Até agora, muitos fãs continuam lamentando a morte de Tony Stark no final de Vingadores: Ultimato, após o bilionário usar o poder das Joias do Infinito para derrotar Thanos e seu exército. No entanto, nos quadrinhos da Marvel, o personagem também já foi dessa para melhor em algumas ocasiões.
Já te adiantamos que na verdade, quase todas essas mortes foram falsas ou, na realidade, se trataram de experiências de quase morte. Mas de qualquer forma, se tornaram muito conhecidas entre os fãs de Tony Stark.
A primeira “morte” de Tony Stark nos quadrinhos ocorreu em 1987, na conhecida história The Armor Wars, mas no fundo, ela foi uma armação.
Nesta história, Tony Stark viu muitos vilões da Marvel roubarem as tecnologias de seus trajes e ele precisou encontrar uma forma de detê-los. Para evitar um escândalo, o bilionário optou por deixar claro que um homem chamado Randall Pierce era quem vestia o traje do Homem de Ferro.
[irp posts=”74644″ name=”Sim, você pode alugar a casa de Tony Stark em Vingadores: Ultimato”]
Depois de resolver tudo, Stark armou a “morte” de Randall, ao fazer um dos trajes explodir.
Em 1989, Tony Stark levou um tiro de uma ex-namorada e sofreu uma lesão na espinha. E após tentar reverter o problema, decidiu colocar ele mesmo em um sono criogênico para convencer seus amigos que havia morrido e até organizou um funeral. Ele passou sua armadura para James Rhoades, o Máquina de Combate.
A primeira (e no fundo, a única) morte pra valer de Tony Stark veio em uma HQ dos Vingadores em 1995. Nesta história, uma versão mais velha do herói começou a matar pessoas sob manipulação de Kang, o Conquistador. Nesta ocasião, ele chegou a tirar a vida do Jaqueta Amarela.
Os Vingadores e a versão adolescente do herói voltaram no tempo para derrotá-lo. No final das contas, Tony Stark teve de se sacrificar para salvar a vida de sua versão mais jovem.
14 anos mais tarde, em 2009, Norman Osborn, o Duende Verde, se tornou chefe da H.A.M.M.E.R., organização que substituiu a S.H.I.E.L.D., e Tony Stark tentou deixar vários arquivos longe do vilão.
Para isso, Tony fez um “upload” desses arquivos em seu cérebro, e mais tarde, os deletou (pois sabia que Osborn iria atrás dele), causando sua morte cerebral. Mas como tudo isso foi devidamente planejado pelo herói, ele conseguiu fazer um “backup” e fez seu cérebro voltar a funcionar após algum tempo.
Por fim, a “morte” mais recente de Tony Stark ocorreu em 2017, durante a Guerra Civil II. Ele ficou em coma após se envolver em uma explosão causada pela Capitã Marvel e assim permaneceu por um tempo. Ele meio que voltou como a Inteligência Artificial de Riri Williams, a Coração de Ferro. Mais tarde, voltou a viver, como sempre.
Seja o primeiro a comentar