Fato: sempre que alguém faz algo original, dezenas de cópias surgem. Velozes e Furiosos é uma franquia duradoura, Fúria em Duas Rodas é vergonhoso. Pokémon rendeu milhões em merchandise pra Nintendo, Digimon, Monster Rancher, Medabots e incontáveis outros tentaram o mesmo. George Lucas teve uma ideia genial chamada Star Wars, milhões de óperas espaciais tentaram seguir o rastro. Aqui estão 5 das piores pérolas.
Message from Space
Esse filme foi a produção mais cara do Japão da década de 70. A história é um tanto original, mas as inspirações são óbvias. Um imperador do mal, uma linda princesa do espaço, robôs que falam por bipes, tropas uniformizadas e até naves voando em formação. Enquanto os cineastas queriam algo novo, a equipe de marketing fez o filme se parecer com Star Wars o máximo possível.
Galaxina
Esse filme começa a imitar Star Wars logo no letreiro de abertura – apelação, né? Com algum senso de humor em seu enredo, ao menos George Lucas não foi o único a se sentir plagiado: 2001: Uma Odisseia no Espaço e Star Trek também influenciaram até demais nessa produção.
Mercenários das Galáxias
George Lucas sempre se orgulhou em declarar como os filmes de Akira Kurosawa inspiraram Star Wars, principalmente A Fortaleza Escondida. Então alguém teve a brilhante ideia de pegar um outro filme de Kurosawa e criar uma ópera espacial em cima, dessa vez Os Sete Samurais. Mercenários das Galáxias oferece tiroteio a laser, batalhas espaciais, fazendeiro que se une a mercenários intergalácticos e tudo mais que faria você pensar em Star Wars. Ao menos essa obra de arte serviu como começo de carreira pra James Cameron – dorme com esse barulho.
Starcrash
Letreiro de abertura. Nave espacial voando lentamente. Hiperespaço. Imperador do mal. Tropas uniformizadas. Pistolas a laser. Um robô que reclama que os circuitos estão falhando. Sabres de luz. Sim, tudo isso. E o pior de tudo, a cópia mais descarada de Star Wars é o próximo filme da lista.
Dünyayi Kurtaran Adam
Eu sei que você não consegue pronunciar esse título, mas relaxa, todo mundo que sabe que ele existe o resume em “Star Wars Turco”. Pegar os elementos de um filme e fazer um outro muito parecido já é vergonhoso. Pegar cenas de um filme e colocar num outro infringe cerca de duas dúzias de leis. Tudo o que eles fizeram foi pegar várias cenas de batalhas espaciais e a trilha sonora de Star Wars e botar a cabeça de um ator com meia dúzia de monólogos por cima e então lançar como se fosse um filme próprio. Quando nada mais podia piorar, eles encerram o filme com a Estrela da Morte explodindo ao som da música tema de Indiana Jones! Pra não dizer que o filme não tem nada de original, ele começa com o piloto caindo em um planeta desconhecido – até aí, está mais pra Planeta dos Macacos -, até chegar na cena da cantina, daí é ladeira abaixo. Pra ser honesto, o filme tem algum senso de humor, o sentimento de aventura tosca é legítimo e, de qualquer forma, ainda é menos pior do que A Ameaça Fantasma.
Seja o primeiro a comentar