O artista por trás do mangá Diários de uma Apotecária compartilhou uma declaração pública com os fãs após ser sentenciado por evasão fiscal. A série, que ganhou popularidade com a adaptação em anime baseada nos romances de Natsu Hyuga e Touko Shino, chamou a atenção nos últimos meses, não apenas pelo sucesso da animação, mas também por conta das questões legais envolvendo o artista responsável pela versão em mangá.
Desde 2017, Nekokurage (nome real Erika Ikeda) vem adaptando Diários de uma Apotecária para a revista Monthly Big Gangan da Square Enix, alcançando até o momento 13 volumes publicados. No entanto, a artista foi recentemente condenada pelo Tribunal Distrital de Fukuoka a uma pena suspensa de dez meses de prisão, além de uma multa de 11 milhões de ienes (aproximadamente 70.600 dólares), por não ter declarado cerca de 260 milhões de ienes (1,6 milhões de dólares) em receitas entre 2019 e 2021, o que resultou na evasão de cerca de 47 milhões de ienes (299.000 dólares) em impostos.
Em resposta à sentença, Nekokurage utilizou as redes sociais para emitir um pedido de desculpas público. Em sua mensagem, a artista expressou gratidão pelo apoio dos fãs e garantiu que continuará trabalhando no mangá. Além disso, destacou que agora está colaborando com um contador para evitar problemas futuros. Ela também esclareceu que a questão da evasão fiscal não está relacionada ao trabalho em Diários de uma Apotecária, e a editora Square Enix confirmou que não há planos de interromper a publicação do mangá durante o processo judicial.
A promotoria originalmente solicitou uma pena de 14 milhões de ienes e 10 meses de prisão, mas a sentença final concedeu à artista uma suspensão da pena de três anos. Isso significa que, se ela mantiver bom comportamento durante esse período, evitará o tempo de prisão.
Apesar da polêmica, o mangá de Diários de uma Apotecária continua em andamento, e os fãs podem esperar pela segunda temporada da adaptação em anime, prevista para 2025. Para aqueles que ainda não conferiram a série, o anime está disponível na Crunchyroll, e é um bom momento para acompanhar a crescente trama entre Maomao e Jinshi.
Fonte: CB
Seja o primeiro a comentar