dos impressionantes animes.
Death Note, Bleach, Pokemon, Naruto, Dragon Ball Z e One Piece são exemplos de animes muito famosos. Já Os Simpsons, Mickey Mouse, Tom e Jerry, A Pantera Cor de Rosa, Pernalonga e Pica-Pau são exemplos de desenhos animados para lá de famosos.
Mas antes de vermos essas diferenças podemos afirmar que tanto o Anime como os Desenhos Animados utilizam para sua animação os tradicionais “storyboards”, a perfeita dublagem e o processo de design dos seus personagens, só o processo ok?
Bem dizer que o estilo anime japonês é diferente de desenhos animados ah isso a gente já está cansado de saber, ou melhor, a gente não cansa de saber.
Mas vamos as diferenças:
Embora ambos sejam caricaturas animadas, o anime geralmente tem características visuais bem mais distintas para os seus personagens, afinal de contas uma das grandes diferenças que podemos notar é que os animes seguem um roteiro extenso e dividido em vários episódios, isso não quer dizer que não tenha desenhos animados como seriados mas a seriedade e sincronia que os animes têm chega a ser impressionante. Também uma vacilada…imagine a quantidade de fãs, seguidores…os otakus [otácus] de plantão! Eles trucidariam qualquer deslize dos roteiristas ou produtores…já os desenhos animados… existe sim uma preocupação de coerencias: mostrar as mesmas piadas, medos, manias dos personagens mas de uma forma mais light menos dramática mais puxada para o irônico, divertido ou engraçado. Em suma, o Anime é destinado a pessoas com mais atenção a detalhes que amam ver um enredo sendo desvendado ao longo de vários episódios e não somente em um como Scooby-Doo!
Mas qual seria outra diferença grande e básica? Simples! Os animes são muito mais econômicos! Uau, tá falando sério? Sim, no Anime, muitos quadros são reutilizados em vez de desenhar um por um. Isso engana o olho em pensar que há mais movimento do que existe, e reduz potencialmente os custos de produção porque menos quadros precisam ser feitos, economizando muita mão-de-obra, tempo e etc. Já os desenhos animados exigem , por causa do estilo de animação e apresentação, um pouco mais de trabalho para a galera da produção.
Vamos a outra diferença: Os cartoons são muito menos reais, os personagens geralmente têm características que não tem relação ao resto do corpo e, portanto, mais longe da realidade que o anime. Já os animes tem, é verdade… alguns baixinhos orelhudinhos estranhos e ets mas , em sua maioria, personagens com seus rostos sérios, seus cabelos bem desenhados e estilosos, corpos reais, roupas com certo design…e por aí vai. Para você entender melhor…Nos animes, as expressões faciais são bem mais distintas. Há uma grande variação nas características físicas e em geral, bem mais próximo da realidade do que nos desenhos animados. Os olhos são maiores e as bocas menores, só para fazer um estilo mais bonitinho, mais descolado
Mas qual outra diferença: ah temos que dar o braço a torcer, pois os cartoons são bem mais engraçados! Os Cartoons são geralmente feitos para fazer as pessoas rirem e por isso são muito mais cômicos. Assim, giram em torno de conceitos bem-humorados, tem muita palhaçada, muita asneira, meninice tornando-se mais light e descompromissado.
Bem; partindo para outro ponto; podemos dizer que os animes são mais inteligentes, mais profundos ou mais ligados com a alma humana. Os Animes concentram principalmente questões de vida ou coisas mais perto da emoção humana, dos temas mais violentos e também sexuais.
Vamos a grande diferença das expressões
As expressões faciais de personagens de anime são muitas vezes diferentes na forma do que os seus homólogos de animação ocidental. Por exemplo, os personagens envergonhados ou estressados produzem uma enorme quantia de suor em seus rostos, isso até se tornou uma das características mais amplamente reconhecidas dos animes convencionais… Os personagens que estão chocados ou surpreendidos exibem uma expressão extremamente exagerada. Os irritados podem apresentar um efeito de “veia” ou “marca de estresse”, onde as linhas que representam as veias salientes aparecem em sua testa…
Dentes e chifres aparecendo repentinamente nas personagens, representando raiva ou maldade.
Diminuição súbita da personagem, representando vergonha.
Já as mulheres irritadas, quero distância!!! convocam uma marreta do nada e atacam outro personagem com ela, principalmente para alívio cômico. E olha que interessante e diferentemente cultural, pois estamos no ocidente ok galera?! Os personagens masculinos dos animes, muitas vezes, irão desenvolver um nariz sangrando em torno de seus interesses amorosos do sexo feminino, geralmente para indicar excitação. E outros, ainda no anime quando querem provocar infantilmente alguém, podem puxar uma pálpebra para baixo com um dedo para expor o lado vermelho, seria uma careta light??? Abrir os cantos da boca com os dedos e mostrar alingua já seria uma provocação que caberia dos dois lados, tanto dos animes como dos cartoons!!!.
Agora a grande diferença das apresentações
Os Animes apresentam uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados, muito movimento de cena e a abordagem de temas variados, como, por exemplo, ficção científica, aventura, terror, infantil, romance, entre outros. Existe também uma grande presença de personagens bem-humorados, inclusive alguns com conotação homossexual ou lésbica.
Nas cenas dos animes coloca-se a ênfase na obtenção de imagens em três dimensões… Os fundos retratam a atmosfera das cenas. Por exemplo, na mudança das estações, como pode ser visto em inúmeros animes… já nos cartoons a coisa rola solta com um fundinho básico com maior preocupação apenas no personagem da frente.
Outra enorme diferença é que o cartoon pode ter literalmente qualquer estilo que os seus animadores desejarem fazer. Um Smurf, um Fred Flinstone, um Garfield, um Pateta, um Bob Esponja, um Gato Felix. Claro que o anime pode ter suas diferenças de estilo de arte, dependendo do estúdio de criação, mas as diferenças são muito menos gritantes quando se trata de variedades de personagens.
Mas para finalizar agora citaremos talvez a maior diferença de todas: quando entramos nos desenhos feitos para os mais adultos: Existem cartoons para adultos também, é verdade! O aclamado Os Simpsons que é uma sátira social da sociedade americana, o Family Guy, outra sátira, baseada com mais ênfase em referências populares e disfunção familiar e o Futurama que desempenha um papel mais cultural e visionária desse futuro “imaginativo”.
Mas quando pulamos para o oriente…o campo para a animação japonesa tornou-se mais consciente de seu público, uma vez que inclui uma faixa digamos mais democrática dos anseios dos seus fas: violência, drama e sexo!!! Sim, não estamos falando apenas dos famigerados hentais mas também dos desenhos feitos para um público mais maduro com muito terror e sangueeee.
Mas podemos dizer com isso tudo: Ambos têm seus pontos fortes e fracos. O Anime não é superior aos desenhos animados e vice-versa. Quer saber? Vou parar com esse vídeo e assistir o Goku dando porrrada no Hulk e depois o Bart Simpson passando um trote no Naruto. E é isso nerd. Comente e faça suas perguntas. Clique em joinha, favorite o vídeo e não se esqueça de se inscrever no canal. Até a próxima nerd!
Seja o primeiro a comentar