O primeiro trailer de Jogador Nº 1, novo filme do renomado diretor Steven Spielberg, acabou de ser divulgado. E se você é realmente fã da cultura pop e nerd, com certeza já deve ter notado inúmeras referências e easter eggs que estarão presentes no longa.
Baseado no livro do autor Ernest Cline, Jogador Nº 1 se passa em um 2045 pós-apocalíptico, no qual o planetasofre com uma grave crise de energia, por conta do esgotamento de combustíveis fósseis. E para escapar dos problemas de um mundo difícil de se viver, as pessoas se aventuram em um mundo chamado de OASIS, uma realidade virtual na qual qualquer coisa é possível.
O criador da realidade virtual, James Halliday, deixa um Easter Egg dentro do mundo, que contém uma fortuna incalculável. E a vida do protagonista, Wade Watts, muda por completo a partir do momento em que ele resolve a primeira peça do quebra cabeça do prêmio.
Halliday era apenas uma criança na década de 80, então o OASIS possui diversas referências a essa época. Mas Spielberg não se conteve apenas em retratar esse período e foi possível ver menções à cultura das décadas de 90, 2000 e até mesmo coisas que foram lançadas recentemente.
Confira abaixo alguns Easter Eggs e referências encontrados no trailer de Jogador Nº 1:
Anorak
Na marca de 1:29, o trailer mostra o avatar de Wade tentando pegar uma chave virtual , que está em posse de um figura muito alta e que está coberta por uma capa. Esse personagem é uma referência a Anorak, o avatar de James Halliday dentro do OASIS.
Kong
Essa é uma referência que qualquer pessoa conseguiu notar, já que em um momento, é possível ver o King Kong em cima do Empire State, em Nova Iorque. A cena é uma clara homenagem ao terceiro ato do clássico de 1933, quando a fera tenta eliminar os aviões a sua volta. E é possível ver um deles perto do imenso gorila.
Digam o que Quiserem
Outra cena clássica dos anos 80 é uma sequência fiel do filme Diga o que Quiserem, de 1989, dirigido por Cameron Crowe. Em um momento, é possível ver um avatar do OASIS, que foi revelado ser Parzival, o alter ego de Wade na realidade virtual, segurando um som em cima de seus ombros, da mesma forma que Josh Cusack faz na comédia romântica.
Os palhaços do crime
No teaser de Jogador Nº 1, revelado anteriormente, foi possível ver a Arlequina, da DC, no momento em que Wade entrou na simulação, mas ela foi melhor retratada no trailer dessa vez. E agora, ela não está sozinha, já que aparece na companhia de ninguém mais, ninguém menos do que o seu amado Coringa.
Aqui, a pintura de seu rosto e as cicatrizes em seu lábios e face lembram bastante a adorada versão de Heath Ledger vista no filme O Cavaleiro das Trevas. Mas aqui, essa versão do vilão está utilizando um chapéu, o que é uma clara referência ao Coringa desenhado pelo artista Brian Bolland no romance gráfico Batman: A Piada Mortal.
Tracer e Chun-Li
O trailer de Jogador Nº 1 não estaria completo sem fazer referências a games. E a cena que vamos descrever a seguir mostra o esforço de Steven Spielberg e os produtores do filme em agradar públicos de diversas idades.
Rápidamente, em uma sequência que retrata uma batalha, é possível ver diversos personagens correndo um direção a câmera, e no centro, é possível ver Tracer, de Overwatch; e ao seu lado Chun-Li, de Street Fighter.
Gundam
Quem gosta das animações japoneses com certeza notou essa referência. Há outra sequência em que é possível ver um robô Gundam, da famosa série criada pela estúdio Sunrise. Se levarmos em conta que a franquia possui diversos fãs ao redor do mundo e que os mechas se encaixam perfeitamente na premissa de Jogador Nº 1, já podemos esperar um resultado não menos que satisfatório.
Chucky
Os filmes de terror também possuem seu espaço dentro de Jogador Nº 1. No teaser trailer, foi possível ver Freddy Krueger, protagonista da franquia A Hora do Pesadelo. E dessa vez, foi possível outra figura emblemática do gênero.
Sim, Chucky, o Brinquedo Assassino, também faz uma rápida aparição no trailer, na marca de 2:14. Ele aparenta estar atacando algum membro do exército inimigo, mostrando habilidades que jamais exibiu em sua série de filmes.
O Gigante de Ferro
No livro, durante a batalha final, Parzival chega a se transformar no herói Ultramen, dos famosos tokusatsus japoneses. Mas parece que para o filme optou, seja por uma escolha própria ou por questão de direitos, o Gigante de Ferro, da clássica animação de 1999.
Só esperamos que ele não tenha o mesmo fim que teve no filme, algo que arrasou os corações de muitas pessoas durante a infância.
De Volta para o Futuro
Por fim, talvez a referência mais clássica de todo o trailer de Jogador Nº 1. Por ser um filme que faz homenagens à cultura pop dos anos 80, Steve Spielberg não poderia deixar de citar a clássica trilogia De Volta Para o Futuro.
No caso, não vimos Marty McFly ou o Doutor Emmett Brown, mas sim o famoso DeLorean, carro responsável por levar a dupla em suas mirabolantes viagens pelo tempo.
Fonte: CBR
Seja o primeiro a comentar