As possíveis inspirações para a maquiagem do Coringa de Joaquin Phoenix

Augusto Ikeda

As possíveis inspirações para a maquiagem do Coringa de Joaquin Phoenix

As primeiras imagens do ator Joaquin Phoenix na pele do Coringa, para o filme de origens do vilão, foram divulgadas na última semana. Logo em seguida, o diretor Todd Phillips revelou a versão completa dessa versão do Palhaço do Crime, com sua característica maquiagem e seus cabelos verdes. Mas quais foram as reais inspirações para o seu visual?

Nada de oficial foi divulgado até o momento. Mas se prestarmos atenção aos detalhes da maquiagem, podemos dizer que ela possui inspirações tanto na ficção quanto na vida real.

Com isso em mente, confira abaixo as possíveis inspirações para a maquiagem do Coringa de Joaquin Phoenix.

John Wayne Gacy

John Wayne Gacy foi um serial killer que atuou no estado americano de Illinois nos anos 70 e cumpriu pena de morte após ser condenado pela morte de 33 homens e adolescentes. Para deixar tudo ainda mais sombrio e assustador, na época em que cometeu os assassinatos, ele costumava trabalhar como palhaço em festas infantis e eventos de caridade, em que adotou os nomes “Pogo” e “Patches”. Por conta disso, acabou ganhando o nome de “Palhaço Assassino”, por parte da mídia, após ser preso.

[irp posts=”61903″ name=”Coringa aparece com fantasia completa de palhaço em novas imagens”]

Era o próprio Gacy que pintava sua maquiagem de palhaço e ela tinha suas peculiaridades. Dentro desse meio, muitos profissionais optam por usar formas arredondadas para evitar que crianças acabem se assustando, mas se você prestar atenção, o serial killer optava por usar formas pontudas, o que já seria um indício de sua verdadeira pessoa.

Sim, se trata apenas de uma possibilidade, já que nada de oficial ainda foi confirmado pela Warner Bros. Mas as semelhanças entre a maquiagem de Gacy e o Coringa de Joaquin Phoenix são gritantes, como os lábios pontudos e a tinta azul dos olhos.

E, além disso, essa é uma opção que casa com as intenções reais do filme de origem do Coringa. Phoenix disse que se interessou pelo papel por conta do longa ser um pouco mais “pés no chão” e com um lado sombrio. Usar uma maquiagem inspirada em um serial killer é uma forma de mostrar o lado maléfico e criminoso do vilão sem cometer alguns exageros.

O palhaço “vagabundo”

Existem diversas formas de se interpretar um palhaço, de acordo com a associação internacional de palhaços (sim, ela realmente existe). Levando em conta esses critérios, o Coringa não se encaixa exatamente em nenhum deles, mas ele chega mais perto do tipo “vagabundo.”

Essa forma de interpretação de palhaço é conhecida por seu visual desleixado, já que o seu intérprete usa apenas uma maquiagem em torno da boca e dos olhos, está com a barba grande e não utiliza uma peruca ou coisa do tipo.

E dentro dessa categoria, existem duas variações: a primeira são os palhaços que ainda complementam sua maquiagem com lágrimas e tem uma atitude mais triste e cheia de ressentimentos com o mundo, enquanto que a segunda é mais alegre e marcada por uma maquiagem um pouco mais chamativa.

Em sua história nos quadrinhos, o Coringa incorporou elementos dessas duas variações do palhaço “vagabundo”, e a maquiagem da versão de Joaquin Phoenix é semelhante com a dos elementos citados acima. Seu cabelo bagunçado, em especial, lembra alguém que está com raiva e muito ressentimento do mundo em sua volta.

[irp posts=”61837″ name=”De Nicholson a Phoenix: a primeira imagem de cada Coringa dos cinemas”]

Além disso, o próprio Coringa é conhecido por seu desejo de ver o “circo pegar fogo” e sua rebeldia contra as estruturas da sociedade. Sem contar que os quadrinhos já deram a entender que alguns eventos trágicos de sua vida no passado podem ter lhe transformado por completo.

Ligações com os antigos filmes do Batman

Na cena de abertura de O Cavaleiro das Trevas, o Coringa de Heath Ledger planeja um assalto a banco em que seus comparsas utilizam máscaras de palhaço. Se você prestar atenção, elas lembram bastante à maquiagem usada pela versão de Joaquin Phoenix, incluindo a máscara usada pelo próprio Ledger.

As cores, apesar de estarem invertidas, são parecidas, além do nariz vermelho. E essa máscara de O Cavaleiro das Trevas é inspirada na famosa série de televisão dos anos 60, já que em um episódio dela, o Coringa de Cesar Romero também criou uma máscara bem semelhante.

Além disso, todas as imagens divulgadas dão a entender que esse filme de origem do vilão deve ter uma aproximação um pouco mais realista igual a da trilogia dirigida por Christopher Nolan. Alguns já questionaram essa postura, mas se nos lembrarmos de que o Coringa de Jared Leto não agradou muita gente, voltar a apresentar uma versão do vilão semelhante à de Heath Ledger pode ser uma boa jogada e conquistar o público.

Quadrinhos do Batman

Por fim, também não podemos nos esquecer dos quadrinhos. Normalmente, o Coringa não costuma ser retratado com uma maquiagem azul nos olhos, mas isso já aconteceu anteriormente. Nas histórias “The Laughing Fish” e “Sign of the Joker”, presentes das edições #475 e #476 de Detective Comics, ele apresentava essa maquiagem. Isso sem contar o fato de que esses dois enredos são muito apreciados pelos fãs do Batman e chegaram a ser adaptados para a série animada do herói nos anos 90.

E quem sabe, esse também não pode ser um indício de que essas duas histórias podem servir de inspiração para o filme solo.

Sim, é possível imaginar que o visual do Coringa de Joaquin Phoenix deve evoluir com o andamento do filme, mas sabemos que a primeira impressão também é muito importante. Se todos os fatores citados acima realmente serviram de inspiração para essa versão, bons frutos podem surgir. Agora, é aguardar e ver se algo sobre a maquiagem será oficialmente divulgado ou se as respostas ficarão apenas para o filme.

Fonte: Screen Rant

Ei Nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA