Em adaptações mais recentes, em várias mídias, as Tartarugas Ninja ganharam características mais únicas para cada membro do grupo, mas nem sempre foi assim. Normalmente, só diferenciamos Leonardo, Raphael, Michelângelo e Donatello pela cor das máscaras e pelas armas usadas por cada um, e esse é um ponto importante na mitologia dos irmãos, segundo uma teoria.
Basicamente, a teoria diz que o Mestre Splinter escolheu as armas das tartarugas em contraste com suas personalidades, para que o treino funcionasse como um equilíbrio, e isso é bem fácil de perceber. Chega a ser tão claro, que pode ser até difícil de chamar apenas de teoria.
Michelângelo e o nunchaku
Michelângelo, a tartaruga da máscara laranja, é o mais caótico dos quatro. Um tanto relaxado e com dificuldade em levar as coisas a sério, prefere ficar em casa jogando videogame e comendo pizza – sua grande paixão.
A arma de Michelângelo é o nunchaku, uma das mais perigosas entre as quatro. Sem um bom treinamento, é muito fácil ferir a si próprio usando o equipamento, que requer muita disciplina e habilidade. O domínio do nunchaku ajuda a equilibrar a personalidade caótica de Michelângelo.
Raphael e as facas sai
Raphael é a tartaruga mais “cabeça quente” dos quatro, com pavio bem curto e uma facilidade de entrar em brigas. Geralmente é o mais impulsivo e não é raro vê-lo discutindo com os outros irmãos e expressando raiva por baixo da máscara vermelha.
Por isso foi dado a ele um par de facas sai. Embora Raphael seja habilidoso em combate com elas, essas armas geralmente nem possuem lâminas, porque servem mais para a defesa, segurando golpes de outras armas e impedindo sua ação. Para um “estouradinho”, dominar uma arma defensiva é um trabalho e tanto de equilíbrio.
Donatello e o bastão
Donatello é o “nerd” do grupo, o especialista em tecnologia e desenvolvedor de gadgets que são usados pelas tartarugas em batalha, onde ele se destaca com a máscara roxa. Tende a pensar demais antes de agir e tem uma personalidade bastante analítica.
E é aí que entra o bastão, a arma mais simples possível, um “pedaço de pau”. Em sua técnica de luta, Donatello não pode contar com tecnologias complexas e coisas do tipo: nesse caso, o simples é o que funciona melhor e ajuda a equilibrar o excesso de análise por parte dele. É só bater!
Leonardo e as espadas
Leonardo é basicamente o oposto de Raphael. O guerreiro da máscara azul geralmente assume o papel de líder do grupo e tem uma personalidade calma e ponderada, costuma tentar evitar conflitos ao máximo, embora nem sempre seja possível.
Suas espadas representam algo bem diferente de sua personalidade: lâminas letais, feitas para atacar, ferir e matar. Definitivamente, nada a ver com quem gosta de resolver tudo na conversa, de forma civilizada.
Faz sentido?
Embora faça sentido, as diversas continuidades e reboots que as Tartarugas Ninja já tiveram dificultam para provar a teoria. Em muitos casos, não é o Mestre Splinter que dá as armas a eles, mas eles mesmos as escolhem ou as encontram por acaso. Mesmo assim, parece haver mais do que parece entre as tartarugas e suas formas de combate.





Seja o primeiro a comentar