A Disney é considerada uma das maiores empresas do planeta. Afinal, ela é dona de várias marcas, como Marvel e a LucasFilm (responsável por Star Wars) e comprou recentemente a Fox. No entanto, existe outra companhia famosa que se quisesse, conseguiria adquirir a Casa do Mickey Mouse.
Segundo Bernie McTernan, que faz parte da agência de investimentos Rosenblatt Securities, a Apple conseguiria comprar a Disney no atual cenário. A Casa do Mickey Mouse foi afetada pela atual pandemia do coronavírus e perdeu 36% de suas ações nos últimos dias.
“Acreditamos que em um cenário a longo prazo, grandes companhias com grande balanço de dinheiro e cujo capital privado ultrapassou o da Disney nas últimas três semanas, como a Apple, podem tirar vantagem dessa volatilidade. O lado bom de adquirir a Disney é assegurar seus conteúdos e estratégias de streaming e potenciais sinergias de emergir a Disney com a plataforma iOS”, disse McTernan.
É importante ressaltar que as duas empresas possuem relações próximas quando o assunto são negócios. Steve Jobs, fundador da Apple, ajudou a fundar a Pixar, estúdio que pertence à Disney.
Jobs chegou a se tornar o principal investidor e teve sua cadeira dentro do conselho da Disney após a Casa do Mickey Mouse comprar a Pixar em 2006.
Bob Iger, que deixou recentemente o posto de CEO da Disney, já afirmou que se Steve Jobs estivesse vivo, as duas empresa poderiam ter se tornado uma.
“Se Steve estivesse vivo, poderíamos ter juntado as duas companhias, ou ao menos discutido essa possibilidade de forma mais séria”, disse.
Sobre a Disney
Fundada em 1923 pelos irmãos Roy e Walt Disney, trata-se do maior conglomerado de entretenimento do mundo hoje.
Suas produções, inicialmente filmes animados voltados para o público infantil, fazem parte do imaginário popular e alguns de seus personagens se tornaram tão populares quanto é possível ser, com companhia sendo chamada até mesmo de “Casa do Mickey”, em função de seu mascote mais famoso.
Nos anos 1950, já com o sucesso dos personagens e filmes animados, Walt Disney apresenta seu projeto mais ambicioso até então: a chamada Disneylândia, ou Disney World, um complexo de parques temáticos que permanece sendo o mais famoso e visitado do mundo, com parques também na Europa e Ásia.
Ainda assim, esse não era o auge de poder de influência da companhia.
Na década de 1990, os filmes animados voltam a fazer sucesso e a partir disso a Disney adquire os estúdios da Pixar. Desde então, uma série de títulos e propriedades foram adquiridas, incluindo aí Star Wars, os filmes da Marvel e mais recentemente as franquias pertencentes à Fox.
Ainda estão ligados à companhia canais de TV e uma gama quase infinita de produtos de merchandising ligados a todas as propriedades da companhia.
Seja o primeiro a comentar