Desde que a Arlequina surgiu pela primeira vez na série animada do Batman, a dubladora Iara Riça sempre emprestou sua voz para a personagem no Brasil. No entanto, já se prepare para vê-la de fora de Aves de Rapina, próximo lançamento da DC nos cinemas.
Em uma postagem em suas redes sociais na quinta-feira (2), Iara Riça, sem citar o nome da personagem e do filme, afirmou que foi demitida da equipe de dublagem de Aves de Rapina.
[irp posts=”86278″ name=”Por que a Batgirl não está em Aves de Rapina? Produtores explicam”]
A dubladora disse que a decisão foi tomada mesmo após ela ter gravado boa parte de suas falas. Ela foi dispensada após seu trabalho não ter sido considerado adequado para o projeto.
Na parte final da postagem, Iara Riça também afirmou que decidiu se aposentar da carreira de dubladora e agradeceu pelo carinho dos fãs.
Veja:
“Estou tranquila, e peço que leiam esse post com carinho e, principalmente, com calma.
Quero comunicar que não serei a voz daquela personagem livre e maravilhosa e que tanto amo, no próximo longa que vai estrear em fevereiro.
Eu cheguei a dublar grande parte do filme, mas, pelo visto, eu e minha dublagem não fomos consideradas “adequadas”.
Eu só sei dublar com emoção, respeito à personagem, e aos fãs. Realmente não consegui me “adequar” a um tipo diferente de direção mais impositiva, pelo menos, para mim. Não consigo ter que repetir a “entonação” passada pela direção, pelo fone. Sou uma atriz, e trabalho com emoção.
No fim, é a minha voz que vai ao ar.
Não sei dublar sem sentir. Dublo essa personagem desde o início, já faz mais de duas décadas, em animações games e filme. Acompanhei seu empoderamento e sua luta pela emancipação e respeito, assim, como de todas as mulheres, incluindo a mim.
Não recebi nenhuma comunicação nem satisfação, mas, mesmo assim, achei importante falar com quem realmente importa: as pessoas que conhecem, que curtem a personagem e para quem, a dublagem se destina, e que sempre tiveram muito carinho e respeito pelo meu trabalho.
Cheguei a um momento da vida que posso não saber tudo o que quero, mas sei muito bem o que não quero.
Diante de tudo isso, em respeito ao meu trabalho como dubladora, aos fãs, pela arte da dublagem e, especialmente, pelo respeito a mim mesma, DECIDIR PARAR DE DUBLAR.
Há dez anos, eu já dublava bem menos devido a só poder dublar à noite e aos sábados, mas agora tive certeza de que chegou a minha hora de parar.
Agradeço a todos os maravilhosos e talentosos dubladores e diretores com quem tive o prazer de trabalhar até hoje,
Mas como disse no início do post, estou tranquila. Claro que fiquei triste de não poder dar a voz a ela, nessa próxima produção, mas estou em paz. É muito bom poder não aceitar o que não nos faz bem!
E como também disse no início da mensagem, peço CALMA.
Tenho certeza de que a dublagem, mesmo sem mim, será ótima, e o filme maravilhoso. E VOCÊS VÃO CURTIR MUITO, QUE É O QUE MAIS IMPORTA”.
Então, muito obrigada por tanto carinho, respeito e consideração nesses 30 anos de dublagem.
Amo todos vocês!”
A dubladora também desenvolveu personagens como Florzinha em As Meninas Superpoderosas, Jean Grey em X-Men: Evolution e Trini em Power Rangers.
[irp posts=”86319″ name=”Margot Robbie diz que relação entre Coringa e Arlequina a deixou confusa”]
Ataques a Guilherme Briggs
A notícia da demissão de Iara Riça em Aves de Rapina fez vários fãs atacarem Guilherme Briggs, um dos dubladores mais famosos do Brasil. O motivo é que ele já trabalhou como diretor de dublagem de muitos filmes da DC, então, diversas pessoas acreditaram que ele estava envolvido com o projeto.
Briggs já se manifestou em suas redes sociais a respeito dos ataques. Em sua defesa, afirmou não ser o diretor de dublagem de Aves de Rapina e que o último filme da DC em que ocupou esse posto foi Liga da Justiça.
https://www.facebook.com/GuilhermeBriggs/posts/2693912440695529
Sobre a Arlequina
A Arlequina é uma das inimigas mais famosas do Batman. Diferente de outros personagens, ela foi criada por Paul Dini e Bruce Timm para a série animada do Batman em 1992. Ela só fez sua estreia nos quadrinhos um ano mais tarde.
A identidade real da personagem é Harleen Quinzel, uma psicóloga que trabalhava no Asilo Arkham e ficou responsável por tratar o Coringa. No entanto, ela acabou se apaixonando pelo vilão e decidiu se tornar sua ajudante, adotando o nome de Arlequina. Para seu azar, esse amor nunca foi recíproco por parte do Palhaço do Crime, graças a sua natureza psicopata.
Ao longo de sua história nos quadrinhos, a Arlequina se tornou integrante de equipes como o Esquadrão Suicida e as Aves de Rapina. Há algum tempo, a personagem foi transformada em uma anti-heroína e deixou de ser uma mera ajudante do Coringa para seguir seu próprio caminho.
Nos cinemas, a Arlequina é interpretada pela atriz Margot Robbie. Ela também já apareceu em outras mídias, como séries de TV e videogames.
Seja o primeiro a comentar