Apple confirma redução de desempenho de iPhone antigo; entenda motivo

Igor Miranda

Apple confirma redução de desempenho de iPhone antigo; entenda motivo

A Apple confessou, em comunicado à imprensa, que está deixando aparelhos iPhone de linhas mais antigas ficarem mais lentos por meio das novas atualizações de seu sistema, o iOS. A empresa revelou, ainda, o motivo pelo qual tem tomado tal atitude.

De acordo com a Apple, os aparelhos antigos estão ficando mais lentos, de forma intencional, para evitar que sejam desligados de forma automática. A ideia, segundo a empresa, é entregar a melhor experiência possível aos usuários, o que inclui prolongar a vida útil dos aparelhos mais antigos, que, por consequência, estão com bateria mais gasta.

A redução do desempenho ocorre justamente pelo desgaste da bateria. “Baterias de íon-lítio se tornam menos capazes de fornecer as demandas de corrente pico em ambientes frios, quando estão pouco carregadas ou conforme vão envelhecendo, o que pode resultar em desligamentos inesperados do dispositivo para proteger os componentes eletrônicos”, diz a companhia.

Segundo a Apple, baterias desgastadas podem entregar correntes elétricas em “picos”, que podem prejudicar peças internas do iPhone. Assim, os aparelhos são desligados automaticamente para evitar danos. Com a nova funcionalidade, que reduz o desempenho “somente para prevenir o desligamento inesperado”, a Apple garante estar preservando melhor os componentes em longo prazo.

Entenda o caso

Um usuário do Reddit havia acusado a Apple de diminuir de forma proposital o desempenho dos iPhones 6 e 6S para esconder problemas com a bateria. Ele fez testes e chegou à conclusão de que o problema ocorre apenas nesses modelos.

Segundo o usuário, o problema começou a ocorrer com seu iPhone 6S após a atualização para o iOS 11. Ele afirma que comparou o desempenho do seu aparelho com um iPhone 6 plus, que estava mais rápido, apesar de ser mais antigo.

Ele realizou testes de Geekbench para identificar diferenças no rendimento e chegou a conclusão de que quando o aparelho estava com menos de 50% de bateria, o processador tinha seu desempenho diminuído. Já com bateria cheia, o telefone funcionava com um desempenho entre 38 e 41% mais rápido.

O internauta explicou que após a substituição da bateria do iPhone, o problema parou de acontecer.

Em 2016, os iPhones 6 e 6S tiveram problemas com a bateria, o que causava desligamento repentino dos aparelhos. A Apple realizou um recall para substituir as baterias defeituosas e disse que a atualização para a versão 10.2.1 do iOS resolveria a maior parte dos casos das baterias que descarregavam quase instantaneamente.

VEJA MAIS iPhone
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA