O anime de Pokémon já completou 20 anos de exibição, e não parece estar perto do fim, já que a série Sun & Moon fez sua estreia algumas semanas atrás. Mas você sabia que Takeshi Shudo, roteirista das três primeiras temporadas, tinha planejado um final triste e sombrio para o seriado?
Shudo, que também escreveu o roteiro dos três primeiros filmes da série, sempre deu valor a amizade como tema dos episódios da série, e por conta disso pensou em um final que muitos fãs nunca iriam imaginar para um seriado infantil. O roteirista faleceu em 2010, mas ele deixou um blog em japonês, que os fãs ocidentais estão traduzindo aos poucos.
Em um post feito pouco antes de sua morte, Shudo escreveu sobre o final que havia imaginado para a série: Ash apareceria como um senhor idoso, e que suas aventuras no mundo Pokémon foram apenas parte de sua imaginação. Veja o que disse o roteirista:
“Meses e anos tendo se passado, Satoshi (o nome de Ash em japonês), que se tornou um homem velho, repentinamente de lembra de seus antigos dias. É uma memória embelezada de sua infância. Uma fantasia. As criaturas imaginárias, Pokémon, e suas aventuras. Amizade, coexistência. É isso. (Acabaria) No mundo real humano, com algo que Satoshi não poderia encontrar. Contudo, em algum lugar de sua infância, Pikachu e os outros pokémon certamente estão lá. Musashi (Jessie) e Kojiro (James) estão lá, Mewtwo está lá”.
Shudo, em outro post no seu blog, também havia pensado em um roteiro para um quarto longa com uma ideia sombria: Pikachu seria uma espécie de líder revolucionário e lideraria outros Pokémons a sair de seu cativeiro, o que terminaria com ele e Ash brigando. Claro, a ideia foi rejeitada.
Ideia pode “confirmar” teoria dos fãs
Essa proposta de final de Takeshi Shudo ajuda a reforçar uma teoria, muito famosa, lançada sobre a série (não leia caso não queira estragar sua infância): Ash estaria em coma desde o primeiro episódio, e todos os acontecimentos da série seriam fruto de sua imaginação.
Tudo começa no primeiro episódio, quando Ash rouba a bicicleta de Misty e foge com Pikachu de um grupo de Spearows. O protagonista acaba caindo da mesma, e a partir daí, tudo é diferente. O primeiro ponto é que Pikachu, que até então não o obedecia, aceita seus comandos e derrota o enorme grupo de Spearows.
Na realidade, Ash estaria em coma por conta do acidente, e a partir daí todos os acontecimentos da série são fruto de sua imaginação, enquanto se encontra no estado.
Outros acontecimentos ajudam a reforçar esta teoria são: Ash, sua mãe, seus amigos e a equipe Rocket nunca envelheceram nestes 20 anos de série; a enfermeira Joy e a policial Jenny são iguais em todas as cidades; e o protagonista nunca mais andou de bicicleta na série, por conta do trauma sofrido.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Seja o primeiro a comentar